Indice degli argomenti

  • BIENVENUE!     BENVENUTI!

    Ementa das disciplinas

    As disciplinas Metodologia do Ensino de Francês e Metodologia do Ensino de Italiano II estão situadas no currículo da Licenciatura tendo por objetivo estabelecer a integração entre os conteúdos pedagógicos e os específicos (língua francesa/língua italiana), assim como entre as teorias pertinentes à aprendizagem, ao ensino e à produção de conhecimento e as práticas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, busca oferecer aos estudantes, futuros professores, oportunidades de análise, reflexão e avaliação do processo de ensino e seus resultados. Através das atividades previstas e dos estágios, pretende-se que os licenciandos sejam capazes de relacionar aspectos teóricos e práticos vinculados à seleção de materiais de ensino e definição de objetivos de curso, além de vivenciar níveis e fases de planejamento, execução e avaliação da aprendizagem. Procura também propiciar discussões presenciais ou em AVA sobre as questões didático-pedagógicas identificadas nos estágios.

    • Caras e caros estudantes,
      Em primeiro lugar, Feliz 2024, com muitas alegrias, Paz e Saúde!
      Acabo de abrir os espaços no moodle para que possam inserir os respectivos relatórios de estágio, sequências didáticas e fichas de estágio.
      Lembro que o prazo para entrega das atividades é dia 8 de janeiro. 
      Caso tenham dúvidas oi dificuldades escrevam!
      Abraços!
      Vera
    • Caras e caros estudantes,

      Por um lapso, não disponibilizei  aqui para a tarefa para  entrega dos relatos referentes às atividades da Semana das Línguas ou à análise de atividades do repositório.  Agora, vocês encontram no item Avaliações Francês ou Avaliações Italiano um espaço correspondente a essa tarefa.  Diante do ocorrido, decidi ampliar o prazo para entrega de todos os trabalhos de MELF ou MELI até o dia 12 de janeiro.

      Aproveito para relembrar informações sobre o preenchimento das fichas de estágio: 

      - incluir apenas atividades refentes à distribuição das horas de estágio pós-greve (cf. tabela no item orientações estágios);

      - lançar as 90 horas de estágio, colocando no máximo, por data, 5 ou 6 horas

      - após o preenchimento, encaminhar as fichas de estágio por email para a minha assinatura (alunos que se ausentaram na aula de 20 de dezembro ou que não tenham preenchido a ficha corretamente)

  • ORIENTAÇÕES ESTÁGIOS

    Neste semestre, a maior parte das horas de estágio concentra-se em atividades de intervenção, ou seja, os estudantes vão desenvolver atividades nas quais vão vivenciar situações de sala de aula, que vão integrar o cotidiano do ofício de professor. Tais ações serão desenvolvidas em espaços dos projetos do CEPEL, mais especificamente, minicursos e Clubinho Plurilingue. Total: 60 horas.

    Além dessas horas destinadas à intervenção, os estudantes poderão desenvolver as 30 horas semestrais faltantes nas seguintes atividades:

    - Apresentação de trabalho no VIII Encontro das Metodologias: 10 horas (obrigatório).

    As 20 horas restantes poderão ser cumpridas numa das seguintes modalidades:

    - Participação na Comissão Organizadora do evento ou

    - Organização das sequências didáticas produzidas pelos estudantes das diferentes metodologias, a serem disponibilizadas no site do CEPEL ou

    - Elaboração, aplicação e análise de questionário de avaliação a ser disponibilizado aos participantes dos minicursos.

    As horas de estágio encontram-se elencadas também no arquivo do cronograma do semestre, apresentado na primeira aula.

  • AVALIAÇÕES FRANCÊS

    Inserir as atividades desenvolvidas na disciplina nos espaços indicados para cada uma das tarefas.


  • AVALIAÇÕES ITALIANO

    Inserir as atividades desenvolvidas na disciplinas nos espaços indicadados para cada tarefa.






  • Semana 1 - 09/08

    Apresentação do curso, do programa e das atividades de estágio.

    • Seguem, num único arquivo, o cronograma e as horas de estágio. Lembrando que a ordem dos temas poderá ser alterada, bem como a inclusão de novas temáticas, em função de demandas específicas do andamento dos estágios de intervenção ou para atender demandas específicas dos estudantes.

  • Semana 2 - 16/08

    Organização do plano de curso/programa. Nesta aula, retomamos conteúdo visto no final do semestre, a saber itens que devem integrar o plano/programa de curso. Pensando nos conteúdos, começamos a discutir, a partir do texto de Dolz, Noverraz e Schnewly, a organização de uma sequência didática.

  • Semana 3 - 23/08

    Orientações para o minicurso: plano e sequências didáticas

  • Semana 4 - 30/08

    Planejamento de aulas: elaboração de sequências didáticas. A atividade não foi desenvolvida devido à paralisação dos estudantes.

  • Semana 5 - 13/09

    Retomada dos planejamento: minicursos e clubinho. Sugestão de um roteiro aula a aula que auxilie no planejamento de cada uma das aulas a ser ministrada no semestre.