Programação
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A disciplina abordará os principais conceitos relacionados a reumatologia, com a visão voltada para a abordagem da fisioterapia nessa área específica do conhecimento.
O foco das aulas teóricas inclui a avaliação fisioterapêutica e as condutas fisioterapêuticas para cada doença reumática abordada. O conhecimento sobre a fisiopatologia das doenças mais prevalentes na área da reumatologia, o quadro clínico e fatores complicadores decorrentes das doenças reumáticas serão abordados na Disciplina Clínica de Reumatologia, sendo essas informações necessárias para as discussões sobre a abordagem da fisioterapia.
As aulas práticas terão o enfoque na avaliação fisioterapêutica do paciente acometido por doença reumatológica.
Durante as aulas, os alunos serão estimulados a desenvolver e aprimorar o raciocínio crítico, utilizando conhecimentos adquiridos em outras disciplinas anteriormente cursadas, estabelecendo a relação entre teoria e prática, o que ajudará na discussão e elaboração de condutas fisioterapêuticas mais adequadas para serem realizadas em pacientes acometidos por doenças reumáticas.
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Prezados alunos,
A divisão para as aulas de observação no CER, nas semanas de 08/04 e 15/04 já estão disponíveis para consulta. Seguimos a disponibilidade de vocês.
Cada aluno precisará fazer 2 aulas de observação.
Caso não tenha sido possível observar por ausência do paciente, temos o dia 25 de abril no período da tarde para reposição. -
A disciplina de Fisioterapia em Reumatologia envolverá aulas assíncronas, utilizando a plataforma e-Disciplinas e aulas presenciais.
Nas aulas assíncronas, a presença também será registrada, uma vez que são aulas obrigatórias.
A participação nas aulas, nas atividades programadas e nos fóruns de pergunta são importantes para que o processo de ensino-aprendizagem possa atingir os objetivos pretendidos com a disciplina. -
Prezados alunos e alunas,
Fiquem atentos ao Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) da disciplina para não perderem as aulas online assíncronas e as aulas presenciais.
No momento oportuno, faremos a divisão de vocês para as aulas práticas de observação, que ocorrerão no CER.
AtenciosamenteDaniela
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Prezados estudantes,
A nossa primeira aula da disciplina será no formato presencial, no dia 8 de março (sexta-feira), das 16h15 às 18h15.
Espero vocês!
Profa. Daniela
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Canal do Youtube "Fisioterapia, equilíbrio postural e funcionalidade"
https://www.youtube.com/playlist?list=PLqs0Z5R9R_pcgvi88CkNfPBAtqj-gq3jl
Links do YouTube sobre vídeos explicativos sobre testes clínicos
Testes funcionais e força muscular:
- TUG - https://youtu.be/eAy6ZXzrxMA
- TLS5x - https://youtu.be/HMZ4qcgn-jI
- Teste de preensão palmar - https://youtu.be/8ffmKQon3xk
- Teste de 1RM - https://youtu.be/3o3KM0oGhB8
- Teste de força muscular de flexores plantares - https://youtu.be/YkLohMPPZdA
- Teste de subir degrau - https://youtu.be/bx7BkuO98V0
- Teste do degrau anterior com altura máxima de 50 cm - https://youtu.be/RO-P1-kHmsc
- Teste do degrau lateral com altura máxima de 40 cm - https://youtu.be/0ss3Sp1IM-A
- Teste de passos rápidos - https://youtu.be/BnLTB7_au5o
- Teste da marcha tandem - https://youtu.be/KgaUKEs15zI
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O conteúdo sobre Avaliação Fisioterapêutica em pacientes com doenças reumatológicas está dividido em 2 aulas assíncronas (dias 15 de março e 03 de abril).
Para que vocês tenham presença nas aulas, é necessário visualizar todo o conteúdo de cada aula.
Para obter nota de participação, vocês precisam responder a todas as atividades inseridas em cada aula.
Na aula presencial do dia 20 de março, discutiremos a ficha de avaliação.
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Leia atentamente os slides da aula antes de responder às questões. Qualquer dúvida de conteúdo pode ser enviada por email, ou sanadas na próxima aula presencial.
No presente tópico do Moodle podem ser encontrados vídeos explicativos sobre alguns testes para ajudá-los nos estudos!
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Cruzadinha 1 - Dor Arquivo
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Cruzadinha 2 - Inflamação Arquivo
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Cruzadinha 3 - Testes encurtamentos musculares Arquivo
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Avaliação Fisioterapêutica - Questionário
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No arquivo da aula há links de onde os vídeos originais foram retirados.
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No arquivo da aula há um link de onde o vídeo original foi retirado.
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Leia atentamente a aula antes de responder às questões. Qualquer dúvida de conteúdo serão sanadas na aula presencial. Ainda, no presente tópico do Moodle há vídeos explicativos sobre alguns testes para ajudá-los nos estudos!
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Assista atentamente aos vídeos incluídos no "Teste de 1RM - Vídeo para Questões" e tente identificar qual vídeo corresponde à execução correta do teste de 1RM e qual é o valor da 1RM atingida.
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Esse vídeo faz parte da aula teórica Avaliação Fisioterapêutica - Parte 2. Portanto, deve ser visualizado até dia 20 de março, às 17h, para contar como presença em aula.
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Assista atentamente aos vídeos incluídos no "TLS5x - Vídeo para Questões" e tente identificar o que há de errado na execução de cada tentativa (em cada vídeo) e qual vídeo corresponde à execução correta do TLS5x.
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Esse vídeo faz parte da aula teórica Avaliação Fisioterapêutica - Parte 2. Portanto, deve ser visualizado até dia 20 de março, às 17h, para contar como presença em aula.
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Assista atentamente aos vídeos incluídos no "TUG - Vídeo para Questões" e tente identificar o que há de errado na execução de cada tentativa (em cada vídeo) e qual vídeo corresponde à execução correta do TUG.
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Esse vídeo faz parte da aula teórica Avaliação Fisioterapêutica - Parte 2. Portanto, deve ser visualizado até dia 20 de março, às 17h, para contar como presença em aula.
Testes do degrau anterior e lateral com alturas superiores podem ser visualizados no Canal do Youtube:
- Teste do degrau anterior com altura máxima de 50 cm - https://youtu.be/RO-P1-kHmsc
- Teste do degrau lateral com altura máxima de 40 cm - https://youtu.be/0ss3Sp1IM-A -
Esse vídeo apresenta testes importantes para pacientes com doenças reumáticas que afetam a coluna vertebral, como a espondilite anquilosante.
Esse vídeo faz parte da aula teórica Avaliação Fisioterapêutica - Parte 2. Portanto, deve ser visualizado até dia 20 de março, às 17h, para contar como presença em aula.
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Teste para identificar Tenossinovite de Quervain.
Esse vídeo faz parte da aula teórica Avaliação Fisioterapêutica - Parte 2. Portanto, deve ser visualizado até dia 20 de março, às 17h, para contar como presença em aula.
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Esse vídeo faz parte da aula teórica Avaliação Fisioterapêutica - Parte 2. Portanto, deve ser visualizado até dia 20 de março, às 17h, para contar como presença em aula.
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Esse vídeo faz parte da aula teórica Avaliação Fisioterapêutica - Parte 2. Portanto, deve ser visualizado até dia 20 de março, às 17h, para contar como presença em aula.
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Questionário sobre Testes Clínicos - 1RM, TLS5x e TUG.
Para responder ao questionário, você deve primeiramente assistir atentamente aos vídeos do arquivo "Teste de 1RM - Vídeo para Questões" , "TLS5x - Vídeo para Questões" e "TUG - Vídeo para Questões".
Observem o que há de errado na execução de cada teste realizado nos diferentes vídeos para conseguirem responder as questões.
Atenção: Atividade obrigatória!! -
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Para responder ao questionário, você deve primeiramente assistir atentamente aos vídeos do arquivo "Teste de 1RM - Vídeo para Questões" , "TLS5x - Vídeo para Questões" e "TUG - Vídeo para Questões".
Observem o que há de errado na execução de cada teste realizado nos diferentes vídeos para conseguirem responder as questões.
Atenção: Atividade obrigatória!! -
Esse mapa mental tem o objetivo de ajudá-los na visualização de itens incluídos na Avaliação Fisioterapêutica de pacientes com doenças reumatológicas.
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Esse mapa mental tem o objetivo de ajudá-los na visualização de itens incluídos na Avaliação Fisioterapêutica de pacientes com doenças reumatológicas.
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Para que vocês tenham presença nas aulas, é necessário visualizar todo o conteúdo de cada aula.
Aula presencial para discutir o tema no dia: 08/04 (14h - 16h)-
Vídeo explicativo sobre técnicas fisioterapêuticas para analgesia.
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Modalidades fisioterapêuticas para analgesia - Questões Questionário
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Vídeo explicativo sobre técnicas fisioterapêuticas para flexibilidade
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Vídeo explicativo sobre técnicas fisioterapêuticas para função muscular, capacidade funcional e condicionamento aeróbico.
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Modalidades fisioterapêuticas para flexibilidade e função muscular - Questões Questionário
Para responder às questões, assista com atenção ao segundo vídeo "Modalidades fisioterapêuticas 2 - FLEXIBILIDADE" e à parte de função muscular do terceiro vídeo "Modalidades fisioterapêuticas 3 - FUNÇÃO MUSCULAR, CAPACIDADE FUNCIONAL e CONDICIONAMENTO AERÓBICO"
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Para responder às questões, assista com atenção ao segundo vídeo "Modalidades fisioterapêuticas 2 - FLEXIBILIDADE" e à parte de função muscular do terceiro vídeo "Modalidades fisioterapêuticas 3 - FUNÇÃO MUSCULAR, CAPACIDADE FUNCIONAL e CONDICIONAMENTO AERÓBICO"
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Modalidades fisioterapêuticas para capacidade funcional - Questões Questionário
Para responder às questões, assista com atenção ao terceiro vídeo "Modalidades fisioterapêuticas 3 - FUNÇÃO MUSCULAR, CAPACIDADE FUNCIONAL e CONDICIONAMENTO AERÓBICO"
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Para responder às questões, assista com atenção ao terceiro vídeo "Modalidades fisioterapêuticas 3 - FUNÇÃO MUSCULAR, CAPACIDADE FUNCIONAL e CONDICIONAMENTO AERÓBICO"
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A abordagem de um paciente com fibromialgia deve ser multidisciplinar, com foco na importância da reabilitação ativa, ou seja, educar o paciente quanto à importância de ser ativo em seu tratamento, modificando certos hábitos de vida e implementando atividade física (de preferência exercícios aeróbios) em seu dia-a-dia.
Aula presencial: dia 12 de abril, das 16h15 às 18h15.
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A educação do paciente reumático quanto sua doença e a participação ativa em seu tratamento é fundamental para obtenção de bons resultados. Parte dessa educação se refere à proteção articular que tem como objetivo diminuir o estresse e, consequentemente, o dano articular, melhorando a funcionalidade e a qualidade de vida do paciente. Porém, os princípios de proteção articular são bem mais amplos do que simplesmente adotar postura correta no dia-a-dia. O artigo “AR e AO 2012 – Tratamento conservador da mão” traz um diagrama com os princípios gerais de proteção articular, para entendermos melhor a dimensão desse termo tão utilizado no tratamento de doenças reumáticas.
Há ainda em anexo, um artigo que cita as possíveis “bandeiras vermelhas” (red flags) na abordagem de um paciente com AR. Isso porque é importante que os fisioterapeutas saibam identificar condições secundárias e/ou complicações que possam colocar em risco o paciente, para poder traçar um tratamento seguro e eficaz.
Aula presencial dia 23 de abril, das 16:15h às 18:15h.
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Há uma grande quantidade de estudos que avaliam os efeitos de diferentes modalidades fisioterapêuticas no tratamento da osteoartrite.
Os benefícios do exercício físico para pacientes com OA são bem estabelecidos, com alto nível de evidência científica. Porém, devido à grande variedade de protocolos de exercícios utilizados nos diferentes estudos, ainda hoje não é possível afirmar, com certeza, qual o tipo de exercício (aeróbio, resistido, aquático) ou a dosagem (frequência, duração, séries/repetições) ideal.
Da mesma forma, devido à grande variedade de protocolos utilizados, há controvérsias quanto aos benefícios / indicação de diferentes recursos terapêuticos (como estimulação elétrica, ultrassom terapêutico, laser de baixa frequência) em pacientes com OA.
Venha e participe dessa aula!! Dia 24 abril, das 19 às 21h.
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Como textos de apoio, há 2 artigos que não apenas fazem uma revisão da literatura em relação aos benefícios da fisioterapia em pacientes com EA, mas também fornecem recomendações para a prática baseada em evidências.
Além disso, também há um artigo “Orientações para o paciente com EA – 2013” que traz orientações importantes para serem dadas para os pacientes em estágios iniciais e avançados da doença, o que pode diminuir a ansiedade, aumentar a motivação e mostrar ao paciente que ele deve ser ativo em seu tratamento.
Aula presencial: 30 de abril das 14h às 16h.
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Aula presencial: 07 de maio (terça-feira) das 14h às 16h.
Professor José Carlos Farias Alves Filho
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As condutas fisioterapêuticas na artrite psoriásica dependerão da forma de apresentação da doença.
Quando o acometimento for periférico, o tratamento seguirá os princípios da reabilitação de um paciente com artrite reumatoide. Já em caso de acometimento axial, as condutas se assemelharão com aquelas adotadas para pacientes com espondilite anquilosante. Lembrando, porém, de sempre respeitar a individualidade de cada paciente.
Aula presencial 10 de maio, das 14h às 16h.
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Devido à característica auto-resolutiva da doença e aos avanços médicos no tratamento da gota úrica, tais pacientes chegam cada vez menos para os serviços de fisioterapia. Daí a dificuldade em realizar estudos de alta qualidade que investiguem o papel da fisioterapia no tratamento da gota úrica.
Aula presencial 14 de maio, das 16h15 às 18h15. -
Devido à diversidade das manifestações clínicas, são escassos na literatura estudos que avaliam os efeitos da fisioterapia em pacientes com LES. Anexamos no STOA, 2 textos de apoio que demonstram os benefícios do exercício físico para esses pacientes. Porém, não foram encontradas revisões em relação ao uso de recursos terapêuticos (termoterapia, eletroterapia, terapia manual, etc) em pacientes com LES.
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Estudem a síntese sobre colagenoses antes de responderem ao questionário.
Responder o questionário é tarefa obrigatória.
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Colagenoses - Questões Questionário
As questões sobre esclerose sistêmica e lúpus devem ser respondidas até o dia 25/05, às 19h.
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Colagenoses - Questões (copiado) Questionário
As questões sobre esclerose sistêmica e lúpus devem ser respondidas até o dia 25/05, às 19h.
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Receber uma nota
As questões sobre esclerose sistêmica e lúpus devem ser respondidas até o dia 25/05, às 19h.
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Esse fórum tem a finalidade de responder as dúvidas sobre os temas abordados na disciplina.
Todos os alunos devem acompanhar o Fórum a fim de discutirmos os tópicos que gerem dúvida, para o melhor aproveitamento do conteúdo.