Programação

  • Apresentação, introdução, Formação de grupos

    Aula dia 05/08- Profs Alberto e Jefferson

  • Adolescência e puberdade: História, conceitos, características

    Aula dia 12/08 - Prof. Alberto

    Perguntas:

    1. Como se definem respectivamente as noções de adolescência e puberdade e em que campo epistemológico elas se situam respectivamente?

    2. De acordo com o texto de Guiddens (disponível é possível falar de uma adolescência genérica, carreando ou se caracterizando exclusivamente por elementos comuns e gerais? Explique.

    3. Qual a natureza dos principais problemas de saúde dos adolescentes? A que tipo de problemáticas eles se referem? Dê dois exemplos e os comente.

    4. Por que seria mais adequado nos referirmos à ideia de ciclos de vidado que à de desenvolvimento?


  • Principais problemas de saúde na adolescência e puberdade

    Aula dia 19/08- Prof. Jefferson


    3 perguntas:

    1. Como entender a gravidez e o aborto na adolescência?

    2.Descreva pelo menos um componente que possa interferir na saúde do adolescente

    3. Explique as inter-relações entre questões da nutrição e saúde do adolescente.


  • Saúde da mulher no climatério. Aborto no Brasil

  • Violência e ciclos de vida: Violências doméstica e sexual

    Aula dia 16/09- Prof Jefferson

  • Saúde Mental no Ciclo de Vida

    Aula dia 23/09 - Prof. Alberto

    O Slide sobre saúde mental no ciclo de vida ficará fora dessa prova porque não foi incluída a aula no Moodle.

    1 - Como se conceitua a sexualidade do ponto de vista psicanalítico? Em que ela se distingue da ideia de genitalidade?


  • A saúde do adulto- Carga Global de doenças

    Aula dia 30/09 -  Prof Ivan


    1.       Quais as vantagens dos indicadores de Carga Global de Doenças em relação aos indicadores tradicionais de morbimortalidade?

    2.       Descreva de modo sucinto no que consiste o DALY, o YLL, e o YDL.

    3.       Com base nos indicadores de Carga Global de Doenças, como está a posição do Brasil frente ao mundo e a outros países de renda per capita similar?


  • Avaliação

    Dia 07/10 

    Início às 14h30. 

    Duração de  2 horas.

  • Identidade de gênero

    Aula dia 14/10- Prof Jefferson

  • Sexualidade e cursos de vida

    Aula dia 21/10 - Prof Christiane

  • Saúde no envelhecimento I

    Aula dia 04/11- Prof. Helena

  • Saúde no envelhecimento II

  • Apresentação Seminários

    Dia 18/11

    GRUPO 1: ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE

    GRUPO 2: VIOLÊNCIA (7 INTEGRANTES)

    GRUPO 3: ABORTO


  • Apresentação Seminários

    Dia 15/11 

    GRUPO 4: ENVELHECIMENTO

    GRUPO 5: CARGA GLOBAL DE DOENÇAS

    GRUPO 6: SAÚDE MENTAL

  • Apresentação Seminários

    Dia 02/12

    GRUPO 7: SEXUALIDADE

    GRUPO 8: CLIMATÉRIO