Produções geradas em anos anteriores no contexto da disciplina:
LIMA, L.F.; ARAUJO, R.M. A call for a research agenda on fair NLP for Portuguese. In: 15th Symposium in Information and Human Language Technology, 2023. (a ser publicado)
ARAUJO, R.M.; FANTINATO, M. . Mineração de Processos: Oportunidades para a Transparência Pública. Computação Brasil, p. 34 - 38, 28 abr. 2023.
ARAUJO, R.M.; PERES, S. M. ; FANTINATO, M. ; UNGER, A. J. ; NEUBAUER, T. R. . Mineração de Processos como Ferramenta para Promoção da Transparência: Oportunidades e Desafios. https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v15i27.567, v. 15, p. 203-218, 2023.
MACEDO, LETÍCIA GOMES DE ; OLIVEIRA, FERNANDO ELIAS DE ;ARAUJO, RENATA MENDES DE. Elicitação de requisitos de Sistemas e Design Thinking no âmbito público: Um estudo de caso na Universidade Federal de Lavras. In: Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico, 2022, Brasil. Anais do X Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico (WCGE 2022). p. 1-12. http://dx.doi.org/10.5753/wcge.2022.222985
NEUBAUER, T. R. ; ARAUJO, R. M. ; PERES, S. M. ; FANTINATO, M. . Transparency promoted by process mining: an exploratory study in a public health product management process. In: Workshop de Computação Aplicada a Governo Eletrônico, 2022, Niterói. Workshop de Computação Aplicada a Governo Eletrônico. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 37-48. http://dx.doi.org/10.5753/wcge.2022.223131
BELUZO, JOSÉ RODOLFO ; DIAS, BRUNO ; CRAVEIRO, GISELE SILVA ; ARAÚJO, RENATA. Re-Public: workflow to publish and reuse Linked Open Government Data. In: SBSI 2021: XVII Brazilian Symposium on Information Systems, 2021, Uberlândia Brazil. XVII Brazilian Symposium on Information Systems. New York: ACM, 2021. p. 1. http://dx.doi.org/10.1145/3466933.3466943
Metas de Avaliação:
Execução de tarefas semanais.
Leitura, interpretação e discussão de textos acadêmico-científicos.
Desenvolvimento de um estudo teórico ou prático relacionado ao tema (temas sugeridos pela disciplina ou trazidos pelos alunos) com duas apresentações ao longo da disciplina. Formato: artigo, protótipo, vídeo, ou outro formato proposto pelo aluno.
Elaboração de materiais de produção/divulgação científica a partir dos trabalhos.