O conjunto de conhecimentos e conceitos reunidos na disciplina de Economia da Energia deverá propiciar ao profissional conhecimentos sobre o meio-ambiente e a sua relação com a Economia a partir da análise das distintas fontes de energia existentes (renováveis e não-renováveis), as respectivas problemáticas que seguem da sua utilização e as perspectivas à luz do conceito de inovação. Neste sentido a disciplina faz um resgate dos conceitos microeconômicos essenciais para a compreensão dos mecanismos de funcionamento do mercado, as falhas existentes e a abordagem das externalidades. Ao final da disciplina o profissional terá condições de analisar o debate sobre o uso de distintas fontes de energia, verificar as possibilidades tecnológicas existentes e a interação da indústria animal e do agrícola com a produção de energia.
Revisar técnicas básicas de análise estatística que podem ser utilizadas em pesquisas associadas aos ecossistemas agroalimentares. Fornecer aos alunos os elementos necessários para utilização adequada dos métodos de Análise Multivariada para dados de pesquisa na área. Capacitar os alunos para realizar análises estatísticas utilizando um software estatístico adequado e interpretar corretamente os seus resultados.
O conjunto de conhecimentos e conceitos reunidos na disciplina de Gestão da Inovação e da Propriedade Intelectual no Agronegócio deverá atender à demanda de informação que o profissional necessita para enfrentar o desafio de conhecer melhor o ambiente de inovação existente hoje em nosso país, sobretudo na área do agronegócio. Com o intuito de incentivar a mudança postural para a busca por oportunidades que levem a transformação do conhecimento científico especializado em transferência de tecnologia e parcerias para a produção de bens e serviços úteis à sociedade, a disciplina discute conceitos de inovação e seu marco regulatório atual, empreendedorismo e seu papel no desenvolvimento, propriedade intelectual e sistema de patentes. Pretende-se que, ao final, o profissional deva receber uma base de informações que proporcione importantes esclarecimentos para: a) Conhecer os mecanismos para assegurar a proteção do conhecimento e da tecnologia, de modo a transformar os resultados das ideias inovadoras em valor agregado para a sociedade e a expressão e a aplicação para as oportunidades de desenvolvimento sócio econômico para o País; b) Ampliar o conhecimento das fontes de recursos disponíveis junto ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, de forma a potencializar os resultados da geração do conhecimento científico, nos diferentes tipos de atividades ligadas à área do agronegócio.
O conjunto de conhecimentos e conceitos reunidos na disciplina de Gestão de Marketing no Agronegócio deverá basear-se na realidade deste segmento. Buscar-se-á mostrar como fazer um plano estratégico de marketing para organizações do agronegócio, as principais técnicas, modelos e ferramentas de gestão. Para tanto, é importante entender o histórico da organização; Como fazer uma análise macroambiental; Como fazer uma análise interna e de concorrentes; Como definir objetivos e estratégias; Como montar decisões de produtos, marcas, embalagens e serviços; Como montar decisões de comunicações; Como montar decisões de canais de distribuição; Como montar decisões de força de vendas; Como montar decisões de precificação; Como montar um orçamento ao plano; Como gerir o plano estrategicamente.