Prática de Saúde Pública
Espera-se que ao final da disciplina o estudante: 1) Desenvolva capacidade de crítica sobre a historicidade do reconhecimento do direito à saúde. (conhecimentos/habilidades) 2) Identifique e aplique aspectos relacionados aos princípios e diretrizes do direito à saúde no Brasil. (conhecimentos/habilidades) 3) Utilize os conceitos científicos e técnicas do direito sanitário de modo adequado aos valores que devem orientar sua prática em relação à defesa da vida e dos direitos das pessoas (conhecimento/habilidades) 4) Desenvolva capacidades para trabalhar o direito sanitário em sua prática profissional (habilidades/atitudes) 5) Identifique a articulação da prática no campo da saúde pública com a efetivação do direito à saúde no Brasil (habilidades) 6) Utilize os conhecimentos sobre o direito sanitário no exercício profissional, articulando os conhecimentos adquiridos com diferentes níveis de atenção à saúde (habilidades); 7) Identifique a estrutura jurídica do sistema de saúde brasileiro de modo a poder avaliar criticamente sua inserção profissional nesse sistema (conhecimento/habilidades) 8) Identifique e aplique na prática profissional os princípios e diretrizes constitucionais do SUS (conhecimentos/atitudes) 9) Identifique e interprete as diferentes políticas públicas voltadas à efetivação do direito à saúde no Brasil. (conhecimentos/habilidades). 10) Identifique e interprete os desafios para a efetivação do direito à saúde e desenvolva habilidades de defesa do direito à saúde (habilidades e atitudes)
Identificar objeto e objetivos da Saúde Pública enquanto área de conhecimento e campo de intervenção. Reconhecer aspectos básicos da relação entre saúde e sociedade, padrões populacionais da distribuição das doenças e agravos e características da resposta de cada sociedade frente aos problemas. Relacionar com as profissões de Educação Física e Esportes com foco no Planejamento, execução e avaliação de programas.
Discutir o envelhecimento populacional brasileiro e seus reflexos sobre as políticas públicas voltadas às pessoas idosas; Oferecer subsídios para a gestão do cuidado gerontológico em saúde pública; Conhecer e analisar as políticas públicas voltadas às pessoas idosas.
Identificar e compreender as características da atenção à saúde no contexto da Saúde Pública brasileira. Reconhecer aspectos básicos da relação entre saúde e sociedade. Distinguir os padrões populacionais de distribuição das doenças e agravos e características da resposta de cada sociedade frente aos problemas. Diferenciar atenção e assistência à saúde. Conhecer o Sistema de Saúde brasileiro, a rede de atenção e a atenção básica. Reconhecer o papel do Nutricionista nas ações de alimentação e nutrição e na equipe multiprofissional no âmbito da atenção básica.
Construir a base conceitual e ferramentas para a construção e gestão de redes de atenção à saúde orientadas à integralidade.