1. Apresentar tipos de conhecimentos e crenças humanas, destacando a composição, importância e contribuições do conhecimento científico. Apontar a discussão atual sobre a importância do pensamento complexo em ciência, discutindo os limites do determinismo, fragmentação e reducionismo científico;
2. Apresentar a importância e a estrutura básica de construção do pensamento científico em Gerontologia, como também a postura do pesquisador;
3. Promover o raciocínio interdisciplinar amplo e a problematização do envelhecimento e da velhice vistos de maneira multideterminada e multifacetada, apresentando formas de investigação que fazem interface com a Gerontologia. Dar-se-á destaque as contribuições da área da Psicologia, Biologia, Ciências Sociais, Gestão e Saúde;
4. Apontar as etapas de realização de um projeto e desenvolvimento de pesquisa em Gerontologia, ressaltando a importância da escolha de métodos e técnicas de investigação coerentes com a fundamentação teórico-conceitual delineada. Destacar a importância da ética em ciência;
5. Elencar e discutir as fontes de financiamento e agências de fomento de pesquisa nacionais e internacionais, como também discutir o trajeto a ser realizado para atuar na área acadêmico-científica;
6. Apresentar bases de dados e técnicas para a realização e organização de levantamento e revisão bibliográfica, normas técnicas, escolha de palavras-chave e composição de mapas conceituais.
7. Aprimorar a versão do projeto de pesquisa entregue na seleção de mestrado, seguindo os moldes da FAPESP.
- Docente: Humberto Miguel Garay Malpartida
A disciplina de Promoção da Saúde no Envelhecimento visa propiciar ao aluno um panorama geral da evolução histórica do campo da promoção da saúde, apresentando conceitos, história natural das doenças, princípios, estratégias e campos de ação, e suas relações com a velhice e o envelhecimento no Brasil e no mundo.
- Docente: Rosa Yuka Sato Chubaci
Estudar os aspectos sensoriais, neurológicos e biomecânicos envolvidos no controle dos movimentos corporais de pessoas idosas, em especial as alterações de movimento e postura decorrentes do processo de envelhecimento e das doenças neurológicas mais frequentes nessa fase da vida.
- Docente: Caio Ferraz Cruz
- Docente: Ruth Caldeira de Melo
Apresentar os aspectos relativos à constituição e ao desenvolvimento do campo gerontológico, às suas principais teorias, paradigmas e ao capital intelectual atual. Analisar tópicos clássicos de investigação gerontológica que ilustram a contribuição interdisciplinar na compreensão de temas relativos ao envelhecimento.
- Docente: Ruth Caldeira de Melo