Indice degli argomenti

  • Assinale V ou F para as questões abaixo:

    1)           Gramíneas pertencem a família das MONOCOTILEDÔNEAS, enquanto leguminosas são DICOTILEDÔNEAS.

     2)           Leguminosas possuem raiz do tipo pivotante, onde a raiz principal é bastante desenvolvida e as raízes secundárias são menores e pouco numerosas. Todas as espécies apresentam nódulos localizados em maior concentração na raiz principal.

     3)           As raízes de algumas gramíneas são circundadas por bactérias capazes de fixar nitrogênio atmosférico e, por meio de associação não simbiótica, transferir para a planta. Esse processo é menos eficiente do que onde ocorrem associações simbióticas, como no caso das leguminosas.

     4)           As gemas axilares estão presentes em em todos os fitômeros de um perfilho ou ramificação. Essas gemas, se ativadas, darão origem a novos perfilhos ou ramificações. Nas gramíneas, ‘perfilhos aéreos’ são aqueles que se originam da gema axilar, mas não conseguem desenvolver seu próprio sistema radicular e, normalmente, são mais vigorosos que os perfilhos mais velhos que lhes deram origem.

     5)           Em espécies de hábito de crescimento estolonífero, a segmentação dos estolões pelo pastejo pode induzir o estabelecimento de novos indivíduos, pelo desenvolvimento de raízes nos nós, habilidade essa ausente na maioria das espécies de hábito de crescimento ereto.

     6)           Bainhas foliares e rizomas estão presentes em gramíneas e leguminosas.

     7)           As bainhas das folhas mais novas encontram-se envoltas pelas bainhas das folhas mais velhas, formando o que é chamado de pseudocolmo.

     8)           Os estolões são caules subterrâneos que crescem horizontalmente próximo e abaixo da superfície do solo, possuem função de reserva de gemas e nutrientes, e podem estar presentes tanto em gramíneas quanto em leguminosas.


    Complete os espaços com o termo correto:

     1)      Gramíneas forrageiras tropicais consistem no principal recurso forrageiro utilizado na alimentação de bovinos e ovinos mantidos em pastagens. As espécies do gênero Panicum pertencem à/ao _____________________________ Liliopsida (monocotiledôneas), ordem Poales e família Poaceae ou Gramineae.  Como pastagens para bovinos são expressivamente utilizados os capins Tanzânia (Panicum maximum Jacq. cv. Tanzânia) e Mombaça (Panicum maximum Jacq. cv. Mombaça). O Instituto de Zootecnia de Nova Odessa, por meio de um programa de melhoramento genético, lançou em 1995 o/a cultivar Aruana (Panicum maximum Jacq. cv. Aruana), sendo indicado para ovinos uma vez que sua arquitetura foliar facilita o controle de verminoses. São gramíneas perenes com hábito de crescimento_____________________________, que formam touceiras com diâmetro médio de 1 m muito densas e sistema radicular profundo do tipo ______________________________. A ___________________________________ é uma panícula, com ramificações primárias longas e as secundárias são longas apenas na base, o fruto é uma ______________________________. São considerados capins exigentes em fertilidade de solo e manejo.

     

    2)        Fabaceae ou Leguminosae é uma das maiores ___________________ botânicas, de ampla distribuição geográfica. Conhecidas como leguminosas, uma característica típica dessa família é a ocorrência do fruto do tipo ____________________________. É subdividida em 3 sub-famílias com características morfológicas muito distintas: Faboideae (ou Papilionoideae), Caesalpinioideae e Mimosoideae. Os sistemas de raízes das leguminosas resulta do desenvolvimento da raiz primária do embrião e de suas ramificações eventuais. A raiz principal, denominada _____________________________, apresenta extraordinário desenvolvimento e sustenta a planta durante toda a vida desta. As folhas de leguminosas são compostas das seguintes partes: ___________________________, pecíolo e folha (lâmina foliar ou limbo foliar).  A lâmina foliar pode ser __________________________________ ou _____________________________, sendo esta última verificada quando o limbo se subdivide em folíolos.