Espera-se que ao final da disciplina, o pós-graduando seja capaz de identificar e classificar os resíduos de serviços de saúde gerados em instituições de ensino e pesquisa, decidir sobre sua segregação e armazenamento, além de conhecer as melhores opções de tratamento e disposição final, seguindo a legislação vigente.
Apresentar as bases e aplicações das ciências ômicas e biologia de sistemas por meio dos avanços e impactos científicos e tecnológicos deste campo de estudo nos animais domésticos. Os conceitos e princípios relacionados com as Ciências Ômicas (Genômica, Transcriptômica, Proteômica e Metabolômica) e da Biologia de Sistemas.
A disciplina tem por objetivos trazer à atenção dos alunos de pós-graduação diferentes aspectos associados à atividade docente no ensino superior de forma a despertar neles o interesse por tal atividade, bem como promover a reflexão e discussão acerca de questões variadas relacionadas à prática docente no âmbito do ensino superior, com as quais muitos irão se deparar em sua carreira profissional após a pós-graduação. Além disso, a disciplina visa também dar cumprimento à etapa de preparação pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino – PAE, destinada a aprimorar a formação de estudantes de pós-graduação para atividade de ensino na graduação.
Possibilitar ao aluno o contato com conhecimentos relacionados as técnicas de imagem utilizadas em medicina veterinária. 1) Incentivar o aluno ao conhecimento das técnicas de imagem e seus avanços, desde os fundamentos técnicos à aplicabilidade clínica destes novos métodos. 2) Proporcionar ao aluno o conhecimento de novas perspectivas sobre o diagnóstico e acompanhamento por imagem de processos fisiológicos e fisiopatológicos em animais. 3) Formar recursos humanos em relação ao estudo do diagnóstico por imagem.
Estabelecer formação do pós-graduando no sentido de delinear experimentos e analisar seus resultados, desenvolvendo senso crítico para avaliação de trabalhos científicos direcionado à sua área de atuação.
Proporcionar aos pós-graduandos um conjunto de conhecimentos atuais sobre a biologia, bem como métodos laboratoriais de detecção e identificação de vírus de interesse veterinário, explorando a interação vírus-hospedeiro quanto aos aspectos celulares e moleculares da patogênese viral, além de técnicas sorológicas e moleculares utilizadas na pesquisa e na rotina diagnóstica de infecções virais.
Possibilitar aos pós-graduandos conhecer as linhas e projetos de pesquisa em andamento na Pós-Graduação em Biociência Animal e em outros Programas, procurando capacitá-los a apresentar seminários, discutir projetos e resultados científicos.
A disciplina visa oferecer ao aluno informações fundamentais para o melhor aproveitamento das atividades de pesquisa. Destacam-se o desenvolvimento de um raciocínio lógico para a formulação de uma hipótese consistente, a preparação de projetos adequados a cada situação, as melhores abordagens para a obtenção de financiamentos com agências de fomento e maximizar o uso de ferramentas digitais para facilitar a confecção de dissertações e teses. Ademais, o aluno será treinado para desenvolver a apresentação em público e explorar a melhor maneira de apresentar seus resultados nos diversos meios de comunicação, com foco principal em revistas científicas.
1) Passar o conceito de herança citoplasmática, criando oportunidades de pensar diferente as questões de heranças baseadas exclusivamente em bases hereditárias convencionais. 2) Discutir a ciência relacionada as áreas de bioquímica, biologia molecular e biologia celular, com aplicação na área da biologia celular e reprodução, buscando compreender as implicações da herança citoplasmática. 3) Promover discussões sobre mecanismos de heranças e implicações como base revisões de literatura e artigos científicos recentes. 4) Oferecer ao estudante a oportunidade de conhecer os avanços científicos na área, desenvolvendo sua capacidade crítica e capacidade de formular modelos e hipóteses a serem testadas.