Fisiologia
O curso será administrado por especialistas, das áreas de Fisiologia e de outras áreas correlatas, na forma de Seminários e Conferências que abordarão tópicos avançados de Fisiologia e de outras especialidades que, mesmo não sendo da área de Fisiologia, consideramos serem úteis para a formação de cientistas, incluindo aqui os Fisiologistas. Serão convidados pesquisadores do país e eventualmente do exterior, que discorrerão sobre suas linhas de pesquisa dando ao aluno oportunidade de aperfeiçoar sua formação teórica e tomar conhecimento de novos conceitos e metodologias.
- Docente: Luiz Carlos Carvalho Navegantes
- Docente: Ricardo Mauricio Xavier Leão
Abordar os conceitos básicos sobre recepção, análise e integração de informações sensoriais e de planejamento, organização e controle de respostas motoras no organismo.
- Docente: Eliane Comoli
- Docente: Guilherme de Araujo Lucas
- Docente: Norberto Garcia Cairasco
Abordar de forma integrada os conceitos fundamentais relacionados à organização e ao controle das funções dos sistemas nervoso autônomo, digestório, cardiovascular, endócrino e metabólico.
- Docente Avançado: Benedito Honório Machado
- Docente Avançado: Helio Cesar Salgado
- Docente Avançado: Isis do Carmo Kettelhut
- Docente Avançado: João Paulo Gabriel Camporez
- Docente Avançado: Jose Antunes Rodrigues
- Docente Avançado: Lucila Leico Kagohara Elias
- Docente Avançado: Luiz Carlos Carvalho Navegantes
- Docente Avançado: Rafael Simone Saia
O curso será ministrado por especialistas das seguintes áreas: Fisiologia do Sistema Respiratório e Fisiologia Renal, na forma de Seminários e conferências que abordarão tópicos básicos de Fisiologia de forma integrada. O objetivo central é prover o estudante com conhecimentos básicos de forma integrada para que esse possa entender melhor a literatura relacionada com a manutenção da homeostase dos fluidos biológicos, os mecanismos envolvidos no Controle da Ventilação e da Função Renal.
- Docente: Mateus Ramos Amorim
- Docente: Rildo Aparecido Volpini
Entender mecanismos básicos da fisiologia celular e seus conceitos biofísicos.
- Docente: Ricardo Mauricio Xavier Leão