Programação
-
Aqui serão reunidos materiais de apoio à disciplina e diretrizes gerais de seu funcionamento. Sejam bem vindos.
-
Busca-se aqui um esforço de nivelamento sobre a gênese e a dinâmica existente nas cadeias de negócios no Sistema Agroalimentar, seus desafios e oportunidades para ampliação da visão estratégica da turma. Exercício de leitura obrigatório.
-
O ano de 2023 tem colocado a sociedade mundial diante de muitas incertezas. A principal medida de enfrentamento da recente pandemia do coronavírus teve como reflexo direto a redução da circulação de pessoas e de mercadorias, o que impôs limites às atividades econômicas de países afetados, com consequente diminuição das trocas comerciais. Com isso, o volume total de comércio, tanto interno quanto externo, recuou no período. No Brasil, a exceção é o setor agropecuário, que tem mantido bom desempenho desde 2020, com crescimento da produção e exportações firmes, mesmo em meio à crise sanitária mundial. Uma crise mais recente e impactante do mercado agroalimentar foi detonada a partir da guerra entre Ucrânia e Rússia, dois players centrais no abastecimento de insumos e produtos alimentares. Nesta seção serão colecionadas informações de mercado para a atualização e discussão crítica sobre as tendências do agronegócio e do marketing aplicado.
-
Busca-se fazer um nivelamento de conhecimentos em estratégias de mercado e o papel do marketing na alavancagem das empresas do agronegócio.
-
Reúne material de leitura e aula sobre a aplicação de marketing no ambiente do agronegócio.
-
Nesta seção serão reunidos cases interessantes de marketing para benchmarking da turma.
-
Reúne cases a serem apresentados pelos grupos sobre propagandas (baseadas em diferentes conceitos de marketing) consideradas icônicas no ambiente do Sistema Agroalimentar.
-
Aula sobre os princípios a serem adotados em um Plano de Marketing.
-
Nesta seção serão reunidos os seminários realizados pelos grupos com diferentes abordagens de marketing.
-