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A disciplina de semiologia neurológica foi desenvolvida para capacitar os estudantes a reconhecer, durante a anamnese, os sintomas sugestivos de doenças neurológicas; desenvolver as habilidades necessárias para a coleta e o registro sistemático dessas informações em prontuário; aprender e aprimorar a execução das manobras semiológicas essenciais para a realização adequada do exame neurológico; e desenvolver o raciocínio clínico voltado à interpretação dos dados obtidos, com ênfase na caracterização topográfica dos achados. Esses conhecimentos permitirão ao aluno estabelecer correlações entre os achados clínicos e as estruturas neurológicas envolvidas em diferentes cenários clínicos, o que é fundamental para uma avaliação diagnóstica eficaz em neurologia, bem como para a solicitação adequada de exames complementares.
Ao término do curso, espera-se que os alunos sejam capazes de: (a) Realizar uma anamnese neurológica completa e detalhada; (b) Utilizar vocabulário técnico para descrição de achados clínicos relacionados às disfunções do sistema nervoso; (c) Executar o exame neurológico de forma sistemática, incluindo: avaliação do estado mental, dos nervos cranianos, da sensibilidade superficial e profunda, da força muscular, da coordenação motora, dos reflexos superficiais e profundos, e dos sinais meníngeos, sendo capazes de distinguir achados normais e alterados; (d) Registrar, de maneira clara, concisa e completa, os dados obtidos na anamnese e no exame neurológico; (e) Identificar o sítio topográfico provavelmente envolvido, com base na correlação dos achados; (f) Ser capaz de reconhecer as principais síndromes clínicas neurológicas baseadas no diagnóstico topográfico.
A disciplina de Neurologia foi estruturada com base em uma abordagem didático-pedagógica que integra teoria e prática, aliando o ensino sistematizado da propedêutica neurológica à construção ativa do raciocínio clínico. O objetivo central será promover o engajamento dos estudantes por meio de estratégias que favoreçam a aprendizagem significativa e aplicada, estimulando a autonomia e o pensamento crítico. O conteúdo programático contempla o ensino detalhado das manobras semiológicas neurológicas, com ênfase na correta execução técnica, na sistematização do exame e na interpretação clínica dos achados. O treinamento prático é direcionado à identificação e correlação dos sinais clínicos com as estruturas neurológicas envolvidas, visando à definição do diagnóstico topográfico e à caracterização sindrômica das principais condições neurológicas. As atividades serão conduzidas com supervisão direta dos docentes da disciplina, tanto nas aulas práticas quanto teóricas, garantindo suporte contínuo ao aprendizado. Serão utilizados recursos pedagógicos diversos, incluindo: (1) Aulas expositivas ilustradas com imagens e vídeos demonstrativos das manobras neurológicas; e (2) Discussão de casos clínicos para contextualização dos conhecimentos e aplicação do raciocínio clínico;
A proposta pedagógica da disciplina busca não apenas mitigar a neurofobia, mas também despertar o interesse e a compreensão da neurologia como uma área central da medicina, essencial para a formação de um médico generalista capacitado a reconhecer, avaliar e manejar adequadamente pacientes com doenças ou manifestações neurológicas.
- Docente: Alan Luiz Eckeli
- Docente: Americo Ceiki Sakamoto
- Docente: Ana Paula Andrade Hamad
- Docente: Claudia Ferreira da Rosa Sobreira
- Docente: Fabíola Dach
- Docente: Guillermo Andrey Ariza Traslaviña
- Docente: João Pereira Leite
- Docente: Millene Rodrigues Camilo
- Docente: Octávio Marques Pontes Neto
- Docente: Pedro José Tomaselli
- Docente: Regina Maria França Fernandes
- Docente: Vitor Tumas
- Docente: Wilson Marques Junior