Programação
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Car@s Alun@s,
Antes de mais nada, sejam tod@s bem-vind@s!
Este curso tem por objetivo apresentar e discutir temas relacionados ao processo histórico relativo à consolidação do pensamento científico, constitutivo da ciência moderna, seus fundamentos ontológicos, epistemológicos e lógicos. Abordaremos, igualmente, como o campo da Saúde Pública incorpora esse modo científico de pensar, e a contribuição das Ciências Formais, Naturais, assim como das Ciências Sociais e Humanas a este campo.
Aqui no moodle vocês encontram o programa da disciplina, os textos referentes a cada aula, bem como as atividades propostas para o semestre. Este ambiente virtual será utilizado como importante apoio pedagógico ao permitir, dentre algumas de suas funcionalidades, a interação entre professores, estagiários e alunos, e o fomento e/ou continuação de debates iniciados em classe.
Esperamos que esta experiência seja proveitosa e participativa a tod@s nós.
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Parte 1:
- Apresentações (alunos,
professores; ementa)
- Expectativas com a
disciplina
- Definição dos grupos de
trabalho
- Diários de bordo e a avaliação
processual
- Portfólio eletrônico
- Pactuações
Leitura sugerida:
VANNUCCHI, A. Filosofia e Ciências Humanas. Ed. Loyola: 1977. (cap. 2: Planos do saber humano - p.23-42)
Texto de apoio:
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2011. (Introdução: Para que filosofia?) - Apresentações (alunos,
professores; ementa)
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Parte 1: Fundadores da Ciência Moderna: apresentação das biografias selecionadas
Documentário: Galileu luta pelo céu
Leitura obrigatória:
KOYRÉ, A. Estudos de História do Pensamento Científico. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária, 1991. (cap. Galileu e a Rev. Científica do século XVII – p. 181-196). -
ENTREGA do resumo sobre tema da aula “2”, articulando com pesquisa sobre respectivo autor selecionado
Leitura obrigatória:
FOUREZ, GA. A construção das Ciências - Introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora UNESP, 1995. (cap. 6: Perspectivas sócio-históricas sobre a ciência moderna – p. 155-177)
Texto de apoio:
CASTANÕN, G. Introdução à Epistemologia. EPU, 2007. (cap. 1: Epistemologia e Filosofia - p.13-24) -
A Ciência Moderna: paradigma dominante em crise?
- O paradigma dominante
- Crise do paradigma dominante
- O paradigma emergente
Leitura obrigatória:
SANTOS, B.S. Um Discurso Sobre as Ciências. São Paulo: Cortez, 2010. 7 ed.
- O paradigma dominante
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Parte 1: Debate filme e ENTREGA resenha
Parte 2: Sobre a “realidade científica”
Parte 3: Balanço inicial portfólios individuais
Leitura obrigatória:
DUARTE Jr., JF. O que é realidade? (“Cai na Real”; “No princípio era a palavra”; “A realidade científica”)
Texto de apoio:
VÍCTORA CG. KNAUTH DR. HASSEN MNA. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre; Tomo Editorial, 2000. (cap. 2: Filosofia da Ciência como apoio à compreensão da finalidade da pesquisa científica – p. 25-32). -
6ª Aula - 22/10 - Realidades e verdades científicas: proximidades e tensões entre Ciências Naturais, Ciências Sociais e Humanas e Ciências Formais
Realidades e verdades científicas: proximidades e tensões entre Ciências Naturais, Ciências Sociais e Humanas e Ciências Formais
Leituras:
1) FUTUYMA, Douglas J. Evolução e Variação Humana (capítulo 26) IN. A Origem e o Impacto da Biologia Evolutiva. 2. ed. FUNPEC-Editora, 2009, pp. ;
2) FREUND, Julien. A Metodologia (capítulo 2) IN. Sociologia de Max Weber. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003, pp. 32-66.
Debate com CONVIDADOS (biólogo; físico; matemático; cientista social)
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Parte 1: Reflexões epistemológicas. O método científico e a observação
Leitura obrigatória:
FOUREZ, GA. A construção das Ciências - Introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo. Editora UNESP, 1995. (cap. 2: Reflexões epistemológicas o método científico: a observação – p. 37-61).
Texto seminário 1:
TESSER, C.D. A verdade na biomedicina, reações adversas e efeitos colaterais... Physis, 17(3), 465-484, 2007.
Texto de apoio:
CHALMERS, AF. O que é ciência afinal? trad. Raul Filker. Editora Brasiliense, 1993. (cap .1, 2, 3: O Indutivismo – p. 23-63) -
Parte 1: O método científico: adoção e rejeição de modelos
Leitura obrigatória:
FOUREZ, GA. A construção das Ciências - Introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo. Editora UNESP, 1995. (cap. 3: O método científico: adoção e rejeição de modelos - p. 63-89).
Texto seminário 2:
CAPONI, S. Da herança à localização cerebral: sobre o determinismo biológico de condutas indesejadas, Physis, 17(2), 343-352, 2007.
Texto de apoio:
CHALMERS, AF. O que é ciência afinal? trad. Raul Filker. Editora Brasiliense, 1993. (cap. 4, 5, 6: O falsificacionismo – p. 64-108) -
Parte 1: O método científico: a ciência como disciplina intelectual
Leitura obrigatória:
FOUREZ, GA. A construção das Ciências - Introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo. Editora UNESP, 1995. (cap. 5: O método científico: A ciência como disciplina intelectual - p. 103-143).
Textos seminários 3 e 4:
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: ed. Perspectiva, 1998. (pág.19-42)
OLIVA, A. Kuhn: o normal e o revolucionário na reprodução da racionalidade científica. In: PORTOCARRETO, V. (org.). Filosofia, história e sociologia das ciências I: abordagens contemporâneas. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1994.
Texto de apoio:
CHALMERS, AF. O que é ciência afinal? trad. Raul Filker. Editora Brasiliense, 1993. (cap. 8: Teorias como estruturas: os paradigmas de Kuhn – p.123-150). -
Parte 1: A produção social dos conceitos na história
Leitura obrigatória:
FOUREZ, GA. A construção das Ciências - Introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo. Editora UNESP, 1995. (cap. 10: Idealismo e história humana - p. 227-250).
Textos seminários 5 e 6:
LATOUR, B. A esperança de Pandora. Trad. Gilson César Cardoso de Sousa. Bauru: EDUSC, 2001. (cap. 5: A Historicidade das coisas: Por onde andavam os micróbios antes de Pasteur? – p. 169-200).
LOWY, I. Ludwik Fleck e a presente história das ciências, História, ciências e saúde - Manguinhos, vol 1 (1): 7-18, jul-out, 1994. LOWY, I. In: PORTOCARRETO, V. (org.). Filosofia, história e sociologia das ciências I: abordagens contemporâneas. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1994. -
Parte 1: Por uma abordagem ampliada dos fenômenos complexos – Seminários GT
Parte 2: Feedback sobre os portfólios
Parte 3: DIÁRIOS DE BORDO e AVALIAÇÃO DA DISCIPLINATextos seminários 7 e 8:
FASSIN, D. Os sentidos da saúde. Antropologia das políticas de vida. (Original: Le sens de la santé. Anthropologie des politiques de la vie. Anthropologie médicale. Ancrages locaux, défis globaux. Québec: Les Presses de l’Université Laval; Paris: Anthropos, 2005, 467 pp. Collection Sociétés, cultures et santé.)
COELHO, M.T.D.; ALMEIDA FILHO, N. Normal-patológico, saúde-doença; revisitando Canguilhem, Physis, 9(1), 13-36, 1999.
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MATERIAIS UTILIZADOS EM OFERECIMENTOS ANTERIORES DA DISCIPLINA. NÃO OBRIGATÓRIOS EM 2016.