Programação

  • Semana 1 - Apresentação do curso

    Olá, esta semana iniciamos a disciplina EDM699 – Introdução ao Letramento Midiático e Informacional.    

    A semana 1 apresenta como tema principal uma reflexão sobre o processo de expressão audiovisual sob a perspectiva da experiência. Como objetivos desta semana temos:

    1. Apresentar a disciplina;

    2. Introduzir a prática de expressão audiovisual;

    A disciplina visa à introdução das relações entre mídia, tecnologia e educação em contexto contemporâneo (escolar e social) destacando a relevância e a confiabilidade da informação sem quaisquer obstáculos ao pleno usufruto dos cidadãos em relação aos seus direitos à liberdade de expressão e ao direito à informação.

    Principais tendências das pesquisas na área; políticas de acesso às novas mídias; habilidades para produção do conhecimento; alfabetização midiática e informacional; uso de audiovisuais para fins pedagógicos; uso de tecnologias digitais como espaços de aprendizagem e expressão.

    Recorrendo ao trabalho de construção de projetos didáticos com mídia, contribuindo para que os alunos da disciplina tornem-se autores de programas, projetos e conteúdos educacionais nas diferentes mídias. Também busca atingir alguns objetivos da Declaração de Grünwald (1982), da Declaração de Alexandria (2005) e da Agenda de Paris da UNESCO (2007).

    Desenvolver subsídios para que os profissionais da educação se posicionem criticamente a respeito de sua prática e do papel desempenhado pelas tecnologias digitais de comunicação na criação de um novo ambiente educacional.

    Apresentamos os objetivos da disciplina:

    ·         Identificar aspectos teóricos e práticos referentes aos meios de comunicação no contexto das diferentes mídias e no uso integrado das linguagens de comunicação: sonora, visual, impressa, audiovisual, informática e telemática, destacando sua articulação com os processos de ensino e aprendizagem;

    ·         Elaborar propostas pedagógicas concretas para utilização dos acervos tecnológicos disponibilizados à escola no desenvolvimento de atividades curriculares nas diferentes áreas do conhecimento no contexto escolar e social;

    ·         Estimular a formação de leitores críticos(as), autoria na produção e a criação de projetos de uso integrado das diferentes mídias disponíveis e favorecendo o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para seu manejo, assim como na gestão em tecnologia educacional;

    ·         Criar oportunidades de acesso e permanência aos espaços do ensino e à utilização de novas mídias e das tecnologias da informação e da comunicação, atualizando as linguagens e renovando as estratégias didáticas articuladas com o letramento midiático e informacional.

    Como uma primeira aproximação, no início da disciplina, sugerimos a leitura do seguinte texto que explora os impedimentos e as possibilidades da experiência, passando por conceitos de conhecimento, informação, opinião, tempo e trabalho, bem como, nos aproxima das ideias de sujeito e de saber da experiência propostas por Jorge Larrosa.

    a) Larrosa, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20–28, 2002. (http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf)

    Atividades:

    Responder o questionário sobre seu consumo midiático no link a seguir para conhecermos melhor o grupo de alunos matriculados na disciplina: https://forms.gle/TmEnfYZjQmGegBKJ6

    Após a leitura do texto, propomos que realize uma primeira experiência de expressão audiovisual, com o auxílio de um dispositivo eletrônico com câmera, produzindo um vídeo de no máximo 01 minuto de duração sobre a temática da experiência. Como o arquivo do vídeo de 1 minuto é razoavelmente pequeno, disponibilize no link indicado para a entrega da atividade “Experiência 1 – Vídeo Minuto".

    Prazo de entrega da atividade “Experiência 1 – Vídeo Minuto”.: até dia 13-08-2023

    Teremos um horário reservado semanalmente para Plantão de apoio da disciplina, este horário é reservado semanalmente para plantão de apoio, se houver necessidade de ajuda, dúvidas, esclarecimentos, acerca das atividades e conteúdos das disciplina.
    É uma atividade opcional.
     NÂO SERÁ DISPONIVEL PARA A PRIMEIRA ATIVIDADE.

    Erasmo Silva: e-mail erasmo.silva@usp.br

    Bom trabalho e fiquem bem!

  • Semana 2 – Leituras críticas de propagandas

    Olá, esta é a segunda semanas da disciplina EDM699 – Introdução ao Letramento Midiático e Informacional.

    Semana 2 visa promover experiências formativas para que professores, estudantes e população em geral possam desenvolver suas habilidades de exercício do pensamento crítico, contribuindo para que todos fiquem menos vulneráveis ao consumo que fazem das mídias em geral. Os objetivos da semana são:

    1.     Problematizar a circulação de propagandas em mídias sociais e TV;

    2.     Refletir sobre a importância do letramento midiático para combater a leitura ingênua das peças publicitárias;

    As técnicas de propaganda são projetadas para atrair e prender a atenção das pessoas. É importante ser capaz de reconhecer e resistir a técnicas persuasivas que podem ser usadas para atalho ou bloqueio do pensamento crítico.

    Mas quais técnicas persuasivas tendem a tomar atalho, bloquear ou interferir no pensamento crítico?

    Hoje pretendemos reconhecer quatro técnicas comuns usadas na propaganda e também identificar exemplos de propaganda em publicidade, relações públicas, entretenimento, ativismo e educação.

    PARA INÍCIO DE CONVERSA: TÉCNICAS DE PROPAGANDA

    As técnicas de propaganda são projetadas para atrair e prender a atenção, ativando emoções fortes e promovendo um ou outro pensamento para criar um senso de urgência. A propaganda pode ser uma ferramenta poderosa para ativismo, mas a maneira como as pessoas respondem à propaganda pode ser imprevisível. Às vezes, as pessoas têm dificuldade em reconhecer e resistir às técnicas de propaganda quando fortes técnicas emocionais bloqueiam o pensamento crítico.

    Técnica 1: Ativar emoções fortes

    A propaganda joga com as emoções humanas para direcionar o público para o objetivo desejado. Os espectadores sentem uma curiosidade, carinho, amor, raiva, poder, humor, inspiração, tristeza, esperança e até orgulho. Pesquisas mostraram que informações e eventos são mais memoráveis quando ligados a uma forte emoção. O realizador audiovisual entendeu como adaptar psicologicamente as mensagens para ativar as emoções das pessoas, a fim de criar reações fortes que suprimem o pensamento crítico.

     Técnica 2: Responder às necessidades e valores do público

    A propaganda eficaz transmite mensagens, temas e linguagem que atraem diretamente, e muitas vezes exclusivamente, grupos específicos e distintos. Por exemplo, para os jovens há um apelo através da bajulação, reconhecendo como eles usam as mídias sociais para documentar todas as partes de suas vidas e se conectar com pessoas de todo o mundo. O vídeo ativa um senso de idealismo, ao sugerir que ações pequenas e bem coordenadas podem causar um grande impacto nos políticos. O vídeo comunica solidariedade geracional, sugerindo que os adolescentes ocidentais podem ajudar os adolescentes de outras regiões do mundo. Ao criar mensagens que apelam diretamente às necessidades, esperanças e medos de adolescentes e jovens, que desejam um futuro melhor para seus próprios filhos, o vídeo torna-se mais pessoal e relevante para o público-alvo.

     Técnica 3: Simplificar informações e ideias

    A propaganda bem-sucedida conta histórias simples, muitas vezes usando narrativas, metáforas, imagens e repetições. Fatos e opiniões são usados estrategicamente, pois a propaganda pode usar informações precisas e verdadeiras, ou meias-verdades, opiniões, mentiras e falsidades. Usando o poder da linguagem e das imagens, o vídeo pega uma questão global complexa e, usando um rótulo simples, a transforma em uma marca.

     Técnica 4: Atacar oponentes

    A propaganda pode servir como uma forma de guerra política e social para identificar e difamar os oponentes. Atacar os oponentes também incentiva o pensamento de "ou-ou" ou "nós-eles". Coloca os espectadores em um pedestal, posicionando-os como heróis, ativando sentimentos de orgulho coletivo. No final do vídeo, provoca o julgamento, onde o que fazemos ou não fazemos, no momento, afetará todas as gerações vindouras. O uso hábil de vídeos e mídias sociais pode ser poderoso, embora as consequências do uso da propaganda possam ser imprevisíveis.

     

    A propaganda prospera na ignorância...

    Quando a propaganda parece informação, as pessoas podem não ter o contexto para avaliar sua qualidade. Muitas empresas criam e distribuem boletins de notícias, projetados para parecer notícias e jornalismo. Como uma importante forma de relações públicas, os comunicados à imprensa fornecem informações, mas também comunicam o ponto de vista da empresa ou do autor que as criou. Experimentamos muitas formas de propaganda como um tipo de informação. Reunindo informações de muitas fontes diferentes e examinando o contexto da propaganda contemporânea, as pessoas aprofundam sua capacidade de avaliar as mensagens que recebem.

     Elementos-chave do contexto:

    - Mensagem: Qual é a natureza das informações e ideias que estão sendo expressas?

    - Técnicas: Quais símbolos e estratégias retóricas são usados para atrair a atenção e ativar a resposta emocional? O que os torna eficazes?

    - Meios de comunicação e formato: como a mensagem chegou às pessoas e qual a sua forma?

    - Ambiente e contexto: onde, quando e como as pessoas podem ter encontrado a mensagem?

    - Receptividade do público: como as pessoas podem pensar e se sentir sobre a mensagem e quão livres são para aceitá-la ou rejeitá-la?

     

    Por que abordar o tema da propaganda é importante na educação contemporânea?

     Durante o século 20, houve muito discurso público sobre propaganda. Infelizmente, nos últimos anos, o estudo da propaganda diminuiu em muitos contextos educacionais. Ao mesmo tempo, estamos cercados mais do que nunca por uma exposição quase constante à publicidade, ao ciclo de notícias de 24 horas e a uma variedade cada vez maior de mídias de informação e entretenimento. As teorias de desinformação, disputa de narrativas, partidarismo e conspiração fazem parte do ambiente da mídia. Com o volume significativo de mensagens em nossas vidas diárias chegando de muitas formas e de tantos canais diferentes, pode ser difícil reconhecer a propaganda.

    Hoje, as pessoas podem se sentir sobrecarregadas com toda a mídia em nossas vidas, o que pode levar a um fenômeno de "desativação" em que estamos expostos à propaganda, mas não reconhecemos ativamente como isso está influenciando nossas emoções, atitudes, conhecimento e comportamento.

    O pensamento crítico sobre a propaganda e o entendimento das intenções da propaganda são responsabilidades cruciais da cidadania no século XXI. Ao entrar em uma discussão sobre propaganda contemporânea, somos convidados a pensar sobre o poder da comunicação e nossas responsabilidades como autores e público. A discussão de novas formas de propaganda permite examinar questões sobre o uso e o impacto potencial de novas mídias e tecnologias.

    As crianças são consideradas sensíveis e vulneráveis à publicidade, por isso a propaganda para esse público deve ser regulada cuidadosamente.

    Por ser um público vulnerável e persuadido com facilidade, as crianças são vistas pelas empresas como parte relevante do mercado. Para o Idec, tendo como base o artigo 37 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), a publicidade direcionada ao público infantil é abusiva pois se aproveita da deficiência de julgamento e experiência da criança. O Conselho Federal de Psicologia afirma que “além da menor experiência de vida e de menor acúmulo de conhecimentos, a criança ainda não possui a sofisticação intelectual para abstrair as leis (físicas e sociais) que regem esse mundo, para avaliar criticamente os discursos que outros fazem a seu respeito”.

    Ciente da importância do monitoramento dessas práticas, o Idec, em parceria com outras organizações da sociedade civil e grupos de pesquisa científica relacionados ao tema de publicidade de alimentos, lançou em 2019 o Observatório de Publicidade de Alimentos (OPA), com o principal objetivo de receber denúncias de publicidades abusivas ou enganosas de alimentos.

    Atividades:

    • Atividade 1. “Um comercial de televisão para o comunismo” (individual)
    • Atividade 2. Onde encontrar propaganda (individual)
    • Atividade 3. Análise Crítica (individual)

    Após a realização da atividade peço por gentileza que disponibilizem no link de entrega para que possamos entender os significados atribuídos sobre o assunto. (entrega no Moodle)

    Salve o arquivo com seu nome e a data de realização. (Por exemplo: Maria e João_14082023), para acompanharmos os registros individuais no drive.

     

    PARA SABER MAIS

    Os recursos abaixo ajudarão você a aprender mais sobre como a análise crítica da propaganda é incorporada ao ensino e aprendizagem em todo o mundo, bem como sobre a atualidade desse debate.

    https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/91585/codigo-de-defesa-do-consumidor-lei-8078-90#art-37 . Acesso ao artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, da Lei 8.078 de 11 de setembro de 1990.

    https://www.ushmm.org/propaganda/. Explora a propaganda histórica neste site desenvolvido no Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos.

      . Criança, A Alma do Negócio, documentário que apresenta importantes reflexões sobre as relações entre infância e consumo.

     https://publicidadedealimentos.org.br/.  Link de acesso para o Observatório de Publicidade de Alimentos (OPA), iniciativa do Instituto Brasileiro de defesa do Consumidor (Idec). 

     https://propaganda.mediaeducationlab.com/node/1 Projeto americano de análise de propaganda da Profa. Renne Robbs.


    Bom trabalho e fiquem bem!

  • Semana 3 – O olhar sensível no campo da experiência

    Olá, entramos na terceira semana da disciplina EDM699 – Introdução ao Letramento Midiático e Informacional.

    A Semana 3 propõe uma sensibilização do olhar e explorar as experiências de expressão e análise audiovisual, bem como sobre o processo de produção. Os objetivos desta semana são:

    1. Refletir individual e coletivamente sobre os sentidos/significados em relação às experiências.

    2. Explorar o processo de produção/elaboração

    Durante o próximo encontro apreciaremos as produções realizadas (vídeo de 01 minuto entregue na primeira semana) e compartilharemos suas análises/sentidos/significados em relação às experiências realizadas na dimensão de “análise” das produções diversas e na dimensão de “expressão” na realização do seu produto “vídeo de 1 minuto”.

    Na aula do dia 21/08/2023 conversaremos sobre as experiências de expressão audiovisual. 

    Bom trabalho e fiquem bem!

  • Semana 4 – Os meios de comunicação e seu papel na sociedade contemporânea I

    Olá, chegamos na quarta semana da disciplina EDM699 – Introdução ao Letramento Midiático e Informacional

    A Semana 4 propõe uma reflexão sobre Fake News, discurso de ódio e Educação, evidenciando a relevância desses temas no contexto atual. 

    Os seguintes objetivos constituem a semana:

    1. Ampliar os conhecimentos acerca das Fake News que promovem o discurso de ódio;

    2. Produzir discussões acerca da pertinência e das implicações dessa abordagem nas práticas docentes;

    O texto sugerido apresenta uma discussão sobre a relação entre “Fake News” e discurso de ódio de autoria de Marcelo ANDRADE e Magda PISCHETOLA publicado na revista E-curriculum da PUC-SP. No referido texto são mencionado dois materiais que foram analisados que seguem os links abaixo.

    a)   ANDRADE, M.; PISCHETOLA, M. O discurso de ódio nas mídias sociais: a diferença como letramento midiático e informacional na aprendizagem. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 4, p. 1377-1394, out./dez. 2016.

    https://www.researchgate.net/publication/319402208_O_DISCURSO_DE_ODIO_NAS_MIDIAS_SOCIAIS_A_DIFERENCA_COMO_LETRAMENTO_MIDIATICO_E_INFORMACIONAL_NA_APRENDIZAGEM

    b) compartilhamos os dois materiais que foram utilizados no estudo, a seguir:

     Bolsonaro - Mostrando a real situação da educação

     

     

    Revista NOVA ESCOLA checa discurso de Bolsonaro sobre


     

    Para saber mais:

    As oportunidades proporcionadas pela Internet ofuscam muito os desafios. Sem nos esquecermos disso, ainda podemos resolver alguns dos problemas que surgem. O discurso de ódio online é um desses problemas. Mas o que exatamente é discurso de ódio online e como podemos lidar com isso de forma eficaz?

    Essa complexidade exige uma abordagem informada e diferenciada para identificar e limitar o “discurso de ódio”. Esse é especialmente o caso no que diz respeito ao mundo da expressão online, como explica esta publicação organizada pela UNESCO.

    https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000233231

                Nesta coletânea organizada pela UNESCO, poderá encontrar mais informações sobre as relações entre o Letramento midiático e informacional contribuindo para os direitos humanos, combatendo a radicalização e o extremismo.

    https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246371.page=25

    Para combater o discurso de ódio no campo da Educação

    Afrontar el discurso de odio: respuestas educativas

    https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000382290_spa

    As políticas das grandes plataformas referentes a discurso de ódio durante a COVID-19

    https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377720_por

    Fake Check

    O detector de Fake News Fake Check é uma plataforma que foi criada pela junção de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Diferentemente de uma agência, a plataforma utiliza aprendizagem de máquina e inteligência artificial para avaliar se um texto é verdadeiro ou falso.

     Atividades:

    Atividade de desconstrução do discurso de ódio.

    Após a leitura do texto sugerido, e dos dois vídeos analisados no estudo, participe das discussões: Combater o discurso de ódio que tem sido propagado pelas mídias sociais é uma função da escola? O professor está preparado para esse papel?

    Bom trabalho e fiquem bem!

  • Semana 5 e 6 – Os meios de comunicação e seu papel na sociedade contemporânea II

    Olá, a quinta e sexta semanas da disciplina EDM699 – Introdução ao Letramento Midiático e Informacional inicia-se.

    A Semana 5 e 6 trazem uma abordagem sobre questões relacionadas às Fake News e a Educação. Esta semana tem os seguintes objetivos:

    1. Discutir as características das Fake News e estratégias de identificação;

    2. Fomentar o debate sobre práticas de letramento midiático e informacional na escola;

    O texto selecionado nos aproxima da ideia de Fake News científica e traz à tona os aspectos que influenciam na sua credibilidade. Na investigação, a articulação de um discurso persuasivo, a renda familiar e a escolaridade aparecem como fatores determinantes desse fenômeno, além de encontrarmos um perfil de sua ocorrência e as suas relações com o letramento científico.    

    Discussão que pode ser importante no atual momento que o movimento anti-vacina ressurge com apoio das mídias sociais. Portanto, conhecer as características das Fake News pode ajudar na elaboração de estratégias de enfrentamento, e a Educação surge como um campo importante no contexto atual.

    a)  Gomes, S. F., Penna, J. C. B. de O. e Arroio, A. Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, 2020.

    (https://www.researchgate.net/publication/342885785_Fake_News_Cientificas_Percepcao_Persuasao_e_Letramento)

    A pós-verdade é uma notícia falsa

    https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/146577

    O artigo propõe que o novo é o Facebook, o Google e o Twitter, não a tentativa de contar mentiras ou falsificar informações, o que sempre existiu na história do mundo.

    Para saber mais:

    - Is media literacy an urgent issue in education for all?

    https://www.researchgate.net/publication/321127647_Is_media_literacy_an_urgent_issue_in_education_for_all

    O artigo localiza o papel da mídia em perspectiva crítica, explicitando as contradições e as possibilidades inerentes aos seus usos. Ao inserir o tema da mídia no contexto educacional, por meio da disseminação das novas tecnologias, o faz dentro de uma visão de letramento midiático voltado a formação de consumidores e produtores de mídia conscientes e engajados na construção de sociedades democráticas.    

    Atividades:

    Atividade de análise sobre Fake News e discurso de ódio

    Para realizar esta atividade reflexiva, escolha duas notícias  (01 sobre Fake News e 01 sobre discurso de ódio). Siga as orientações para a realização da atividade. As orientações completas estão disponíveis no link abaixo.

    Após a realização da atividade peço por gentileza que disponibilizem no link de “entrega” para que possamos entender os significados atribuídos sobre o assunto. Salve o arquivo com seu nome e a data de realização. (Por exemplo: Maria_10092023), para acompanharmos os registros individuais.

    Prazo de entrega 10/09/2023 23h00 am.

    Bom trabalho e fiquem bem!


  • Semana 07 - Semana da Educação

    Conforme orientação da Comissão de graduação as atividades realizadas durante a semana da Educação de 2023 devem ser consideradas atividades letivas integrando os programas das disciplinas.

  • Semana 08 – Competências Midiáticas do professor

    Olá, chegamos na oitava semana da disciplina EDM699 – Introdução ao Letramento Midiático e Informacional, entramos na parte final da disciplina.

    A Semana compreende uma discussão sobre as Competências Midiáticas de professores, de estudantes e da sociedade em geral. Os objetivos da semana são:

    1. Estudar as competências Midiáticas na sociedade contemporânea;

    2. Refletir sobre a formação de professores e as competências midiáticas;

    3. Conhecer os documentos orientadores da UNESCO e legislação brasileira.

    A realidade social e tecnológica está mudando as formas de comunicação irreversivelmente.
    É necessária uma mudança de perspectiva no campo acadêmico, transcendendo a inclusão de dispositivos tecnológicos na sala de aula ou o interesse no instrumental, em benefício de um tratamento integrado de mídias e tecnologias na educação.

    O desenvolvimento da competência da mídia na educação é um desafio para os professores que consideram contribuir para obter cidadãos ativos na sociedade de hoje.

    Sugerimos assistir uma curta entrevista com José Luis García, professor e consultor para formação de professores na Espanha. O professor compartilha sua visão e experiência em relação à formação contínua de professores, atendendo a novas demandas e à oferta de cursos de treinamento que estão sendo realizados em relação à alfabetização midiática.

    Nesta breve conversa com Joán Ferrés, professor da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona na Espanha, ​​nos oferece uma reflexão sobre a necessidade de incluir a educação para a mídia no sistema educacional para melhorar o nível de competência dos cidadãos na mídia. O professor também compartilha sua visão de como a educação emocional de crianças e jovens está ligada à sua interação com a mídia.

    Documentos e legislação:

    Introduzimos dois materiais produzidos pela UNESCO, em um dos textos são apresentados fundamentos para apoiarem a elaboração e políticas públicas sobre o tema. E no segundo texto, a UNESCO propõe um currículo para formação de professores sobre Letramento Midiático e Informacional. Os documentos foram elaborados com contribuições e participação de especialista de diferentes regiões do planeta. Sugerimos como material base para a semana a leitura das páginas indicadas em cada texto.

    Textos de Referência:

    Textos de Referência: 

    • Base Nacional Comum Curricular (MEC) - Introdução - P. 7 a 15.

    http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

     

    Textos complementar:

    • Orientações Didáticas do Currículo da Cidade: Tecnologias para a aprendizagem (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo)

    https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/11/od-cc-tecnologias-para-aprendizagem.pdf

    • Currículo da Cidade para o Ensino Fundamental: Tecnologias para a aprendizagem (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo)

    https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/10/cc-ef-tecnologias-para-aprendizagem.pdf

    ·         Documento Orientador Atividades escolares não presenciais (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)

    http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/documento-orientador-atividades-escolares-nao-presenciais.pdf

    . Versão atualizada do currículo da UNESCO ( Media and information literate citizens: think critically, click wisely!)
    https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377068?22=null&queryId=N-EXPLORE-44b39f59-f324-4d6c-b44c-884a66579ee8

    Atividades:

    No dia 30 de outubro de 2023, após a leitura dos materiais disponibilizados você participará de uma discussão sobre a temática “Competências Midiáticas de professores”.

    Atividade no Fórum sobre Competências Midiáticas

    Na primeira semana do curso você respondeu um questionário e avaliou suas competências midiáticas tanto na dimensão de análise quanto na dimensão de produção/expressão. Agora é um bom momento para você repensar sobre suas competências midiáticas. Compartilhe no fórum sua percepção acerca das competências, ter consciência de suas competências alterou sua "dieta midiática" (consumo)? Mudou seu consumo de mídia?

    Bom trabalho e fiquem bem!

  • Semana 09 – Produção e uso das mídias no ensino mediado via tecnologia

    Olá, entramos na nona semana da disciplina EDM699 – Introdução ao Letramento Midiático e Informacional.

    A semana 9 compreende os objetivos:

    1. Conhecer a organização pedagógica de cursos mediados via tecnologia;

    2. Identificar os diferentes atores na modalidade de ensino mediado via tecnologia;

    Realizaremos uma sessão, no dia 06-11-2023, para discussão sobre a temática “Produção de material didático na educação mediada por tecnologia: a importância do papel docente”, com a participação da designer instrucional Nadia Rubio Pirillo da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo)

    Atividades:

    Assista ao vídeo, segue o link de acesso, no qual a professora Thaís Tezani apresenta uma introdução sobre a temática da produção de mídias no contexto do ensino mediado via tecnologias.

    A seguir, algumas questões que poderão orientar a assistência do vídeo e reflexão acerca da temática da semana.

    •       Quais materiais podem ser criados para um curso on-line?

    •       Quais são as suas características do material para curso não presencial?

    •       Elaboração de conteúdos para cursos on-line poderia ser conversão de cursos presenciais?

    •       Como elaborar um planejamento para educação mediada via tecnologias?

    •       Como elaborar conteúdos para cursos on-line?

    .        Quem produz os materiais para os cursos on-line?

     

    Para saber mais, sugerimos um texto opcional para quem tiver interesse em aprofundar sobre o assunto.

     Zanetti, Alexsandra. ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

    http://www.cead.ufjf.br/wp-content/uploads/2015/05/media_biblioteca_elaboracao_materiais.pdf

     Distância Transacional, assistir aos primeiros 12 minutos do vídeo com o professor Romero Tori da Escola Politécnica da USP.

    https://www.youtube.com/watch?time_continue=107&v=gfGiDqOUuEA&feature=emb_logo

     No livro selecionado, encontram-se diversos temas, como o de fundamentos educacionais, os métodos de ensino e o uso de recursos didáticos no âmbito do ensino on-line. Ele é sugerido como uma fonte bibliográfica de suporte.

     Bates, T. Educar na Era Digital: design, ensino e aprendizagem. Tradução de Teaching in a Digital Age: guidelines for designing teaching and learning São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

    (http://www.abed.org.br/arquivos/Educar_na_Era_Digital.pdf)

    Bom trabalho e fiquem bem!

    • Material de apoio utilizado na apresentação pela Nadia

    • Este artigo tem como objetivo investigar as características de dois tipos de vídeos: um intencionalmente concebido e produzido para uso em ensino a distância e outro que é um registro em sala de aula para uso em ensino a distância. Por conta disso, foram selecionados dois vídeos representativos do canal do YouTube Canal USP. Ambos os vídeos foram analisados quanto à duração, enquadramento, posição da câmera e conduta do instrutor. No vídeo intencionalmente desenhado, a voz do instrutor é sincronizada com elementos da tela; o público mantém contato visual; a câmera está imóvel; tem curta duração. As conclusões são que os professores podem desenvolver apresentações audiovisuais com base na forma como os princípios instrucionais multimídia funcionam e maximizar a sua eficácia.

  • Semana 10 – Competências midiáticas: Prática de comunicação e expressão audiovisual I

    Olá, entramos na decima semana da disciplina EDM699 – Introdução ao Letramento Midiático e Informacional.

    A Semana 10 propõe o desenvolvimento de suas competências midiáticas por meio da prática de comunicação e expressão audiovisual. Os objetivos da semana são:

    1. Implementar a prática de comunicação e expressão audiovisual;

    2. Propiciar o desenvolvimento de competências midiáticas;

    Para esta semana realizaremos uma discussão sobre a temática “Competências Midiáticas: Prática de comunicação e expressão audiovisual” no ambiente da disciplina com apoio do fórum. Também serão discutidas orientações para elaboração de projeto final de comunicação e expressão audiovisual.

    Formação dos grupos para atividades de produção audiovisual.

    Elaboração de um roteiro e produto, a escolher:

    - Produção de vídeo de 5 a 10 minutos abordando suas práticas e reflexões relacionadas ao letramento midiático e informacional (com roteiro);

    - Produção de uma transmissão ou live sobre conteúdo relacionado ao letramento midiático e informacional para plataformas Youtube ou Facebook (com roteiro);

    - Produção de vídeo-aula de 5 a 10 minutos abordando conteúdos curriculares do Ensino Fundamental (com roteiro);

    - Produção de vídeo de 3 a 5 minutos destinado ao público da Educação Infantil (com roteiro);

    Atividades:

    Atividade de prática de comunicação e expressão audiovisual com intencionalidade pedagógica

    Nosso encontro está agendado para 13 de novembro de 2023, para orientações da atividade de projeto final de comunicação e expressão audiovisual (produto e respectivo roteiro).

    Sugerimos um recurso educacional aberto (REA) disponibilizado pela UNIVESP que pode contribuir na organização de seu roteiro para a produçao audiovisual com um modelo de roteiro sugerido, https://apps.univesp.br/uma-camera-e-uma-ideia/

    Também disponibilizamos alguns produtos e respectivos roteiro que possam auxiliar no processo de criação e produção de seu produto audiovisual.

    Sugerimos algumas experiências como exemplos que poderão auxiliar nesse processo:

    Licenciatura em Química - 16º Bimestre Disciplina: Química, Sociedade e Cotidiano (Etnoconhecimento)– QHS - 001 Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

    - Vídeo-aula (externa) e seu roteiro 


    Licenciatura em Química - 16º Bimestre Disciplina: Química, Sociedade e Cotidiano (Artes) – QHS - 001 Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

    - Vídeo-aula (estúdio) e seu roteiro 

     

    Licenciatura Univesp - Práticas para o Ensino de Ciências - 10º Bimestre - SEP - 101 Curso de Licenciatura em Ciências Naturais Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

    - Vídeo-aula (sala) sobre atividade prática

     

    O Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP apresenta a palestra "Narrativas e crises: o melhor e o pior do ser humano" com Dalmo Borba.

    - Live https://www.youtube.com/watch?v=7y2uAn-ekHc

     

    Projeto colaborativo na Educação Infantil sobre Folclore Brasileiro desenvolvido em São Carlos- SP. E também documentação (making of) do processo.

    Making of -

    Produção -

     

    Projeto de Prática de letramento midiático no Ensino de Biologia, com produções realizadas por alunos de Ensino Médio.

    Link do vídeo

    Link do vídeo

    Link do vídeo

     

    Engenharia Univesp – Química Geral - 4º Bimestre - QG - 101 Curso de Engenharia Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.


    Bom trabalho e fiquem bem!

  • Semana 11 - Imagem e som e experiências imersivas

    Olá, esta é a décima primeira semana da disciplina EDM699 – Introdução ao Letramento Midiático e Informacional.

    Semana 11 consiste na discussão, sobre a educação em espaços não formais, com foco em experiências imersivas.  Com o avançao das tecnologias digitais foram criadas plataformas para veiculação de produções audiovisuais. Mostras e festivais de audiovisual também migrama para as plataformas possibilitando um numero maior de usuáriaos o acesso aos acervos e expeirências audiovisuais diversas em diferentes contextos, locais e cinematrografias. Os objetivos da semana são:

    1.     Estudar e refletir individual e coletivamente sobre possíveis experiências educativa em espaço não formal;

    2. Discutir sobre experiências imersivas no audiovisual;

    Atividades:
    Sugerimos participarem da experiência do Science Film Festival - Brasil 2023, ao realizar o cadastro você terá acesso ao acervo de filmes selecionados para a mostra de 2023.

    https://www.goethe.de/prj/sff/pt/lae/sak/bra.cfm

    Após explorar o acervo da mostra de filmes selecione dois produtos para diferentes faixas etárias e realize uma análise considerando as possibilidades de desenvolvimento das competências midiáticas da audiência conforme a proposta de Ferrés e Piscitelli (2015) com as 06 dimensões na perspectiva da análise e consumo.

    A data para entrega da atividade é até o dia 27 de novembro de 2023.

    Explore o acervo, dissemine o endereço da mostra para que mais pessoas possam apreciar os materiais e amplier o repertório de experiências.

    Bom trabalho.

    • Após explorar o acervo da mostra de filmes do Science Film Festival 2023 (Festival de Cinema Científico) selecione dois produtos para diferentes faixas etárias e realize uma análise considerando as possibilidades de desenvolvimento das competências midiáticas da audiência conforme a proposta de Ferrés e Piscitelli (2015) com as 06 dimensões na perspectiva da análise e consumo. Para alguns filmes há disponibilidade de material pedagógico para utilização por professores. 

      Para cada um dos filmes selecionados inicie com uma contextualização sobre o filme, ano de produção, local, narrativa etc. Considere elementos da linguagem audiovisual e potencialidades pedagógicas.

      Salve o arquivo com seu nome e a data de realização. (Por exemplo: Maria_20112023), para acompanharmos os registros individuais.

  • Semana 12 – Competências midiáticas: Prática de comunicação e expressão audiovisual II

    Olá, entramos na décima segunda semana da disciplina EDM699 – Introdução ao Letramento Midiático e Informacional.

    A Semana 12 propõe a continuidade da realização da prática de comunicação e expressão audiovisual. Os objetivos da semana são:

    1. Implementar a prática de comunicação e expressão audiovisual;

    2. Propiciar o desenvolvimento de competências midiáticas;

    Para esta semana realizaremos acompanhamento dos projetos finais de práticas de comunicação e expressão audiovisual.  Realizaremos orientações para execução de projeto final de comunicação e expressão audiovisual, conforme os roteiros de cada projeto.

    1. Acompanhar o processo de desenvolvimento de competências midiáticas;

    2. Refletir sobre o processo de comunicação e expressão audiovisual;

    3. Refletir sobre o Letramento midiático e informacional na formação de professores:

     

    Atividades:

    - Responder um questionário eletrônico que será disponibilizado oportunamente, somente após apreciar os produtos realizados pelos colegas (necessário analisar no mínimo um produto para responder o questionário);

    - Apreciação dos produtos realizados pelos(as) estudantes na atividade de prática de comunicação e expressão audiovisual que estão disponibilizados do ambiente virtual (os roteiros e projeto já entregues já estão disponíveis)

    Bom trabalho e fiquem bem!

  • Semana 13 – Encerramento

    Olá, entramos nas última semana da disciplina EDM699 – Introdução ao Letramento Midiático e Informacional.

    As Semanas 13 consistem no encerramento da disciplina. Os objetivos da semana são:

    1. Acompanhar o processo de desenvolvimento de competências midiáticas;

    2. Refletir sobre o processo de comunicação e expressão audiovisual;

    3. Refletir sobre o Letramento midiático e informacional na formação de professores.


    Os roteiros e respectivos produtos estão disponíveis para apreciação das produções realizadas.

    Na semana 13 , no dia 04 de dezembro de 2023 termina o prazo para responderem ao formulário sobre apreciação das produções audiovisuais realizadas e disponibilizadas no ambiente virtual.

    Nesta semana ocorrerá o encerramento da disciplina nesta última aula,

     Atividade Final:

    - Apreciação dos produtos realizados na atividade de prática de comunicação e expressão audiovisual para as Competências Midiáticas que serão disponibilizados nesta galeria (roteiros e respectivos produtos);

    - Responder o questionário eletrônico após análise de ao menos uma produção que não seja de sua autoria (disponível em breve)

    Bom trabalho e fiquem bem!