Medicina Social
Objetivo geral da disciplinaPromover uma primeira aproximação do aluno à Educação Interprofissional (EIP), como uma abordagem inovadora para o desenvolvimento da práticadocente e formulação de iniciativas educativas sustentadas nos aspectos teóricos, metodológicos e conceituais no âmbito pedagógico paraimplementação desta estratégia educacional.Objetivos específicos• Discutir o papel do currículo na educação universitária e propostas para a educação interprofissional;• Compreender o processo histórico de emergência do debate da educação interprofissional em saúde frente aos desafios atuais da formação dosprofissionais de saúde;• Discutir aspectos políticos educacionais que subsidiem o docente a optar por metodologias de ensino-aprendizagem e estratégias didáticas queenvolvam três sujeitos no processo de educação da saúde: docente, estudante e o paciente;• Analisar as bases teórico-conceituais e metodológicas da educação interprofissional para o desenvolvimento de competências colaborativas para oefetivo trabalho em equipe;• Discutir diferentes modelos de avaliação da aprendizagem, do processo e de resultados nas iniciativas de educação interprofissional em saúde.
O conceito de qualidade e de gestão da qualidade se desenvolveu ao longo do século XX, tornando-se um modelo de referência para a tomada de decisão para os gestores dos mais variados setores. Assim, o objetivo desta disciplina é promover o resgate histórico de tais conceitos, discutindo suas aplicações especificamente na área da saúde. Pretende-se que ao final da disciplina, os alunos tenham desenvolvido uma visão crítica desses modelos de gestão da qualidade, bem como das vantagens e limitações dos mesmos na área de saúde.
Apresentar processos de comunicação no contexto científico, no contexto da gestão em saúde e com o grande público, com ênfase nas estruturas textuais, linguagens, estruturas visuais e planejamento.
Capacitar os(as) pós-graduandos(as) a reconhecer os principais métodos de avaliação da dieta empregados em estudos epidemiológicos; contextualizar e discutir as limitações dos métodos de estimativa da dieta; aplicar e direcionar o conteúdo da disciplina ao projeto de pesquisa e/ou interesse pela temática; permitir uma avaliação crítica sobre a análise do consumo alimentar e estimativa da dieta