Indice degli argomenti
-
BIENVENUE! BENVENUTI!
Ementa das disciplinas
As disciplinas Metodologia do Ensino de Francês e Metodologia do Ensino de Italiano II estão situadas no currículo da Licenciatura tendo por objetivo estabelecer a integração entre os conteúdos pedagógicos e os específicos (língua francesa/língua italiana), assim como entre as teorias pertinentes à aprendizagem, ao ensino e à produção de conhecimento e as práticas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, busca oferecer aos estudantes, futuros professores, oportunidades de análise, reflexão e avaliação do processo de ensino e seus resultados. Através das atividades previstas e dos estágios, pretende-se que os licenciandos sejam capazes de relacionar aspectos teóricos e práticos vinculados à seleção de materiais de ensino e definição de objetivos de curso, além de vivenciar níveis e fases de planejamento, execução e avaliação da aprendizagem. Procura também propiciar discussões presenciais ou em AVA sobre as questões didático-pedagógicas identificadas nos estágios.-
Caras e caros estudantes,
Em primeiro lugar, Feliz 2024, com muitas alegrias, Paz e Saúde!
Acabo de abrir os espaços no moodle para que possam inserir os respectivos relatórios de estágio, sequências didáticas e fichas de estágio.
Lembro que o prazo para entrega das atividades é dia 8 de janeiro.
Caso tenham dúvidas oi dificuldades escrevam!
Abraços!
Vera -
Caras e caros estudantes,
Por um lapso, não disponibilizei aqui para a tarefa para entrega dos relatos referentes às atividades da Semana das Línguas ou à análise de atividades do repositório. Agora, vocês encontram no item Avaliações Francês ou Avaliações Italiano um espaço correspondente a essa tarefa. Diante do ocorrido, decidi ampliar o prazo para entrega de todos os trabalhos de MELF ou MELI até o dia 12 de janeiro.
Aproveito para relembrar informações sobre o preenchimento das fichas de estágio:
- incluir apenas atividades refentes à distribuição das horas de estágio pós-greve (cf. tabela no item orientações estágios);
- lançar as 90 horas de estágio, colocando no máximo, por data, 5 ou 6 horas
- após o preenchimento, encaminhar as fichas de estágio por email para a minha assinatura (alunos que se ausentaram na aula de 20 de dezembro ou que não tenham preenchido a ficha corretamente)
-
-
Neste semestre, a maior parte das horas de estágio concentra-se em atividades de intervenção, ou seja, os estudantes vão desenvolver atividades nas quais vão vivenciar situações de sala de aula, que vão integrar o cotidiano do ofício de professor. Tais ações serão desenvolvidas em espaços dos projetos do CEPEL, mais especificamente, minicursos e Clubinho Plurilingue. Total: 60 horas.
Além dessas horas destinadas à intervenção, os estudantes poderão desenvolver as 30 horas semestrais faltantes nas seguintes atividades:
- Apresentação de trabalho no VIII Encontro das Metodologias: 10 horas (obrigatório).
As 20 horas restantes poderão ser cumpridas numa das seguintes modalidades:
- Participação na Comissão Organizadora do evento ou
- Organização das sequências didáticas produzidas pelos estudantes das diferentes metodologias, a serem disponibilizadas no site do CEPEL ou
- Elaboração, aplicação e análise de questionário de avaliação a ser disponibilizado aos participantes dos minicursos.
As horas de estágio encontram-se elencadas também no arquivo do cronograma do semestre, apresentado na primeira aula.
-
Inserir as atividades desenvolvidas na disciplina nos espaços indicados para cada uma das tarefas.
-
Inserir aqui o programa do minicurso de francês. Nesta primeira versão, definir os objetivos gerais e específicos, bem como os temas das sequências didáticas (conteúdos), metodologia, avaliação e bibliografia e/ou webgrafia.
-
Insira sua Sequência Didática, lembrando que os ministrantes do clubinho vão inserir as sequências introduzidas com as crianças, os participantes das oficinas e da Semana das Línguas sequências com a duração de quatro aulas.
-
Inserir aqui cópia da(s) ficha(s) de estágio.
-
Insira aqui o relato das atividades das quais você participou na Semana das Línguas ou a análise de duas atividades do repositório de atividades, diponível em: https://metodologiasdelinguasfeusp.wordpress.com/publico/
Neste repositório vocês encontram sequências didáticas ou drops (vídeos) produzidos por colegas em anos anteriores.
Tanto os relatos das atividades quanto a análise de atividades do repositório não devem ultrapassar duas páginas.
-
-
Inserir as atividades desenvolvidas na disciplinas nos espaços indicadados para cada tarefa.
-
Insira sua Sequência Didática, lembrando que os ministrantes do clubinho vão inserir as sequências introduzidas com as crianças, os participantes das oficinas e da Semana das Línguas, sequências com a duração de quatro aulas.
-
Insira aqui o relato das atividades das quais você participou na Semana das Línguas ou a análise de duas atividades do repositório de atividades, diponível em: https://metodologiasdelinguasfeusp.wordpress.com/publico/
Neste repositório vocês encontram sequências didáticas ou drops (vídeos) produzidos por colegas em anos anteriores.
Tanto os relatos das atividades quanto a análise de atividades do repositório não devem ultrapassar duas páginas.
-
Apresentação do curso, do programa e das atividades de estágio.
-
Seguem, num único arquivo, o cronograma e as horas de estágio. Lembrando que a ordem dos temas poderá ser alterada, bem como a inclusão de novas temáticas, em função de demandas específicas do andamento dos estágios de intervenção ou para atender demandas específicas dos estudantes.
-
-
Organização do plano de curso/programa. Nesta aula, retomamos conteúdo visto no final do semestre, a saber itens que devem integrar o plano/programa de curso. Pensando nos conteúdos, começamos a discutir, a partir do texto de Dolz, Noverraz e Schnewly, a organização de uma sequência didática.
-
Orientações para o minicurso: plano e sequências didáticas
-
Planejamento de aulas: elaboração de sequências didáticas. A atividade não foi desenvolvida devido à paralisação dos estudantes.
-
Retomada dos planejamento: minicursos e clubinho. Sugestão de um roteiro aula a aula que auxilie no planejamento de cada uma das aulas a ser ministrada no semestre.