Enrolment options
A meta principal do curso é a realização de um trabalho interdisciplinar por meio de resolução
de problemas de modo a sensibilizar os alunos para a prática docente e para o compromisso
com as instituições públicas de ensino, visando o desenvolvimento dos objetivos para o
desenvolvimento sustentável (ODS), em especial os ODS 4, 6, 11, 13 e 15. É também uma
meta da disciplina desenvolver os conteúdos por meio de Situações Geográficas, em outras
palavras, Resolução de Problemas Geográficos e Interdisciplinares para aplicarmos os
conceitos e categorias da área por meio de recursos tecnológicos tais como: storymaps,
aplicativos de GIS, óculos para realidade aumentada, imagens de satélite e foto aera,
modelagem, sand box, Google Earth, GeoGebra, entre outros. Pretende-se estimular a
discussão sobre o desenvolvimento do raciocínio geográfico e o pensamento espacial, além de
relacionar os conceitos de espaço e tempo e outras categorias e áreas de conhecimento,
fundamentais para a construção do conhecimento geográfico e interdisciplinar. No contexto
da disciplina espera-se que os estudantes da pedagogia e demais licenciaturas compreendam e
aprimorem os conceitos estruturantes da geografia escolar numa perspectiva interdisciplinar
para a Educação Básica, para que possam desenvolver conteúdos criticamente e criativamente
entendendo as culturas e as sociedades, em seus diferentes tempos históricos, territórios e
paisagens, compreendendo melhor o Brasil, sua diversidade regional e territorial, e sua
inserção, singular e responsável, na história da sua família, comunidade, nação e mundo. Uma
abordagem importante neste contexto é estimular por meio dos significados dos espaços a
dimensão dos elementos físicos naturais e os construídos pelas sociedades por meio de
diferentes linguagens, incluindo a cartográfica e os diferentes tipos de representações e
Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Essa disciplina visa desenvolver procedimento
que estimulem uma ação pedagógica investigativa com base nas concepções teóricas e
metodológicas das Ciências Humanas que devem desenvolver a observação a partir de
diferentes indivíduos, situações e objetos capazes de trazer à tona dinâmicas sociais. Diante
disso, desenvolver atividades que estimulem a alfabetização cartográfica e o pensamento
espacial, visando o raciocínio geográfico. Analisar e elaborar atividades que tenham como
referência as metodologias por investigação, argumentação e resolução de problemas no
Ensino de Geografia.
- Docente: Sonia Maria Vanzella Castellar
Guests cannot access this course. Please log in.