Programação

  •                                  Teste seus conhecimentos                                                     

    Zebras, rinocerontes e elefantes são herbívoros com sistema digestivo monocavitário, cujo processo de digestão das frações vegetais e absorção dos produtos derivados é chamado hindgut fermentation.

    A digestão, nestes animais, inicia-se com o processo de mastigação, para quebra de partículas dos alimentos e sua ensalivação, que passa então ao estômago verdadeiro. No estômago verdadeiro as enzimas digestivas promovem a digestão química do alimento. Todavia, as frações fibrosas dos vegetais são muito pouco aproveitadas na digestão química. Assim, essa porção do alimento é atacada pelos microorganismos localizados no intestino grosso ou no ceco em algumas espécies, onde ocorre fermentação das frações fibrosas que não foram digeridas, e a absorção dos produtos derivados se dá no intestino delgado.

    Quanto às preferências alimentares, as zebras e os rinocerontes brancos são “grazers”. Por outro lado, os rinocerontes negros são “browsers” enquanto, os elefantes são considerados mixed-feeders, ou seja, podem consumir tanto as gramíneas (grazers) quanto a folhagem de leguminosas herbáceas, arbustos  e espécies arbóreas (browsers).

    Com base na descrição acima, assinale verdadeiro ou falso para cada uma das sentenças abaixo:

    a.            A diferenciação entre 'browsers' (ou ramoneadores), grazers (pastejadores) ou mixed feeders (alimentação mista ou preferência sazonal) se deu a partir da interação com os recursos vegetais disponíveis em seu ambiente natural ao longo do processo evolutivo desses animais. Tal classificação dos herbívoros se refere as suas preferências alimentares ou a escolha dos itens vegetais que compõe a dieta. Assim, no ambiente natural, browsers exibem maior proporção da dieta composta por folhas e ramos de dicotiledôneas semiarbustivas, arbustivas ou arbóreas comparativamente aos grazers.

    b.            Independentemente de serem browsers, mixed feeders ou grazers, o fornecimento de rações concentradas (ou simplesmente concentrados) é essencial para evitar problemas com cólicas, laminite e estereotipias orais, uma vez que são ricas em açucares e amido e, portanto, fornecem a maior parte da energia de manutenção que os animais necessitam.

    c.             Na composição de dietas para animais caracterizados como 'grazers', em cativeiro, as frutas não devem ser oferecidas, pois na natureza sua dieta é predominantemente composta por gramíneas. Frutas são ricas em açúcares, e o alto teor de carboidratos de rápida fermentação pode levar a distúrbios gastrointestinais.

    d.            Frutas, verduras e alguns legumes podem ser utilizados como item de enriquecimento ambiental ou para condicionamento (troca de ambientes, manejo, ministração de medicamentos, etc.), sendo mais adequados para browsers ou mixed feeders do que grazers. Todavia, esses itens não devem ultrapassar 5% da dieta total e devem ser distribuídos ao longo das refeições.

    ___________________

    Elefantes em manutenção exigem uma dieta com baixos teores de proteína (cerca de 8% de proteína bruta) e altos teores de fibras, cerca de 62% de FDN. A fibra, por sua vez, deve ser de boa digestibilidade uma vez que são animais não ruminantes e hindgut fermenters. Além disso, os elefantes aproveitam de forma menos eficiente a fibra da dieta comparativamente aos rinocerontes brancos. Isso ocorre pois o tempo de retenção do alimento no interior do trato gastrointestinal é maior para os rinocerontes do que o verificado em elefantes, o que os dá a vantagem de maior tempo de fermentação e maior absorção dos nutrientes. Nas tabelas abaixo estão descritas a composição da dieta de elefantes mantidos no Zoológico de Pomerode (SC), e uma comparação de requerimentos nutricionais com a composição da dieta oferecida naquele Zoológico. Tendo por base esses resultados, você sugeriria modificações na dieta, pensando nas questões nutricionais e econômicas?

    https://www.azab.org.br/arquivos/Manual%20de%20nutri%C3%A7%C3%A3o%20de%20elefantes%20AZAB.pdf