Indice degli argomenti
-
A presente disciplina visa a contribuir para a formação do professor mediante o exame das especificidades do exercício da profissão docente no ambiente escolar. Para tanto, propõe o estudo das teorizações sobre o ensino e sua relação com a Didática, considerando as características do cotidiano da sala de aula, assim como os condicionantes socioculturais relativos à organização e o desenvolvimento do trabalho pedagógico. Nesse sentido, pretende-se analisar a natureza da relação professor-aluno-conhecimento, bem como problematizar a questão da disciplina e da avaliação escolar, de modo a dotar o futuro docente de condições para criar alternativas de atuação.
Professora: Paula Perin Vicentini - E-mail: paulavicentini91@gmail.com
Monitor: Wagner Scopel Falcão - E-mail: wagnerscopel@usp.br
Grupo de WhatsApp da turma: https://chat.whatsapp.com/JYU1SOisq5VICKUMXq4zTL -
-
Beatriz Milhazes. O mágico (2001).
-
ATIVIDADE:Na primeira semana, vocês deverão assistir ao filme Ser e Ter para que possamos discuti-lo na aula do dia 15/08.Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S3NvjK3iHQkSinopse: St. Etienne sur Usson é uma pequena localidade rural no centro da França. Lá, o professor Georges Lopez trabalha sozinho em uma escola que tem apenas uma sala de aula, e se dedica a seus alunos, entre 4 e 11 anos. O documentário Ser e Ter acompanha esse dedicado mestre e seus aluninhos por vários meses. Lopez é apaixonado por seu trabalho, e deseja que as crianças não apenas aprendam as disciplinas escolares, mas também a cortesia e valores. Claro, são crianças, e elas podem às vezes fazer seus coleguinhas chorarem, com aquela "crueldade" típica da infância. Outros alunos não conseguem prestar atenção nas aulas. Nada tremendamente fora do normal. Mas é isso que o professor Lopez ama. O que ele fará da vida quando se aposentar? O diretor Nicolas Philibert pesquisou centenas de escolas em toda a França antes de se decidir pelo grupo de Lopez. O documentarista acompanhou praticamente todo um ano letivo, resultando em 600 horas de filme, e a edição foi premiada com o César (o maior prêmio do cinema francês) da categoria - o longa ainda foi indicado a melhor filme e diretor, e venceu como melhor documentário no European Film Awards.
-
- Apresentação da ementa e das avaliações da disciplina- Discussão sobre o documentário Ser e Ter (França, Diretor: Nicolas Philibert, 2002).Disponível em
-
Participação na Aula Magna do Programa de Pós-Graduação da FEUSP
Tema: Pluralidade cultural como tema transversal, diálogo com movimentos sociais e questões para pesquisa
Informações sobre a aula: https://www4.fe.usp.br/eventos/evento?evento=6749
Local: Auditório da FEUSP
Transmissão:
-
📖 Leitura principal:
AZANHA, José Mario Pires. Uma reflexão sobre a Didática. 3º Seminário A Didática em questão. Atas, vol. I, 1985, p. 24-32.
⬇️ Breve história da Didática:
📺 Para conhecer um pouco da história da Didática, assistir a videoaula, ministrada pelas professoras Rita de Cassia Gallego (FEUSP) e Vivian Batista da Silva (FEUSP):
📝💡 Para saber mais:
🗃️ Acervo - José Mario Pires Azanha:
📽️ Assistir o debate promovido no evento VIVENCIANDO 2020: PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROCESSOS NO ENSINO NÃO PRESENCIAL, em que os professores Domingos Fernandes (Universidade de Lisboa) e Romualdo Portela de Oliveira (Universidade de São Paulo), ao debaterem questões relativas à avaliação no ensino remoto, oferecem uma excelente reflexão acerca da natureza do trabalho docente e dos processos de ensino-aprendizagem: -
A proposta pedagógica da Escola de Aplicação da FEUSP, as práticas diferenciadas de ensino e a inclusão escolar
Diálogos com as professoras Fabiana Dias e Rosanna Claudia Bendinelli.
EL AULA - LEANDRO ERLICH
Todas essas impossibilidades cairão
Tomara que antes de nós
Mas elas sairão daqui
Nós merecemos
O unguento de sonhar
Que tudo se pode
Mesmo que saibamos que não
Não é hora para negativas
Mesmo porque não temos tanto tempo
[...]
Tudo isso que nos judia vai acabar
Porque nós vamos ter
A gentileza de nos superarmos
E fazermos coisas tão delicadas
Como ter calma
Quietude e humanidade
RUIZ, Eduardo. A Judiação vai acabar. In________. Violenta.
São Paulo: Quatro Contos, p. 97-98. -
Participação no Seminário Internacional Desafios e Reinvenções da Escola Pública
Período: 18/09/2023 a 22/09/2023
Mais informações: https://www4.fe.usp.br/eventos/evento?evento=6463
-
-
📖 Leituras principais:
1) NÓVOA, António. Os Professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019, e84910, p. 1-15. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?format=pdf&lang=pt.2) hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF, 2013, “Introdução” e “Pedagogia engajada”, p. 9-24 e 25-36.
https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/images/bell_hooks_-_Ensinando_a_Transgredir_1.pdf
_________________________📝💡 Para saber mais:
📚 Tardif, Maurice & Raymond, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, nº 73, Dezembro/00, p. 209-244.
📚 HUBERMAN, Michaël . O Ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.) Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992, p. 31-61.📽️ Assistir as entrevistas, em que diferentes profissionais da educação relatam as suas trajetórias profissionais, tratando do início no magistério, das questões enfrentadas no dia-a-dia da sala de aula, do desenvolvimento do trabalho em equipe e da maneira pela qual elas se construíram um estilo próprio de exercer a docência. São elas:👩🏫 Rosa Helena Carvalho. O início na profissão docente: desafios e conquistas. Entrevista realizada por Paula Perin Vicentini: http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=2458
👩🏫 Rosa Maria Rogério. A rede municipal de ensino de SP e o trabalho do coordenador pedagógico. Entrevista realizada por Paula Perin Vicentini:
http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=3532👩🏫 Cibele Lucas Faria. A constituição dos modos de ensinar. Entrevista realizada por Paula Perin Vicentini:http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=3115
A seguir, além da obra Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade, indicamos mais dois livros que compõem a Trilogia do Ensino de bell hooks. Esse conjunto de obras apresenta e propõe reflexões acerca da educação e de suas interseccionalidades, tomando como referência a experiência e a trajetória de vida da autora enquanto uma mulher negra e de origem social menos favorecida que viveu, nos anos 1960 e 70, a segregação racial e a luta pelos direitos sociais e civis nos Estados Unidos, além da inspiração que as obras de Paulo Freire e de Thich Nhat Hanh provocaram na sua formação intelectual.📚 hooks, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. Trad. Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021.
📚 hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Trad. Bhuvi Libânio. São Paulo: Elefante, 2020.
Também sugerimos que assistam ao debate realizado na Sessão Especial - MESA 4: Ensinando a transgredir: educação como prática de liberdade, promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, na 40ª Reunião Nacional da ANPEd - 2021, cujo tema foi “Educação como prática de Liberdade: cartas da Amazônia para o mundo!”.
📝💡 Para saber mais:
📚 hooks, bell. Educação democrática. In: CASSIO, Fernando (org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019, p. 243-254.
📚 hooks, bell. bell hooks fala sobre Paulo Freire: o homem, seu trabalho. Versão original: hooks, bell. bell hooks speaking about Paulo Freire – the man, his work. In: MCLAREN, P.; LEONARD, P. (orgs.). Paulo Freire: A critical encounter. London: Routledge, 1993.
-
PARTE 2 - FORMAÇÃO, APRENDIZAGEM, DISCIPLINA E RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO: DIFERENTES PONTOS DE VISTA
-
-
-
Pintura de Emygdio de Barros, s/d. Museu de Imagens do Inconsciente -
-
Documentário sobre Pierre Bourdieu.
-
-
-