Estudar as formas mais indicadas de sistemas de produção em Bovinocultura de Leite, tanto qualitativa quanto quantitativamente, visando técnicas modernas de exploração, no campo da genética, alimentação, manejo, qualidade do leite e formas de análises econômicas e financeiras para redução de custos e otimização da lucratividade.
Promover um entendimento do comportamento animal e de suas formas de avaliação e interpretação de resultados.
O objetivo desta disciplina é proporcionar uma formação acadêmica de excelência baseada em conceitos modernos, para que o pós-graduando possa compreender os diversos mecanismos biológicos, fisiológicos, histológicos e moleculares que envolvem a mamogênese, lactogênese e galactopoiese.
Desenvolver junto com o aluno a habilidade de analisar as demandas tecnológicas associadas aos sistemas de produção animal baseados em pastagens. Analisar demandas específicas ligadas aos componentes do ecossistema (solo, planta, animal, manejo), ao tipo de exploração (bovinos, ovinos, bubalinos), e aquelas associadas as diversas regiões do país. Identificar oportunidades para o desenvolvimento de ferramentas de apoio e proposição de inovações tecnológicas. Compreender a necessidade de abordagens multidisciplinares, capazes de agregar profissionais de diversas áreas de atuação na proposição de inovações ligadas aos sistemas de produção.