Programação

  • Teste seus conhecimentos com os exercícios abaixo:

    Prezados, as questões, exercícios e listas são disponibilizadas em cada aula para que todos possam testar seu aprendizado. Não é necessário entregar os exercícios ou listas.

    Analise as afirmações abaixo e assinale verdadeiro ou falso. 

    1. Para a planta, pastejos mais intensos resultam em menor área foliar residual, de forma que maiores quantidades de reservas das raízes e bases dos colmos (ou estolões) precisarão ser mobilizadas e utilizadas para recuperar a área foliar que foi removida pelo pastejo.

    2. As alturas de manejo adequadas, e que permitem rápida recuperação da parte aérea das plantas, variam de acordo com a planta em função do seu porte e hábito de crescimento.

    3. A altura pré-pastejo ideal muda com a espécie forrageira, mas a mesma altura pode ser adotada entre cultivares da mesma espécie.

    4. Após o pastejo, as plantas buscam refazer sua área foliar com o objetivo de maximizar a captação e interceptação da luz incidente. Nessa fase do crescimento do dossel (fase inicial de rebrotação) não há competição por luz e, portanto, a planta prioriza a produção de tecidos foliares. A produção de tecidos foliares nessa fase será proveniente da emissão de folhas novas, a partir do meristema apical dos perfilhos que não foram decapitados.

    5. Na fase intermediária de rebrotação, a planta já é capaz de produzir assimilados para sustentar o crescimento das próprias folhas jovens. Então, ela passa a investir na formação de novos perfilhos. Dessa forma, folhas jovens e perfilhos novos produzidos irão contribuir para aumentos crescentes no acúmulo de folhas do dossel. Nessa fase a planta também começa a repor as reservas orgânicas nas raízes.

    6. No caso de gramíneas forrageiras tropicais, o alongamento de colmo pode ocorrer na fase vegetativa de crescimento, se o período de rebrotação for muito longo. Isso não significa que houve diferenciação do meristema apical em botão floral, mas indica que a planta está passando ou passou por competição por luz (a planta ainda está em fase vegetativa).

    7. Os compostos de reserva são estocados em órgãos acima e abaixo da superfície do solo, os quais incluem raízes, rizomas e estolões, coroas e a base do colmo, embora todos as partes da planta, inclusive as folhas, possam temporariamente funcionar como órgãos de reserva.

    8. As raízes de certas plantas bianuais funcionam como dreno durante a primeira estação de crescimento, quando ela acumula açúcares recebidos das folhas. Durante a segunda estação de crescimento a mesma raiz torna-se uma fonte, pois os açúcares são remobilizados e utilizados para produzir nova copa ou para emissão de inflorescências e enchimento de sementes.

    9. A prioridade na alocação de assimilados segue uma hierarquia na planta. Durante o período vegetativo, o desenvolvimento foliar é prioridade. Quando as folhas foram supridas, a planta investe seus assimilados na formação de novos perfilhos e reposição das reservas utilizadas das raízes. No período reprodutivo, a prioridade passa a ser a formação da inflorescência e enchimento das sementes.

    10. As gramíneas forrageiras tropicais perenes acumulam amido e sacarose nas raízes, rizomas e estolões durante as épocas de inverno e início da primavera, para serem utilizados na reposição dos perfilhos da população quando as condições climáticas forem novamente favoráveis. (Lembrem-se que gramíneas tropicais são plantas C4)

    11. A partir da semeadura, o primeiro pastejo é uma ferramenta de manejo utilizada para favorecer o perfilhamento e estimular o desenvolvimento do sistema radicular. Assim, o primeiro pastejo deve ser feito quando a planta inicia o período reprodutivo, para que o sistema radicular esteja plenamente desenvolvido e possa assegurar o recrutamento de novos perfilhos.

    12. O crescimento do sistema radicular e a velocidade do acúmulo das reservas orgânicas nas raízes depende da altura de resíduo após o pastejo. A altura pré-pastejo não interfere na dinâmica de crescimento das raízes.

    13. As folhas, durante todo seu processo de crescimento e desenvolvimento, atuam como fontes de assimilados para toda a planta, inclusive para o acúmulo de reservas orgânicas das raízes.

    14. A alocação de assimilados para produção de novos perfilhos e reposição das reservas orgânicas nas raízes é a primeira prioridade da planta na fase inicial de recuperação após o pastejo.

    2. A habilidade das plantas em usar suas reservas de carbono (C) e nitrogênio (N) para rapidamente reestabelecer a área foliar fotossinteticamente ativa, e restaurar o suprimento de assimilados de acordo com a demanda, é um dos fatores chave no processo de rebrotação. Os estoques de reservas orgânicas também são determinantes da sobrevivência da planta quando a produção de assimilados é inadequada, como durante o período inicial de crescimento após a desfolhação, sobrevivência durante o inverno e renovação da população durante a primavera. Sobre a dinâmica do crescimento da planta, relações fonte:dreno ao longo do processo de rebrotação e padrões de uso de reservas orgânicas, analise as afirmações abaixo e assinale verdadeiro ou falso:

    I. _________A realização do pastejo de formação, ou primeiro pastejo, é uma das primeiras ações de manejo para assegurar o adequado desenvolvimento do sistema radicular e um maior estoque de reservas orgânicas nos colmos e raízes para a rebrotação subsequente. A realização de um pastejo mais tardio, nessa fase, irá resultar em plantas maiores, com folhas e colmos maiores. Isso favorecerá a existência de maior quantidade de folhas e, portanto, maior potencial fotossintético da planta. Com o elevado potencial fotossintético, haverá sobra de assimilados e o excedente poderá ser estocado nas raízes.

    II. _________ Em pastagens já estabelecidas, as reservas de C e N das raízes serão mobilizadas para sustentar o crescimento das folhas na fase inicial de rebrotação, imediatamente após o pastejo, e o desenvolvimento dos perfilhos na fase intermediária de rebrotação. As raízes atuarão como drenos de reserva, estocando assimilados, apenas na fase final de rebrotação.

    III. _________O resíduo pós-pastejo inclui as folhas completamente expandidas parcialmente desfolhadas e bainhas foliares, partes imaturas de folhas em expansão protegidas pelas bainhas das folhas mais velhas e primórdios foliares em desenvolvimento no ápice do perfilho. Porções de folhas maduras que escapam à desfolhação, folhas imaturas e primórdios foliares podem servir como fonte de assimilados para recomposição da área foliar da planta após o pastejo. Por isso, quanto maior a altura de resíduo, menor será a dependência dos assimilados estocados nas raízes.

     

    IV. _________A altura de resíduo (altura pós-pastejo) define a quantidade de área foliar remanescente na pastagem, que determina a velocidade de recuperação da parte aérea e o retorno do crescimento do sistema radicular. Recomenda-se que essa altura de resíduo seja o equivalente a 50% da altura pré-pastejo. No entanto, para o animal, quanto menor a altura de resíduo mais forragem de melhor qualidade ele irá consumir, tendo em vista que as folhas são predominantes também na parte inferior do dossel.

    V. _________A capacidade fotossintética do dossel após uma desfolhação e a velocidade de rebrotação dependem da quantidade de área foliar residual e da capacidade fotossintética das folhas remanescentes. Tanto a quantidade quanto a capacidade fotossintética das folhas residuais são determinadas pela altura do resíduo.

    VI. _________O nível de reservas (concentração de reservas em um determinado órgão) é reflexo do balanço energético da planta. Ocorre acúmulo nos drenos de reserva quando a produção de assimilados supera a quantidade utilizada no crescimento e respiração. Em oposição, qualquer fator que cause a redução do crescimento provoca diminuição na concentração de carboidratos nas raízes. Esse padrão de uso de reservas das raízes é verificado em espécies tropicais perenes durante o outono nas condições da região sudeste, pois o estresse hídrico moderado que ocorre nessa época incorrerá em redução no crescimento, paralisação da fotossíntese, e maior uso das reservas armazenadas nas raízes ou base dos colmos.

    VII. _________Os carboidratos de reserva compreendem os carboidratos não-estruturais (CNE), sendo a sacarose e as frutosanas os constituintes de reserva predominantes em gramíneas de clima tropical, enquanto sacarose e amido são os principais compostos de reserva em gramíneas de clima temperado e leguminosas perenes.

    VIII. _________Os compostos de reserva são estocados em órgãos acima e abaixo da superfície do solo, os quais incluem raízes, rizomas e estolões, coroas e a base do colmo, embora todos as partes da planta possam temporariamente funcionar como órgãos de reserva.

    IX. _________Com o avanço do período de rebrotação, as plantas iniciam um processo de alongamento de colmos em resposta à competição por luz. À medida que o período de rebrotação aumenta, a massa de forragem disponível ao animal para colheita tem cada vez mais folhas, mas também mais colmos e material morto.

    X. _________Em plantas estoloníferas submetidas a longos períodos de descanso (longos períodos de rebrotação), não há alongamento dos entrenós na fase final de rebrotação. Isso ocorre pois os estolões são caules rasteiros, de crescimento horizontal, que se desenvolvem próximos à superfície do solo, produzindo raízes e parte aérea a partir dos nós atuando, ainda, como local de armazenamento de reservas orgânicas.

    3. Ao visitar uma propriedade de gado leiteiro em Pirassununga, o produtor lhe descreve que implantou um módulo para pastejo rotacionado (lotação intermitente), com 28 piquetes de capim Elefante (Pennisetum purpureum) cv. Napier há cerca de um ano. Fez correção e adubação do solo, e faz adubação de manutenção depois de cada pastejo. O período de descanso adotado é de 27 dias sendo apenas um dia de ocupação. A altura da pastagem quando os animais entram fica em torno de 1,2 metros. Nos primeiros ciclos da estação (novembro e dezembro), os animais rebaixavam a pastagem até 50 cm. Contudo da metade para final da estação de crescimento o resíduo deixado pelos animais era de 80 cm. O produtor relatou que a produção de leite foi reduzindo com o passar da estação de crescimento e não sabe onde está errando. Sabendo que a altura correta de manejo do capim Napier é de 90 cm, com base na dinâmica do crescimento da pastagem, assinale verdadeiro ou falso para cada uma das afirmações abaixo, sobre as prováveis causas dos problemas na pastagem e da redução na produção de leite e as possíveis recomendações:

    a. _____________A velocidade de crescimento da pastagem varia com as condições climáticas vigentes em cada ciclo de rebrotação. Os 27 dias que o produtor deixa o pasto em descanso, na ausência de pastejo, nos ciclos onde há disponibilidade de chuvas e elevadas temperaturas, são demasiadamente longos, o que induz ao sombreamento e alongamento de colmos das plantas. Esse processo é confirmado pela elevada altura pré-pastejo reportada pelo produtor no momento da entrada dos animais nos piquetes.

    b. ______________A altura de resíduo elevada representa o efeito cumulativo dos longos períodos de rebrotação aos quais a pastagem é submetida. O animal não consome os colmos, que vão se acumulando após cada pastejo.

    c. ______________Além do acúmulo de colmos e deposição de material morto na base do dossel, plantas colhidas tardiamente possuem menor conteúdo celular, maior proporção de tecidos de sustentação, que são de menor valor nutritivo. Como consequência, os animais consomem menos forragem e, ainda, a forragem consumida é de baixo valor nutritivo. Isso explica a redução progressiva na produção de leite ao longo dos ciclos de rebrotação da estação de crescimento.

    d. ______________O produtor deve adotar o manejo com base nas alturas ideais para a planta que ele possui. Ao adotar esse critério para definir o momento de pastejo, o período em que cada piquete permanece em descanso será variável, de acordo com o potencial de crescimento de cada piquete. Além disso, será possível controlar também a altura do resíduo, evitar o alongamento de colmos e o acúmulo de material morto, e assegurar a colheita de forragem jovem e sempre com bom valor nutritivo. O resíduo a ser adotado deve ficar em torno de 50% da altura de entrada, ou seja, em torno de 45 cm.

    e. ______________Para recuperar essa pastagem e iniciar uma nova estação de crescimento com uma estrutura adequada no ano seguinte, será necessário roçar todo o pasto. A roçada deve remover os colmos alongados, permitir a entrada de luz na base do dossel e auxiliar na degradação do material morto que está acumulado na base das plantas. Essa roçada pode ser feita ainda no final da estação das águas (março/abril), ou algumas semanas antes do início da época das chuvas, na estação de crescimento seguinte (outubro).

    f. ______________No ano seguinte, após a adoção do manejo correto, se o produtor não possui animais suficientes para rebaixar a pastagem até 45 cm, é possível manter alturas de resíduo mais elevadas, de até 54 cm. A consequência será que os pastos deverão ficar em descanso por períodos mais curtos, mas não haverá prejuízos ao valor nutritivo. O produtor deverá sempre priorizar a adoção da altura pré-pastejo correta, pois a altura de resíduo permite maior flexibilidade de manejo.

     

    4. Analise a seguinte dúvida do produtor. A análise das respostas a serem dadas deve levar em conta diferenças morfológicas entre gramíneas e leguminosas e hábitos de crescimento das plantas.

    Situação: Um produtor de gado de corte (recria e terminação) contrata sua assessoria para a implantação de uma pastagem. Ele descreve que: “Como sou criador de gado de corte, gosto de fazer uso do Mix de forrageiras na mesma área tendo como objetivo a cobertura total da pastagem. Como tenho uma área com Tanzânia e a mesma sempre deixa espaços, estou à procura de um capim para cobrir o solo nu entre as touceiras do Tanzânia, e assim ter uma pastagem 100% fechada”. Sabendo que o capim Tanzânia é um cultivar do gênero Panicum maximum, que forma touceiras bem definidas, e cuja altura recomendada para manejo em lotação intermitente (divisão em piquetes, sendo que cada piquete passa por períodos de pastejo e descanso) é de 70 cm para entrada dos animais e 35 cm de altura de resíduo, as alternativas corretas com relação à recomendação a ser dada são:


    ______________________O capim Tanzânia é uma espécie de verão, que forma touceiras, sendo possível observar espaços bem definidos entre touceiras na pastagem. Portanto, é correto afirmar que este cultivar é uma gramínea, que possui sistema radicular fasciculado, hábito de crescimento cespitoso e que é uma espécie tropical de porte alto.

    ______________________Se o produtor deseja estabelecer uma espécie forrageira que seja capaz de crescer entre as touceiras do capim Tanzânia, é correto afirmar que a melhor indicação seria a implantação de uma gramínea com hábito de crescimento estolonífero. O valor nutritivo da planta possui importância menor do que sua capacidade de persistência na consorciação, uma vez que o objetivo é prover cobertura do solo, e não necessariamente consumo pelos animais.

    ______________________Se o produtor deseja estabelecer uma espécie forrageira que seja capaz de crescer entre as touceiras do capim Tanzânia, é correto afirmar que a melhor indicação seria a implantação de uma leguminosa com hábito de crescimento estolonífero. O valor nutritivo da planta possui importância menor do que sua capacidade de persistência na consorciação, uma vez que o objetivo é prover cobertura do solo, e não necessariamente consumo pelos animais.

    ______________________O uso de leguminosas para prover cobertura do solo, nos espaços entre as touceiras, é mais recomendado do que gramíneas, devido às diferenças entre o sistema radicular das plantas. Poderiam ser recomendadas leguminosas estoloníferas ou volúveis que, além do sistema radicular pivotante, possuem elevada plasticidade para buscar espaços no dossel com melhor disponibilidade de luz, favorecendo sua persistência na consorciação.

    ______________________Se o produtor deseja estabelecer uma espécie forrageira que seja capaz de crescer entre as touceiras do capim Tanzânia, e a fim de minimizar a competição entre as espécies, é correto afirmar que uma possível indicação seria a implantação de gramíneas cespitosas de porte baixo ou gramíneas que possuam hábito de crescimento decumbente.

     

    7. [1,0] Sobre o processo de perfilhamento associado às gramíneas forrageiras tropicais, assinale verdadeiro ou falso para cada uma das afirmações abaixo:

    ______________________Considerando pastagens já estabelecidas e em condições de temperaturas e fotoperíodo adequados à planta em uso, disponibilidade de precipitação e nutrição ótima da pastagem, o aparecimento de novos perfilhos dependerá das condições de manejo adotadas, ou seja, da adoção de intensidades e frequências de desfolhação adequadas, as quais variam com o hábito de crescimento e morfologia da planta.

    ______________________O processo de perfilhamento ocorre em todos os ciclos de rebrotação ao longo da estação de crescimento, quando há condições de temperaturas e fotoperíodo adequados, disponibilidade de precipitação e nutrição ótima da pastagem. É importante que haja renovação constante da população de plantas, por meio da morte de perfilhos mais velhos e aparecimento de perfilhos jovens, a fim de garantir máxima produção de forragem e bom valor nutritivo da pastagem oferecida ao animal.

    ______________________Em pastagens já estabelecidas, o processo de perfilhamento ocorre predominantemente no início da estação de crescimento, por ocasião das primeiras chuvas. Os perfilhos produzidos nessa época do ano são responsáveis por assegurar a produção de forragem e recuperação da pastagem ao longo de toda a estação de crescimento.

    ______________________Em situações onde não há subdivisão de piquetes, ou seja, os animais permanecem em uma área extensa ao longo de toda a estação de crescimento, o que configura a lotação contínua, os perfilhos produzidos no início da estação de crescimento, por ocasião das primeiras chuvas, são responsáveis por assegurar a produção de forragem e recuperação da pastagem ao longo de toda a estação de crescimento. O aparecimento de novos perfilhos só ocorrerá se houver um superpastejo na área.

    ______________________Em situações onde não há subdivisão de piquetes, ou seja, os animais permanecem em uma área extensa ao longo de toda a estação de crescimento, o que configura a lotação contínua, o processo de perfilhamento ocorre ao longo de toda a estação de crescimento. A quantidade de perfilhos que morrem e de novos perfilhos que aparecem dependerá das alturas médias de manejo na qual a pastagem é mantida. Se a pastagem for mantida com alturas mais baixas, mas dentro do limite de tolerância da espécie forrageira, haverá maior mortalidade de perfilhos, mas também maior aparecimento de novos perfilhos. Isso indica a existência de uma população de plantas mais jovens e com melhor valor nutritivo.

    ______________________Ainda em pastagens mantidas sob lotação contínua, a população de plantas na área será mais velha quanto maior a altura média mantida ao longo da estação de crescimento. Isso ocorre devido ao sombreamento na base do dossel, que impede o aparecimento de novos perfilhos. Como consequência, a pastagem será caracterizada por um menor número de plantas (menor número de perfilhos), que sobrevivem por períodos mais longos, mas plantas de maior tamanho (perfilhos mais pesados).