Programação

    • Exemplo de planejamento de um módulo do curso, no plano de detalhamento de atividades e recursos. O módulo escolhido é um módulo introdutório, que pode ser agregado aos cursos que os grupos estão desenvolvendo. Observem a existência - neste exemplo- do pré-teste ou avaliação diagnóstica, que irá fornecer informações importantes sobre o conhecimento dos alunos sobre os temas do curso.

    • Texto curto com conceitos básicos do DI, mas que servem para todos os que desejam planejar cursos online.

      Inclui outras referencias sobre o tema e seus respectivos links de acesso.

    • Querid@s alun@s

      Um projeto de curso inovador precisa considerar o futuro; as tendências tecnológicas; as teorias e estratégias educacionais mais adequadas; novos ambientes virtuais; novos tipos de procedimentos didáticos e, sobretudo, os novos alunos que estão chegando às universidades.  

      Os jovens alunos que chegarão ao ensino superior nos próximos anos já nasceram no século 21. Eles esperam mais do que aulas repetitivas, baseadas no conhecimento e na performance do professor. Eles querem mais.  Eles querem ser protagonistas, eles querem trocar muitas ideias com seus pares e aprender colocando a "mão na massa"! É assim que fazem com e nos seus dispositivos digitais: conversam, trocam ideias, fazem buscas e partem para a ação. 

      Estou encaminhando em anexo a versão digital de uma das mais renomadas pesquisas internacionais. É a versão 2016, recem saída, em inglês,  sobre quais serão as tendências que darão certo no ensino superior e as tecnologias emergentes que estarão em uso na educação no mundo inteiro. Os que ainda não conseguirem ler no original, façam tradução via google. Mas leiam!  E pensem !  E questionem!

      Depois, olhem novamente seus projetos e façam upgrade neles. Pensem que os alunos dos seus cursos serão pessoas muito exigentes em relação ao que desejam aprender e como fazer isto usando as mais inovadoras tecnologias e estratégias de aprendizagem! 

      NMC Horizon Report > 2016 Higher Education Edition

      http://cdn.nmc.org/media/2016-nmc-horizon-report-he-EN.pdf