Aperçu des sections
-
Neste item você encontrará as diretrizes do plano de estágio para os estudantes que forem estagiar nos CELs; um roteiro modelo para as entrevistas; o termo de consentimento esclarecido para os que optarem por realizar as entrevistas (com coordenadores, professores e estudantes); as linhas gerais do plano de estágio apresentado e discutido em aula; e as modalidades e horas de estágio deste primeiro semestre.
-
Segue modelo de plano de estágio a ser enviado à Diretoria de Ensino ou entregue aos responsáveis pela unidade do CEL no qual você irá estagiar.
-
-
POLÍTICA LINGUÍSTICA DA UNIÃO EUROPEIA
a) Documentação referente à Abordagem Comunicativa:- Niveau Seuil- Livello Sogliab) Documentação referente à Perspectiva Acional:- Quadro Europeu (em português)- Cadre Européen (em francês)- Quadro Comune (capítulo em italiano) -
Tema da semana: concepções de língua, ensino e aprendizagem. Todas e todos foram convidados a indicar num Padlet suas respectivas definições sobre os três conceitos. Posteriormente, discutimos os conceitos em sala de aula.
-
Concepções de método, metodologia e abordagem.
Nesta semana, discutimos as diferenças nas concepções acima. Método, conjunto de procedimentos. Metodologia, termo adotado por alguns pesquisadores ao se referir aos métodos de ensino de LEs. A título de exemplo, Puren prefere o termo metodologia por considerar que define melhor os procedimentos adotados em determinado período. Para este pesquisador, a metodologia audiovisual abrange os métodos repetitivo e imitativo. Além disso, elaboramos, conjuntamente, o questionário para entrevistas com gestores, professores e alunos das instituições de ensino com as quais os estudantes mantém ou mantiveram contato durantes os respectivos estágios de observação. O roteiro encontra-se disponível no item Orientações dos estágios.
-
SEMANAS 5, 6, 7 e 8 - HISTÓRICO DAS METODOLOGIAS
Nas salas de aula de LEs, podem ser observados objetivos e estratégias das mais diferentes orientações teóricas, o que nem sempre apresenta-se favorável ao aprendizado. Tais situações expressam a influência das diferentes metodologias de ensino de idiomas e que, por terem sido consolidadas, muitas ao longo de séculos, são consideradas como cânones da didática de línguas estrangeiras. Com o intuito de compreender as origens dessas diferentes posturas educacionais, faremos uma breve "viagem no tempo" com intuito de conhecer essa história dos "métodos", do Gramática-Tradução aos Audiovisuais.. Vamos conhecer também aspectos teóricos da Abordagem Comunicativa que propõe novos olhares sobre o aprendizado de idiomas . Para tanto, vamos nos servir de textos, slides e vídeos.
-
-
Análise de materiais didáticos (livros) e materiais virtuais (sites e aplicativos).
-
A partir das explanações da professora (aula 10) e da leitura de textos em francês e italiano referentes à análise de livros didáticos (aula 11) elaborou-se coletivamente uma grade com parâmetros para análise de materiais didáticos impressos e online (sites e aplicativos). Tal grade poderá subsidiar uma das modalidades de estágio previstas para o semestre: Investigar - análise de material didático.
-
-
Histórico da Legislação Educacional Brasileira referentes às LEs
-
-