Possibilitar ao pós-graduando, a partir da conceituação teórica, a compreensão da complexidade do turismo e sua relação com os diversos campos do conhecimento científico. Visa aprofundar o discente na multiplicidade e interdisciplinaridade da atividade turística, de maneira que ele possa imbuído de conhecimentos teóricos atuar de forma contextualizada e crítica no desenvolvimento do turismo. Pretende apresentar ao estudante as principais correntes teóricas existentes em turismo e fornecer subsídios para que ele possa analisar criticamente à produção científica turismo com a qual tem contato.
Apresentar os principais métodos utilizados para a pesquisa acadêmica em Turismo.
Contribuir para o entendimento das relações entre o Lazer e o Turismo, na questão das Políticas públicas governamentais, não governamentais, corporativas e privadas, discutindo suas peculiaridades, âmbitos, e elementos de planejamento.
Analisar e discutir a realidade do mercado de empresas de turismo no Brasil considerando os processos de gestão empregados nos vários tipos de organizações que compõem o setor turístico, com especial atenção às agências de turismo, que são empresas que têm importante papel na conjunção entre prestadores de serviços e consumidores.