Diagrama de temas

  • BIENVENUE!     BENVENUTI!

    Ementa das disciplinas

    As disciplinas Metodologia do Ensino de Francês e Metodologia do Ensino de Italiano II estão situadas no currículo da Licenciatura tendo por objetivo estabelecer a integração entre os conteúdos pedagógicos e os específicos (língua francesa/língua italiana), assim como entre as teorias pertinentes à aprendizagem, ao ensino e à produção de conhecimento e as práticas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, busca oferecer aos estudantes, futuros professores, oportunidades de análise, reflexão e avaliação do processo de ensino e seus resultados. Através das atividades previstas e dos estágios, pretende-se que os licenciandos sejam capazes de relacionar aspectos teóricos e práticos vinculados à seleção de materiais de ensino e definição de objetivos de curso, além de vivenciar níveis e fases de planejamento, execução e avaliação da aprendizagem. Procura também propiciar discussões presenciais ou em AVA sobre as questões didático-pedagógicas identificadas nos estágios.

    • Caras e caros estudantes,

      Por um lapso, não disponibilizei  aqui espaço para  entrega dos relatos referentes às atividades da Semana das Línguas ou à análise de atividades do repositório.  Agora, vocês encontram no item Avaliações Francês ou Avaliações Italiano um espaço correspondente a essa tarefa.  Diante do ocorrido, decidi ampliar o prazo para entrega de todos os trabalhos de MELF ou MELI até o dia 12 de janeiro.

      Aproveito para relembrar informações sobre o preenchimento das fichas de estágio: 

      - incluir apenas atividades refentes à distribuição das horas de estágio pós-greve (cf. tabela no item orientações estágios);

      - lançar as 90 horas de estágio, colocando no máximo, por data, 5 ou 6 horas

      - após o preenchimento, encaminhar as fichas de estágio por email para a minha assinatura (alunos que se ausentaram na aula de 20 de dezembro ou que não tenham preenchido a ficha corretamente)

    • Caras e caros estudantes,
      Em primeiro lugar, Feliz 2024, com muitas alegrias, Paz e Saúde!
      Acabo de abrir os espaços aqui no moodle para que possam inserir os respectivos relatórios de estágio, sequências didáticas e fichas de estágio.
      Lembro que o prazo para entrega das atividades é dia 8 de janeiro. 
      Caso tenham dúvidas oi dificuldades escrevam!
      Abraços!
      Vera

  • ORIENTAÇÕES ESTÁGIOS

    Neste semestre, a maior parte das horas de estágio concentra-se em atividades de intervenção, ou seja, os estudantes vão desenvolver atividades nas quais vão vivenciar situações de sala de aula, que vão integrar o cotidiano do ofício de professor. Tais ações serão desenvolvidas em espaços dos projetos do CEPEL, mais especificamente, minicursos e Clubinho Plurilingue. Total: 60 horas.

    Além dessas horas destinadas à intervenção, os estudantes poderão desenvolver as 30 horas semestrais faltantes nas seguintes atividades:

    - Apresentação de trabalho no VIII Encontro das Metodologias: 10 horas (obrigatório).

    As 20 horas restantes poderão ser cumpridas numa das seguintes modalidades:

    - Participação na Comissão Organizadora do evento ou

    - Organização das sequências didáticas produzidas pelos estudantes das diferentes metodologias, a serem disponibilizadas no site do CEPEL ou

    - Elaboração, aplicação e análise de questionário de avaliação a ser disponibilizado aos participantes dos minicursos.

    As horas de estágio encontram-se elencadas também no arquivo do cronograma do semestre, apresentado na primeira aula.

  • AVALIAÇÕES FRANCÊS

    Inserir as atividades desenvolvidas na disciplina nos espaços indicados para cada uma das tarefas.


    • Inserir aqui o  programa do minicurso de francês. Nesta primeira versão, definir os objetivos gerais e específicos, bem como os temas das sequências didáticas (conteúdos), metodologia, avaliação e bibliografia e/ou webgrafia.

    • Neste semestre, os relatórios de estágio vão contemplar as atividades desenvolvidas no Clubinho, Oficinas (antigos minicursos) e Semana das Línguas. Os relatórios poderão ser entregues em duplas (ou trios, casos de algumas atividades da Semana das Línguas). Lembrando que cada ministrante deverá incluir no relatório uma apreciação individual sobre as atividades ministradas.


    • Insira sua Sequência Didática, lembrando que os ministrantes do clubinho vão inserir as sequências introduzidas com as crianças, os participantes das oficinas e da Semana das Línguas, sequências com a duração de quatro aulas.

       


       


    • Inserir aqui cópia da(s) ficha(s) de estágio.

    • Insisra aqui o relato das oficnas das quais você participou na Semana das Línguas ou a análise de duas atividades do repositório de atividades do CEPEL, disponível em:

      https://metodologiasdelinguasfeusp.wordpress.com/publico/

      Caso opte pela análise de atividades, você poderá escolher uma sequência didática ou um drops (vídeo curto) elaborado pelos colegas das metodologias de anos anteriores.

      Em ambas as escolhas, os arquvos a serem postados aqui não devem ter mais de duas páginas.


  • AVALIAÇÕES ITALIANO

    Inserir as atividades desenvolvidas na disciplinas nos espaços indicadados para cada tarefa.






  • Semana 1 - 09/08

    Apresentação do curso, do programa e das atividades de estágio.

    • Seguem, num único arquivo, o cronograma e as horas de estágio. Lembrando que a ordem dos temas poderá ser alterada, bem como a inclusão de novas temáticas, em função de demandas específicas do andamento dos estágios de intervenção ou para atender demandas específicas dos estudantes.

  • Semana 2 - 16/08

    Organização do plano de curso/programa. Nesta aula, retomamos conteúdo visto no final do semestre, a saber itens que devem integrar o plano/programa de curso. Pensando nos conteúdos, começamos a discutir, a partir do texto de Dolz, Noverraz e Schnewly, a organização de uma sequência didática.

  • Semana 3 - 23/08

    Orientações para o minicurso: plano e sequências didáticas

  • Semana 4 - 30/08

    Planejamento de aulas: elaboração de sequências didáticas. A atividade não foi desenvolvida devido à paralisação dos estudantes.

  • Semana 5 - 13/09

    Retomada dos planejamento: minicursos e clubinho. Sugestão de um roteiro aula a aula que auxilie no planejamento de cada uma das aulas a ser ministrada no semestre.

  • Semana 6 - 28/09

    Desenvovlimento de atividades orais para o ensino de língua estrangeira.

  • Semana 7 - 05/10

    O lúdco no desenvolvimento da compreensão e expressão oral em língua estrangeira.