Programação

  • Ementa básica

    1. Filosofia da ciência
    2. Aspectos formais da pesquisa científica em turismo
    3. Métodos quantitativos de pesquisa em turismo
    4. Métodos qualitativos de pesquisa em turismo


    Trabalho final


    Critério de avaliação

    Cálculo da nota final
    • Atividades de aulas (Glauber): 2,0
    • Atividades de aulas (Thiago): 2,0
    • Trabalho Final: 6,0

    Conceito final:
    • A: 8,5 a 10
    • B: 7 a 8,4
    • C: 5 a 6,9
    • R: 0 a 4,9

    • Realizar um estudo preliminar de adaptação e validação de uma escala de mensuração de um construto relacionado ao turismo. Selecionar uma escala desenvolvida e validada em um artigo em periódico científico de turismo com JCR>6. Traduzir a escala, validar a tradução e aplicá-la a uma amostra conveniente de 25 a 50 pessoas. O objetivo não é propriamente validar a escala, mas sim estabelecer as bases para um eventual posterior esforço de aplicação do instrumento a uma amostra ampla para efetiva validação. Coletas de dados realizadas por meio de redes sociais para evitar contribuir para a proliferação de questionários nesse ambiente. Os dados coletados devem ser transformados em um banco de dados e analisados com auxílio do R. A entrega será composta por um arquivo no formato de artigo científico curto, discutindo teoricamente o construto, descrevendo os procedimentos metodológicos adotados e os resultados obtidos. Além do arquivo de texto, devem ser entregues o script do R e o banco de dados. O trabalho deve ser realizado em grupo de até 3 pessoas. Apenas um membro do grupo deve entregar o trabalho via eDisciplinas (lembrar de indicar o nome de todos os componentes do grupo na capa do trabalho). Prazo de entrega: 20/12.

      Descrição da sequência de etapas e análises esperadas.

      Referências

      Metodológicas

      1. Adaptação e validação de instrumentos psicológicos entre culturas: algumas considerações. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300014
      2. A review of guidelines for cross-cultural adaptation of questionnaires could not bring out a consensus. https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2014.11.021
      3. Adapting Educational and Psychological Tests for Cross-Cultural Assessment. https://books.google.com.br/books?id=po15AgAAQBAJ&lpg=PP1&ots=yy1xcx3Osj&dq=scale%20adaptating%20validating%20methodological&lr&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q=scale%20adaptating%20validating%20methodological&f=false
      4. Translation and validation of study instruments for cross-cultural research. https://doi.org/10.1053/j.gastro.2003.10.016
      5. Cross-Cultural Translation: Methodology and Validation. https://doi.org/10.1177/0022022194254006
      6. Scale Development in Tourism Research: Advocating for a New Paradigm. https://doi.org/10.1177/0047287518800391


      Exemplos de estudos de adaptação e validação de escalas

      1. Desenvolvimento e Propriedades Psicométricas da Escala de Atitude em Relação à Ciência. https://doi.org/10.1590/1413-82712019240413
      2. Adaptação e validação de construto da Escala de Satisfação no Trabalho. https://doi.org/10.1590/S1413-82712006000200008
      3. Adaptação tanscultural de escala de auto-estima para adolescentes. https://doi.org/10.1590/S0102-79722007000300007
      4. Tradução e adaptação para o português da Escala de Compulsão Alimentar Periódica. https://doi.org/10.1590/S1516-44462001000400008
    • Apresentação
      Para quem escolher trabalhar com métodos qualitativos, rascunhe e desenvolva uma pesquisa a partir das estratégias (e técnicas) de investigação que foram apresentadas em aula. Para tanto, será preciso abordar, discutir e explicar os pressupostos filosóficos, as estratégias de investigação e técnicas de pesquisa empregados. Apresente resultados encontrados, bem como o processo de emprego da abordagem e das técnicas (especialmente suas limitações e possíveis aperfeiçoamentos).

      Objetivo
      : Identificar, compreender e aplicar, de maneira adaptada, métodos qualitativos em turismo, com emprego de técnicas específicas.

      Natureza do trabalho: Trabalho de pesquisa aplicada (com coleta de dados), a ser realizado em trios em e entregue de forma escrita no prazo indicado (veja mais detalhes abaixo - Etapas)

      Etapas:
      1. Ponderar, a partir dos projetos de pesquisa pessoais, possíveis usos e benefícios de métodos e técnicas qualitativos, de maneira que o trabalho da disciplina sirva de exercício/treinamento.
      2. Estude o conteúdo e as referências indicadas nas aulas do módulo qualitativo (especialmente a primeira aula do Módulo Qualitativo). A este material, agregue outras fontes que, nas suas buscas, parecerem úteis. Construa uma panorama geral da seleção de trabalhos selecionados, como contexto de referência para a elaboração e desenvolvimento de sua própria pesquisa. (Dica: se isso for bastante bem alinhado com sua pesquisa de mestrado/doutorado, este panorama pode alimentar seções metodológicas das dissertações ou teses)
      3. A partir da etapa 2, escolha um trabalho publicado em periódico no estrato A, que tenha empregado uma abordagem qualitativa, com atenção para as técnicas empregadas. Ele servirá de base para a concepção e realização do seu trabalho.
      4. Construa seu esquema metodológico, apresentando em detalhes as técnicas selecionadas, inclusive algum ajuste a pesquisa em tela, como sustentação empírica para o trabalho em questão.
      5. Aplique a pesquisa, atentando para levantar dados desejados, mas também descrever como a pesquisa se desenvolveu, como forma de mapear o processo, suas limitações e êxitos. Neste caso, para além  dos resultados concretamente, o objetivo é observar atentamente como esta abordagem metodológica se desenvolve, como oportunidade de experimentá-la e apreendê-la.
      6. Apresente os resultados e uma breve análise sobre como sua abordagem foi útil, adequada e apropriada.

      Formato de apresentação
      :
      A entrega será composta por um arquivo no formato de artigo científico curto (até 5.000 palavras), discutindo teoricamente o construto, descrevendo os procedimentos metodológicos adotados e os resultados obtidos - o que inclui um debate sobre o processo de construção e aplicação do esquema metodológico proposto.
      O trabalho deve ser realizado em grupo de até 3 pessoas. Apenas um membro do grupo deve entregar o trabalho via eDisciplinas (lembrar de indicar o nome de todos os componentes do grupo na capa do trabalho).

      Algumas referências gerais

      Balomenou, N. & Garrod, B. (2019). Photographs in tourism research: Prejudice, power, performance and participant-generated images, Tourism Management,70, p. 201 217, https://doi.org/10.1016/j.tourman.2018.08.014.

      Bryant & K. Charmaz (Eds.) (2007). The Sage handbook of grounded theory. Sage.

      Creswell, J. W. (2013). Qualitative inquiry and research design: Choosing among five traditions. Sage

      Decrop, A. (1999).  Triangulation in qualitative tourism research. Tourism Management, 20 (1),  157-161, https://doi.org/10.1016/S0261-5177(98)00102-2.

      Denzin, N. K. & Lincoln, Y. S. (Eds.) (2005). Handbook of qualitative research. Sage

      Frohlick, S., & Harrison, J. (2008). Engaging ethnography in tourist research: An introduction. Tourist Studies, 8(1), 5–18.
      https://doi.org/10.1177/1468797608094926

      Hillman, W. & Radel, K. (Eds.) (2018). Qualitative Methods in Tourism Research: Theory and Practice. Channel View.

      Okumus, F., Rasoolimanesh, S.M. and Jahani, S. (Ed.) (2022). Contemporary Research Methods in Hospitality and Tourism, Emerald Publishing Limited.

      Tasci, A. D.A., Wei, W. & Milman, A. (2020). Uses and misuses of the case study method, Annals of Tourism Research, 82,
      https://doi.org/10.1016/j.annals.2019.102815 



  • [Aula 1] 09/08 - Filosofia da ciência - Glauber Santos

    Programa

    1. Apresentação dos docentes
    2. Apresentação da disciplina
    3. Aspectos filosóficos da pesquisa em turismo

    Bibliografia

    Leituras obrigatórias


    Leituras recomendadas

  • [Aula 2] 16/08 - Lógicas de pesquisa - Glauber Santos

    Bibliografia

    Leitura obrigatória
    • POPPER, K. R. A Lógica da Pesquisa Científica. Cap. 1. São Paulo: Cultrix, 2009.

    Leituras recomendadas
    • Åsvoll, H. (2014). Abduction, deduction and induction: can these concepts be used for an understanding of methodological processes in interpretative case studies? International Journal of Qualitative Studies in Education, 27(3), 289–307. https://doi.org/10.1080/09518398.2012.759296
    • Blaikie, N. (2004). Abduction. In M. Lewis-Beck, A. Bryman, & T. Futing Liao (Eds.), The SAGE Encyclopedia of Social Science Research Methods (pp. 1–2). Thousand Oaks. https://doi.org/10.4135/9781412950589.n1
    • Blaikie, N. (2004). Deduction. In M. Lewis-Beck, A. Bryman, & T. Futing Liao (Eds.), The SAGE Encyclopedia of Social Science Research Methods (p. 243). Thousand Oaks. https://doi.org/10.4135/9781412950589.n1
    • Blaikie, N. (2004). Induction. In M. Lewis-Beck, A. Bryman, & T. Futing Liao (Eds.), The SAGE Encyclopedia of Social Science Research Methods (p. 486-487). Thousand Oaks. https://doi.org/10.4135/9781412950589.n1
    • Cherniss, J., & Hardy, H. (2022). Isaiah Berlin (The Distinction between the Sciences and the Humanities). In: E. N. Zalta (ed.), The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Metaphysics Research Lab, Stanford University. https://plato.stanford.edu/entries/berlin/#DistBetwNatuHumaScie.
    • Corbetta, P. (2003). Social Research: Theory, methods and techniques. Sage.
    • Kuhn, T. (2006). A Estrutura das Revoluções Científicas. Perspectiva.
    • Mattos, P. L. C. L. de. (2003). O que diria Popper à literatura administrativa de mercado? Revista de Administração de Empresas, 43(1), 60–69. https://doi.org/10.1590/S0034-75902003000100007
    • Neuman, W. L. (2014). Social Research Methods: Qualitative and Quantitative Approaches. Pearson Education.
    • Rosenberg, A. (2012). Philosophy of Social Science (4th ed.). Westview Press.
    • Schmidt, P., & Santos, J. L. dos. (2007). O pensamento epistemológico de Karl Popper. ConTexto, 7(11), 1–15.
    • Weber, R. (2004). Editor’s Comments: The Rhetoric of Positivism versus Interpretivism: A Personal View. MIS Quarterly, 28(1), iii–xii. https://doi.org/10.2307/25148621
  • [Aula 3] 23/08 - Epistemologias de Pesquisa e abordagens qualitativas (Thiago Allis)

    Programa

    1. Do paradigma dominante a paradigmas emergentes
    2. Paradigmas pós-positivistas: o papel do interpretativismo
    3. Estratégias de investigação (tipos e aplicabilidade)


    Bibliografia


    Leituras obrigatórias

    • Cresswell, J. W. (2013). Qualitative Inquiry & research design: choosing from five approaches. 3a. ed. 



    Leituras complementares
    • (Favor consultar nos slides da aula)

    Artigo sobre abordagem decoloniais na pesquisa científica:

    Decolonising epistemologies



  • [Aula 4] 30/08 - Método científico - Glauber Santos

    1ª Parte (14h-15h45)

    Palestra Multi-level Modelling and Experimental Design in Tourism and Leisure Research

    Guliz Goskun (Sakarya University of Applied Sciences, Turquia)





    2ª Parte (16h15-18h)

    Considerar as mesmas referências da Aula 2.

    Não haverá tarefa.

  • 06/09 - Não Haverá Aula - Semana da Pátria

  • [Aula 5] 13/09 - Outras perspectivas filosóficas e introdução aos métodos quantitativos - Glauber Santos

  • 20/09 - Não Haverá Aula - Seminário ANPTUR

  • [Aula 6] 11/10 - Pesquisa participante - Reinaldo Pacheco

    Programa

    A nossa programação inclui uma primeira aproximação com a chamada "pesquisa participante". Sugiro como leitura obrigatória o livro "Repensando a pesquisa participante", organizado por Carlos Rodrigues Brandão. Acho que não terão dificuldade em encontrar arquivo em circulação. No entanto, iremos nos concentrar neste encontro no texto de apresentação (Participar-Pesquisar) e no capítulo seguinte, de autoria de Marcela Gajardo (Pesquisa participante: propostas e projetos). Desta forma, a leitura será da página 7-48, o que é o bastante para cerca de duas horas. Mas anotem indagações, destaquem trechos para a discussão. Minha aula NÃO é expositiva! Dependo da interação com vocês! 


    Bibliografia

    Leituras obrigatórias
    • Brandão, C. R. (1984). Repensando a pesquisa participante. Brasiliense.


    Leituras complementares
    Como leitura complementar, indico os artigos que seguem (link para PDF):
    a) um artigo que "apresenta o método de observação participante e ressalta algumas de suas vantagens na aplicação a pesquisas em marketing sobre turismo e lazer".

    b) para marcar minha posição aqui de "estudos do lazer" indico ainda um artigo muito interessante que usa a "pesquisa participante" para investigar o significado da prática do futebol como lazer entre trabalhadores de um hospital. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692003000400012


    Indico ainda dois vídeos para conhecerem um pouco mais do autor/organizador que é reconhecido no campo da "pesquisa participante", o Prof. Carlos Rodrigues Brandão, que nos deixou recentemente! Que seja uma homenagem a ele esse encontro!

    https://youtu.be/0tyOfSI6z0k



    EXTRA!!

    Para além dessas duas aulas, deixo indicada a possibilidade de discutir e Pesquisa Radicalmente Qualitativa e o uso de imagens nas ciências sociais, filme etnográfico e antropologia compartilhada. A Profa. Dra. Rose Satiko Gitirana Hikiji, do Departamento de Antropologia, conversou conosco em 2021 sobre o uso de imagens, mais especificamente "filmes" (documentários e até mesmo etnoficção) nas ciências sociais. Penso que há uma oportunidade imensa de crescimento deste tipo de abordagem em pesquisas no campo do Lazer e Turismo. Para que vocês conheçam um pouco mais sobre esse tipo de trabalho, assistam:

    "Trajetórias pessoais na Antropologia Visual": https://www.youtube.com/watch?v=M4ISQpmIniQ

    Para que possamos conversar sobre a importância do uso de imagens de maneira "científica", convido para que leiam a dissertação de uma colega de vocês do DOUTORADO, a Milena Manhães. A dissertação de mestrado dela merece ser lida deste ponto de vista metodológico:

    http://pos.eicos.psicologia.ufrj.br/pt/pesquisa/producao-academica/dissertacoes/dissertacoes-de-mestrado2019/

    Além disso, a Profa. Rose indicou a vocês que acompanhem o "Prêmio Pierre Verger" de filmes etnográficos organizado pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA). O concurso tem por objetivo "premiar produções fílmicas e fotográficas de cunho antropológico que apresentem qualidade técnica, heurística e estética reconhecidas na área" (site da ABA).

    https://ppv.abant.org.br/

    No caso das produções da USP, grande parte dos filmes ficam disponíveis em: http://lisa.fflch.usp.br/

    Para acessar a ABA: http://www.portal.abant.org.br/apresentacao/

    https://www.facebook.com/ABA.antropologia/posts/1101652063188984/

    Se puderem assistam o filme WOYA HAYI MAWE, recentemente premiado!

    Sobre o "Prêmio Pierre Verger": https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/o-que-fazer-no-rio-de-janeiro/noticia/2020/10/23/premio-pierreverger-reune-filmes-debates-e-ensaios-fotograficos-em-edicao-on-line.ghtml

    Assistam também:

    a) Lá do Leste - disponível em http://lisa.fflch.usp.br/node/58

    b) http://lisa.fflch.usp.br/tabuluja

    Site para consulta: http://www.usp.br/ladoleste/


    Artigos sugeridos:

    1) Caffé, C., & Hikiji, R. S. G. (2012). A Arte e a Rua: uma Experiência Colaborativa Audiovisual com Artistas de Cidade Tiradentes. Revista De Cultura E Extensão USP, 7, 41-51. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v7i0p41-51 

    disponível em http://www.revistas.usp.br/rce/article/view/46574/50331

    2) Hikiji , R. S. G., & Chalcraft, J. (2017). O visto e o invisível. Cadernos De Campo (São Paulo 1991), 25(25), 437-447. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v25i25p437-447 (disponível em

    http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/130732)

    3) Chalcraft, Jasper, Josep Juan Segarra, e Rose Satiko Gitirana Hikiji. 2017. “Bagagem Desfeita: A Experiência Da imigração Por Artistas Congoleses”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 2(1). São Paulo, Brasil. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2017.129448. (disponivel em http://www.revistas.usp.br/gis/article/view/129448)

  • [Aula 7] 18/10 - Multimétodos para pesquisas multissituadas - Bianca Freire Medeiros

    Leituras obrigatórias

  • [Aula 8] 25/10 - Etnografias - José Guilherme Magnani


    Bibliografia

    Leituras obrigatórias
    • Magnani, J. G. C., Spaggiari, E., Nogueira, M. H. V. G.,  Chiquetto, R. V. & Tambucci, Y. B. (2023). Etnografias urbanas: quando o campo é a cidade. Vozes.

    Leituras complementares

  • [Aula 9] 01/11 - Pesquisa ação e Pesquisa militante ou politicamente engajada - Reinaldo Pacheco

    Programa

    O objetivo deste encontro será discutir o alcance e as possibilidades da "pesquisa-ação" e até mesmo da"pesquisa-militante", versão ainda mais radical. Aliás, por falar em radicalidade, iremos discutir também a"pesquisa radicalmente qualitativa" e as "investigações baseadas em arte". 

    Como leitura obrigatória, gostaria que vocês lessem um clássico, Michel Thiollent, "Metodologia da Pesquisa Ação". Sugiro obviamente que leiam o livro todo, mas pediria que se concentrassem no CAPÍTULO II - Concepção e organização da pesquisa (p.47-72).


    Bibliografia

    Leituras obrigatórias

    • Thiollent, M. (1986). Metodologia da Pesquisa Ação. Cortez: Autores Associados.


    Leituras recomendadas


    Deixo ainda, como complementar, os seguinte artigos:

    a) Toledo RF, Giatti LL, Jacobi PR. Action research in interdisciplinary studies: analysis on criteria that can be revealed only through practice. Interface (Botucatu). 2014; 18(51): 633-46.

    https://www.scielosp.org/pdf/icse/2014.v18n51/633-646/pt

    b) Longano, Anna Carolina. “As diferentes sensações de um b-o-r-d-ad-o em uma investigação feminista radicalmente qualitativa”. H-ART. Revista de historia, teoría y crítica de arte, nº 6 (2020): 130-149 https://doi.org/10.25025/hart06.2020.08

    https://revistas.uniandes.edu.co/doi/full/10.25025/hart06.2020.08#readcube-epdf

    c) Bringel, Breno; Maldonado, E. Emiliano. Pensamento Crítico Latino-Americano e Pesquisa Militante em Orlando Fals Borda: práxis, subversão e libertação. Revista Direito e Práxis, vol. 7, núm. 13, 2016, pp. 389-413.

    https://www.redalyc.org/pdf/3509/350944882014.pdf

    Vale a pena também ver este vídeo, no qual Thiollent narra sua trajetória e repensa os fundamentos da pesquisa-ação.

  • [Aula 10] 22/11 - Métodos de Pesquisa Quantitativa - Glauber Santos

  • [Aula 11] 29/11 - Métodos de pesquisa quantitativa - Glauber Santos

  • [Aula 12] 06/12 - Métodos de pesquisa quantitativa - Glauber Santos