Programação

  • BOAS VINDAS E ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA

      

    Olá!

    A disciplina RPA5757 - Tópicos avançados em Bioética e Humanização em Saúde foi criada inicialmente em formato presencial e estava em adequação para o formato via Moodle há algum tempo. Com a pandemia de COVID19, tornou-se estritamente necessária sua nova configuração, que permaneceu para oferecer mais oportunidades para os mais variados tipos de alunos de pós-graduação.

    O objetivo da disciplina é colocar em pauta temas de discussão em Bioética para formação em nível de pós-graduação. Somente no primeiro encontro trabalharemos com conceitos fundamentais com o objetivo de uniformizar o vocabulário do(a)s participantes para entendimento de discussões e leitura de textos de apoio.

    A forma de motivar a abordagem dos temas é através de filmes e documentários que deverão ser assistidos juntamente com a leitura de bibliografia relacionada e respostas às atividades propostas.

    Atividades online serão marcadas para permitir a interação entre participantes e o diálogo sobre os temas.

    No programa disponibilizado da disciplina consta a sequência de temas a serem abordados e os filme e documentários que poderão ser utilizados. 

    A disciplina fornece 6 créditos e será executada às segundas e quartas no período da tarde.

    Esperamos que a disciplina seja estimulante e motive novas formas de pensar em uma época de isolamento social e crise na saúde. Incluir filmes de interesse em temas de Bioética e Humanização em Saúde nas maratonas  durante o isolamento parece interessante e atraente, além de útil, para alunos e alunas de pós-graduação. 

    Tentaremos juntar aprendizado e entretenimento!

    Obrigado por participarem! A mente só se expande se nos arriscarmos a pensar diferente.

    Marco Aurélio


    LINK PERMANENTE PARA O GOOGLE MEET: 

    https://meet.google.com/smo-bbun-fbi

  • TÓPICO 1 (04/09/2023)- Conceitos fundamentais em Bioética (valores, ética, moral, filosofia – lógica, política, física, metafísica, estética e ética).


    • Material para leitura disponibilizado em formato PDF. Leia antes de ver o filme. São quatro textos curtos que serão fundamentais para a interpretação do filme e resposta da atividade online para conclusão do tópico.

    • Normalmente faríamos uma enquete antes para checar qual filme a turma preferiria assistir, mas tendo em vista a premência do início da disciplina, optamos por colocar o primeiro filme a nosso critério. Os próximos serão selecionados através de enquetes.


      O primeiro filme selecionado é CONTATO (1997). Apesar de não ser um filme da área da saúde, trata de conceitos científicos e filosóficos essenciais para toda a disciplina. Baseado no romance de Carl Sagan, torna-se fundamental para nos tornar abertos a um novo pensar.

      capa do DVD CONTATO (1997)


      E o filme citado na aula teórica inicial:


      Link do Google Drive para fazer download do filme.

      https://drive.google.com/file/d/16HBr6qahMwLWo4SRum2nFGgqK2JeAHsG/view?usp=sharing 

    • Material apresentado na aula teórica.

    • Responda as perguntas com base nos textos fornecidos e no filme disponibilizado (Contato - 1997).

      CONCLUSÃO ATÉ 11/09/2023 às 14:00h.
  • TÓPICO 2 (06/09/2023)- Ética em pesquisa com animais.

    Mão humana segurando um ratinho branco para aplicar uma injeção

  • TÓPICO 3 (11/09/2023)- História da Bioética e Ética em pesquisa com seres humanos. Conflitos de Interesse na Ciência. Ética, pesquisa e indústria farmacêutica.

    BROTO DE PLANTA NASCENDO E TÍTULO DA AULA

    • AULA EM SLIDES COM ÁUDIO E TEXTO PARA LEITURA.

      LER TEXTO 2 DO LIVRO DISPONIBILIZADO (LIVRE ACESSO), PÁGINAS 21 A 28.


    • DECLARAÇÕES E RESOLUÇÕES IMPORTANTES SOBRE PESQUISA CIENTÍFICA ENVOLVENDO SERES HUMANOS NO BRASIL.

    • DOCUMENTÁRIO

      A CIÊNCIA E A SUÁSTICA - Documentário alemão sobre o desenvolvimento científico e violações aos direitos humanos durante o regime nazista. Uma apresentação necessária para compreender como as violações éticas na saúde se originam.

      Capa DVD A ci~encia e a Suástica crânio com máscara de gás e suástica

    • Após a enquete, segue o filme COBAIAS (1997), sobre o estudo Tuskegee nos EUA sobre sífilis em homens negros. História real envolvendo racismo, preconceito social e violação de direitos humanos.

      É um filme histórico, recuperado do formato VHS. Sugiro manter em acervo para ensino.


    • Questionário com 10 questões sobre bioética e pesquisa em seres humanos, o documentário "A ciência e a suástica" e o filme "Cobaias".

      CONCLUSÃO ATÉ 18/09/2023 até as 14:00 h.

    • Disponível na Netflix. Essencial para a história da Bioética. Sugestão para formação acadêmica.

      Obrigado!


    • Por favor baixar o arquivo assim que possível devido ao espaço ocupado no drive.

      https://drive.google.com/open?id=1dTP9GdWU02CSZHKjLddbBj-A2fCQSLaf 

  • TÓPICO 4 (13/09/2023)- Limites ao avanço científico: até onde avançar sem agredir.


    • Segue o texto de Volnei Garrafa do livro Iniciação á Bioética do Conselho Federal de Medicina. Apesar de publicado há algum tempo, sua contextualização continua atual. Junto vai o livro na íntegra por ser de livre distribuição.

      O outro arquivo é a íntegra do livro "Entrevistas com grandes nomes da Bioética" do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). O livro é de distribuição gratuita. 

      Leitura de duas entrevistas:

      ARTHUR CAPLAN - Para que alternativas às células-tronco? pg-39.

      GIOVANNI BELINGUER - Mercado humano (“doação” de órgãos e tecidos) pg-83

    • NÃO ME ABANDONE JAMAIS (2010)

      Filme importante para discussão sobre os limites bioéticos da ciência. Clonagem humana e transplante de órgãos em jogo.

      CAPA DVD NÃO ME ABANDONE JAMAIS

    • Questionário com 10 questões envolvendo os textos recomendados para leitura e o filme "Não me abandone jamais".

      CONCLUSÃO ATÉ 20/09/2023 até as 14:00 h.

    • Por favor baixar o arquivo assim que possível devido ao espaço ocupado no drive.

      https://drive.google.com/open?id=1Xnk-OorfquW5Uf6_1Lv0S027gWgcM8x3


  • TÓPICO 5 (18/09/2023)- Aborto e interrupção da gestação.

     

     

    • Link para o Slideshare com o conteúdo para estudo sobre aborto e interrupção da gestação. 

      Material elaborado pela Universidade do Estado do Amazonas, claro e bem organizado, autores citados abaixo.

      Por favor acessar o material e estudá-lo para execução da atividade, além do material de leitura.

      https://pt.slideshare.net/sambenj/aborto-questes-ticas 

      Origem da Vida• O avanço tecnológico• O surgi// da polêmica: onde começa a vida?• Sem consenso• Para a maioria das religiõ...

    • Textos para leitura sobre aborto e interrupção de gestação.

      Um deles de 1988, que apesar da data é um dos mais citados da literatura da área. O outro de 2019 mostra uma perspectivas com relações ao aborto nos casos de malformações incompatíveis com a vida extrauterina. ´Junto está o Código Penal Brasileiro para leitura e interpretação somente dos artigos 124 a 128.

      SUGIRO FORTEMENTE QUE ALUNAS E ALUNOS DE OUTROS PAÍSES BUSQUEM AS SUAS LEGISLAÇÕES PARA COMPARAÇÃO.

      As duas notícias nos links a seguir são para motivar a análise reflexiva.

      CASO URGENTE

      Malformação que inviabiliza vida do bebê justifica aval para aborto, decide juiz. 

      20 de janeiro de 2020, 12h44

      https://www.conjur.com.br/2020-jan-20/malformacao-inviabiliza-vida-bebe-justifica-aval-aborto


      Projeto criminaliza aborto nos casos de malformação do feto

      Da Redação | 30/04/2019, 14h15

      Fonte: Agência Senado

      https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/04/30/projeto-criminaliza-aborto-nos-casos-de-malformacao-do-feto


    • Segue o documentário histórico "habeas Corpus" da Bioeticista Débora Diniz da UnB e de Ramon Navarro, que foi um marco importante na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2012 para a autorização da interrupção da gestação em casos de mal-formação fetal incompatível com a vida.

      Pintura de um casal, mulher grávida, capa do documentário habeas corpus

      Dois vídeos mais atualizados:

      Quebrando o tabu Aborto

      https://youtu.be/ueXquU6V9RE?si=S2g3UDAz_X4TUvz3  

      Mini Saia - Saia Justa - Aborto

      https://youtu.be/Atj9fMBklgM?si=JMZDYA9JcicwDzew 


       



      Para quem tiver interesse mais específico no tema, segue também o link do documentário "O aborto dos outros" de 2008, por Carla Gallo. Mostra de uma maneira não panfletária a situação de mulheres que passam  por abortamentos legais ou clandestinos. Importante em ensino e educação. 



      E na sequência o filme "O segredo de Vera Drake" (2004), vencedor do Festival de Veneza e 3 indicações ao Oscar, tratando sobre o tema aborto. Uma análise necessária para entender as diferenças entre os conceitos de Valores, Ética e Moral, frente a um assunto bioético persistente e desafiador.

      Capa do DVD o segredo de Vera Drake com atriz principal.

    • Faça uma análise, em texto livre, sobre seu posicionamento frente a cada tipo de aborto previsto em lei, sejam legais, ilegais ou em regulamentação, fundamentando sua postura em argumentos de análise bioética (e não somente opiniões). 

      CONCLUSÃO ATÉ 25/09/2023 até as 18:00 h.

  • TÓPICO 6 (20/09/2023)- Autonomia do paciente e seus limites. Eutanásia, ortotanásia, suicídio assistido. Diretrizes antecipadas da vontade.

       

     

    • Segue aula com slides com áudio para estudo, juntamente com textos em PDF. São três resoluções e o capítulo do livro Iniciação à Bioética "O Princípio da Autonomia e o Consentimento Livre e Esclarecido" de Daniel Romero Muñoz e Paulo Antonio Carvalho Fortes, páginas 53 a 70.

    • O documentário "Solitário Anônimo" produzido pela Bioeticista Débora Diniz da UnB trata de uma situação real em que os limites da autonomia da pessoa humana são expostos. Um retrato cru da limitação humana dentro da assistência à Saúde.

      Capa do documentário solitário anônimo com imagens desfocadas de uma pessoa.



      E para quebrar um pouco o clima de drama, segue o filme "O impaciente" (Critical Care, 1997). Uma comédia ácida e irônica sobre eutanásia, ortotanásia e distanásia. Em jogo estão a ética, a moral, a lei. Ou a falta delas.

      Para análise e relação com as Diretivas Antecipadas da Vontade.


  • TÓPICO 7 (25/09/2023)- Direito de recusa de tratamento e suas motivações. Convidados: vídeos de representantes da Comissão de Ligação com Hospitais (COLIH).

    Médico entregando receita e paciente recusa com a mão

    • Seguem duas publicações sobre direito de recusa de tratamentos. Uma sobre recusa de transplante renal e uma sobre recusa de transfusões de sangue. Para análise comparativa e ponderações.


    • O vídeo a seguir trata de métodos alternativos às transfusões de sangue. Recomendamos assistir antes do encontro de amanhã para facilitar questões com os convidados.




      E para uma análise posterior, segue o filme "Um ato de esperança" (2017) que trata sobre a recusa de transfusão de sangue por paciente  Testemunha de Jeová com menos de 18 anos. Uma discussão difícil mas estritamente necessária.

      Este vídeo só foi possível ser salvo em formato AVI. Ao fazer o download, se tiver algum problema para rodar o arquivo, recomendamos instalar o VLC MEDIA PLAYER. Programa simples e gratuito para leitura da maioria dos arquivos de mídia. https://www.videolan.org/index.pt-BR.html

      Para ajuste de proporções de tela, usar a aba "vídeo" > proporção de tela > 16:9.

      Capa do DVD Um ato de esperança com os atores.


    • Questão importante...



    • GRAVAÇÃO DA AULA 7 COM A PARTICIPAÇÃO DE MEMBROS DA COLIH.

  • TÓPICO 8 (27/09/2023)- Tratamentos médicos experimentais e ética em pesquisa científica. Humanização em Medicina.


    • Resolução 466/12 Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos - Área da Saúde

      https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//resolucao-cns-466-12.pdf 

      Resolução 510/16 Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos - Ciências Humanas

      https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf


    • Manifestação do colegiado da FM-USP. Por favor, leiam antes de iniciar as atividades. Extremamente útil para o tópico e o momento atual.
    • São três referências para discussão de tratamentos experimentais.

      Um texto, mesmo um pouco antigo, ainda é muito bom para definições dos usos experimentais, off-label e compassivo.

      O outro trata dos perigos da flexibilização no caso da Fosfoetanolamina sintética (FES).

      Por fim, o texto de divulgação sobre a produção de canabidiol no Brasil após pesquisa da FMRP-USP. 

      https://jornal.usp.br/ciencias/canabidiol-desenvolvido-na-usp-chega-as-farmacias/

      Para análise crítica conjunta. E pensar no seguinte questionamento: 

      Por quê substâncias inócuas ganham popularidade e atropelam as pesquisas enquanto substâncias com estudos sérios e com efeitos comprovados enfrentam obstáculos enormes para seu uso por serem derivadas de uma planta com uso considerado ilícito? 

      Para argumentar soluções mágicas, pressa e preconceito.

    • O filme para análise e discussão (e necessário para execução da atividade do tópico) é "Tempo de Despertar" (Awakenings - 1990), com Robin Williams e Robert de Niro, baseado em uma história real.

      Baseado no livro de Oliver Sacks, conceituado neurologista e pesquisador que escreveu vários livros sobre abordagens de quadros neurológicos e psiquiátricos.

      Capa do DVD tempo de despertar


  • TÓPICO 9 (02/10/2023)- Sexualidade humana, reprodução assistida, Transgêneros, discriminação de gênero e sexual.

    Cadeado rosa com coração ao lado de um dourado presos em um cabo de aço

    • Disponibilizamos o livro "Bioética: dilemas e diálogos contemporâneos" (2018), PDF em livre acesso do CREMESP. Por favor leiam o capítulo sobre "Bioética e homoafetividade" - página 97-120.

      O outro material é o capítulo 34 - Aspectos éticos relacionados à reprodução humana assistida em relações homoafetivas, do livro "Bioética, Direito e Medicina" (2020) da Editora Manole, disponível para venda pela internet. https://www.manole.com.br/bioetica-direito-e-medicina/p

      Este segundo texto trata de aspectos da bioética que levaram ao reconhecimento pelo Direito brasileiro do direito à reprodução assistida por homoafetivos e solteiros.

      Aproveitem!

    • Ao longo do tempo, três histórias curtas sobre homoafetividade ocorrem em uma mesma casa. Da década de 60 do século XX aos anos 2000, a evolução ética e moral na sociedade. Isso é mostrado em "Desejo Proibido" (If these walls could talk 2 - 2000). Com Vanessa Redgrave, Sharon Stone e um elenco que faz pensar sobre o tema.CAPA DVD DESEJO PROIBIDO

      E para tratar de um assunto polêmico, "Minha vida em cor de rosa" (1997). A questão de gênero em crianças. Trata de uma forma delicada e lúdica um assunto sério. Fundamental para entender o desenvolvimento infantil, os conceitos de sexo, gênero, papel de gênero, afetividade e sexualidade.

      Capa DVD Minha vida em cor de rosa

    • Responda as  duas questões de associação sobre o tema da aula, após a leitura do material e conteúdo dos filmes, associando à discussão temática apresentada pela Profa. Ms. Dionne Freitas:
      A PARTIR DE  01/10/2021 12:00 h.
      DISPONÍVEL ATÉ :15/10/2021 18:00 h.

  • TÓPICO 10 (04/10/2023)- Discriminação e estigmatização em doenças e estados pessoais.


    • Disponibilizado o capítulo 23 - Bioética e Intolerância: as faces de Janus no espelho, do livro Bioética Fundamentos e Reflexões - Editora Atheneu, 2017, disponível para venda https://www.atheneu.com.br/produto/bioetica-fundamentos-e-reflexoes-82 .

      Segue em conjunto uma aula em Powerpoint com áudio sobre o tema, com conteúdo originalmente preparado para o CREMESP que originou o capítulo do livro acima.



    • Como abordar tantos assuntos sobre discriminação e estigmatização? Assista "Preciosa - Uma história de esperança" (2009).

      Capa DVD Preciosa

    • Elabore um texto de no máximo 40 linhas sobre questões de discriminação e estigmatização na área da saúde que considere mais preocupantes, sendo situações persistentes ou emergentes, dentro de sua perspectiva pessoal. Proponha soluções com base em uma análise bioética consolidada.

      DISPONÍVEL EM: 01/10/2021, 18:00 h.

      CONCLUSÃO: 08/10/2021, 18:00 h.

      1 ÚNICA TENTATIVA. SEM LIMITAÇÃO DE TEMPO PARA ELABORAÇÃO.

  • TÓPICO 11 (09/10/2023)- Morte. O corpo humano morto, consequências éticas e legais.

    Figura sobre a morte como mulher bela e caveira ao mesmo tempo

    • Capítulo 20 - O corpo humano morto, do livro "Bioética, Direito e Medicina" Editora Manole (2020).

      https://www.manole.com.br/bioetica-direito-e-medicina/p



      Educação para a Morte (2005) - Maria Júlia Kovács

      Um texto muito bom para pensar e educar sobre o único fato inevitável da vida: a morte. Para pensar em educar sobre o tema, desde a escola até a vida adulta, não só para profissionais da saúde.

    • Filme "A Partida". Oscar de melhor filme estrangeiro em 2009. Trata do tema morte com sensibilidade, humor, delicadeza. Mostra o que há de mais humano que precisamos aprender.

      Um filme sobre o medo da morte, o medo de morrer, o preconceito com o corpo humano morto - desde que não seja de alguém amado. Um filme que usa o tema morte para tratar de VIDA. Sobre a relação entre pais e filhos, seus erros e acertos, sobre perdão e amor.

      Capa do DVD A Partida

  • TÓPICO 12 (11/10/2023)- Terminalidade da vida, perda, luto e humanização.

    pétalas de dente de leão indo com o vento

    • Seguem um texto curto sobre o tema da aula, acompanhado do PDF de um livro do CREMESP (livre circulação) intitulado "Cuidado Paliativo", com 630 páginas. O livro é para o acervo pessoal de cada um para consultas futuras.



      E para quem precisar lidar com luto em crianças, segue a indicação do livro


       https://www.sinopsyseditora.com.br/livros/o-vovo-nao-vai-voltar-trabalhando-o-luto-com-criancas-369

    • Segue um filme raro. Wit - Uma lição de vida (2001). Com Emma Thompson  no papel de Vivian, professora universitária que se descobre em evolução terminal de uma doença. Mostra dentro da perspectiva da própria personagem o processo de terminalidade, luto antecipado e desumanização na lida com doentes sem perspectiva de prognóstico. Filme excelente, que prende a atenção do início ao fim, para pensar na VIDA.



    • O Dr. Pessanha Júnior é medico e professor de ensino médio em escola pública na cidade de Cajuru, próxima a Ribeirão Preto. criou há mais de 8 anos o Grupo EDUCAÇÃO PARA MORTE que trata do tema árido com crianças e adolescentes. Uma iniciativa fantástica que vem mudando uma geração de estudantes do ensino público. Bioética aplicada!

      Para quem quiser conhecer podem contactá-lo por e-mail

      antoniopessanhahenriquesjunior@gmail.com

      Ou pelo Facebook, pedir para participar do grupo EDUCAÇÃO PARA MORTE. O grupo é restrito, mas basta mencionar o interesse pelo tema e ter cursado essa disciplina comigo.

      Um trabalho maravilhoso para as futuras gerações.

      https://www.facebook.com/groups/158466397658494

    • Grave um vídeo de si mesmo(a) com duração máxima de 2 minutos tratando sobre terminalidade de vida, luto e cuidados paliativos relacionando com o conteúdo do filme Wit. 

      Pode ser em menor resolução mesmo, pois o sistema Moodle só permite upload de arquivos de até 100Mb.

      Eu sei, esta atividade é um desafio e tanto!

      Bom trabalho!

      CONCLUSÃO ATÉ 18/10/2023 até as 14:00 h.


    • Antônio Pessanha Henriques Júnior

      Fone - 16-999966028

      E-mail - antoniopessanhahenriquesjunior@gmail.com

      Facebook - Pessanha Júnior

      Instagram - antonio pessanha henriques júnior


       EPISÓDIO 12 - ACABADORA: https://open.spotify.com/episode/7IWBOZpuvLf6HAhHgVe4hk?si=cebd8915ca4648d0 

  • TÓPICO 13 - AVALIAÇÃO

    • Tarefa ícone
      AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA Tarefa

      Escreva um texto original, com referências em bioética, sobre um dos tópicos da disciplina a sua escolha. Neste texto você deve demonstrar ter compreendido o assunto e defender um posto de vista sobre o mesmo com fundamentos, princípios e argumentos em Bioética. Cite as referências que achar necessárias para fortalecer sua explicação. Qualquer texto usado como leitura durante a disciplina pode ser usado como modelo para a elaboração do seu texto (formato artigo, capítulo de livro, artigo de opinião, etc.).

      DEVE SER ENTREGUE EM FORMATO .docx (Word) ou PDF.

      Sinta-se livre para expor e defender seus posicionamentos pois a finalidade do texto é avaliar sua capacidade de se posicionar de forma coerente em Bioética e não julgar se seus posicionamentos como certos ou errados. 

      Bom trabalho!

      PRAZO ATÉ 18/10/2023 ÀS 18:00 h.

      Disponível se: Você faz parte de qualquer grupo