Topic outline

  • Objetivos:
    Conhecer os principais conceitos e correntes teóricas envolvidas na disciplina.

    Temas: 
    Conceitos: 
    • Políticos: estado, governo, democracia
    • Tecnológico-político-sociais: ciberespaço, cibercultura, ciberdemocracia 
    • Organizacionais - Governança, ESG

    Programação:
    • Aprofundar o entendimento do conceito e visões sobre democracia - discussão de leitura
    • Discussão de propostas de projetos
    • Apresentação de atividades da semana


    Recursos:


    Poema:

    DEMOCRACIA  (por Enzo Juniti Fujimoto, 2023)

    Tenho 22 anos. 

    Mas a espera por mim tem cerca de 5 anos a mais. 

    O encontro dos meus pais tem cerca de 20 anos a mais. 

    Minhas dores na lombar vieram bem depois, aos 17 anos,

    e bem mais recentes são esses meus óculos, que têm 3 anos. 

    134 anos a menos para que fosse 1889,

    e a democracia é isso,

    a memória justa do povo. 

    Em 1964, o meu pai nasceu. 

    Em 1964, a ditadura pôs fim ao seu nascimento. 

    21 anos depois, quase a minha idade, 

    ela acabou, mas ele teve que lutar. 

    Respiro fundo com a luta do meu pai,

    e, ao cumprimentar a minha mãe, 

    que tem uns 50 anos, vejo a flor

    que lhe dei, dois dias atrás, 

    e que murchou justamente hoje. 

    Esbarro na quina do sofá de uns 8 anos, 

    a luta é minha, 

    preso a um sentimento de poder e não poder.

    Carrego o arroz de não mais que dezesseis horas,

    sigo à empresa de mais de oitenta e três anos, 

    muitos ônibus, rios de tráfego, 

    e todas essas palavras, ditas e silenciadas, 

    sequer foram impedidas quando criadas

    1000 anos atrás, 

    e hoje parecem ser, 

    e são com elas, com toda as suas histórias, que grito 

    puta merda! 

    que grito, às seis horas da manhã

    que sono! 

    Um sono de uma vida inteira,

    um cansaço de um ano, 

    um sono pálido de 1964, 

    e, ao entrar no ônibus, e ver

    que estou em saldo no cartão TOP, 

    é formada então uma imagem inútil 

    que não viverá mais que um minuto, 

    e eu me irrito

    com algo que mexeu comigo em segundos.

    E, assim como eu, todos vamos esquecer

    desse dia,

    mais uma vez.


    Leituras:


    Leituras complementares:

    • DOWNS, A. 1999. Uma teoria econômica da Democracia. São Paulo, Edusp.
    • LOSURDO, D. 2004. Democracia ou bonapartismo. Rio de Janeiro, Edufrj e Edunesp. 
    • OLSON, M. A Lógica da Ação Coletiva Edusp. 2011
    • LEVITSKY, S.,  ZIBLATT, D., e AGUIAR, R. Como as Democracias Morrem. Zahar. 2018.
    • BOBBIO, N. A Teorias das Formas de Governo. Edipro. 2017
    • LIJPHART, A. 2008. Modelos de Democracia. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira. Capítulo 1Capítulo 2Capítulo 3.

    Teóricos:

    • ARISTÓTELES. Democracia Clássica

    • HABERMAS, J. e sua obra sobre Democracia Deliberativa e a Esfera Pública

    • HOBBES, T. e suas obras O Leviatã e O Cidadão

    • MAQUIAVEL, N. e sua obra O Príncipe, sobre a necessidade de força do Estado.

    • BOBBIO, N. e suas obras sobre a democracia social-liberal

    • MONTESQUIEU, C.L. e a teoria da separação dos poderes.

    • LOCKE, K. e seu conceito a respeito do contrato social

    • ROUSSEAU. J., e suas visões sobre "a Vontade Geral" e sobre liberdade, igualdade e contrato social

    • MOSCA, G., PARETO, V. e MITCHELS, R. sobre a Teoria das Elites

    • PRZEWORSKI, A. e sua visão de que democracia é o regime onde os partidos perdem as eleições

    • DAHL, R.  e sua visão sobre Poliarquia (possibilidade de contestação política x participação popular)

    • DAWNS, A. e a teoria econômica da democracia

    Links interessantes:

    Atividades:
    • Due: Tuesday, 29 August 2023, 2:00 PM

      Visite o artigo publicado na coluna sobre Sistemas de Informação e Cultura Contemporânea da revista SBC Horizontes:

      Leia-o. 

      Comente aqui suas reflexões e pontos principais da leitura. 


    • Due: Tuesday, 29 August 2023, 2:00 PM

      • 1. Neste fórum, crie um "Novo Tópico" (postagem).
      • 2. Neste tópico/postagem, preencha ou reveja os seguintes itens:
      1. Tema: <descrição do tema de interesse a ser explorado no projeto>
      2. Contexto: <qual o contexto problema onde o projeto se insere/onde você vê este problema ocorrendo>
      3. Conceitos Fundamentais: <liste e defina os principais conceitos envolvidos no projeto. Preferencialmente, use referências.>
      4. Questão de pesquisa:  <questão de pesquisa a ser respondida com o projeto>
      5. Objetivo do Projeto: <objetivos do projeto>
      6. Método:  <método a ser aplicado no desenvolvimento do projeto>
      7. Trabalhos relacionados: <material na literatura e/ou experiências práticas relacionadas ao projeto>
      8. Produtos e resultados esperados: <artefatos principais esperados com a pesquisa>
      9. Contribuições: <contribuições científicas e/ou tecnológicas do projeto>
      Neste ponto da disciplina, basta preencher os três primeiros itens.
      Mas caso você queira preencher os demais, vá em frente!!!!