Topic outline
-
Este tópico apresenta o conceito de empreendedorismo, discute a respeito dos fatores ambientais que impactam o processo de empreender. Além disso, são identificados os diferentes tipos de empreendedorismo: empreendedorismo individual, empreendedorismo corporativo ou intra-empreededorismo e empreendedorismo social.
-
Este tópico apresenta o conceito de terceirização, principais características e tipos de prestação de serviços em Relações Públicas. Além disso, serão analisados os perfis e estrutura das assessorias e consultorias em Relações Públicas, as funções e as principais atividades desenvolvidas por estes prestadores de serviço. No que diz respeito às etapas do processo de trabalho, serão discutidas a prospecção de clientes, elaboração de propostas e formação de preço, bem como a ética na prestação de serviços de assessoria e consultoria.
-
Para auxiliar os grupos a criarem a agência, deixo algumas questões para nortear as discussões que servirão de base para a estruturação do Plano de Negócio desse novo empreendimento.
1 - Delimitação do negócio
Qual mercado pretendemos atender? Um mercado novo ou mal-atendido?
Quais necessidades deste mercado pretendemos satisfazer?
Quais são nossas habilidades e competências para satisfazê-los?
2 - Qual o posicionamento da agência?
Quais soluções ofereceremos para atender às demanda de mercado?
- Algo novo?
- Algo melhor?
3 - Quais nossos diferenciais?
-
Este tópico apresenta o PN e sua estrutura, bem como discute sua importância para o sucesso de um novo empreendimento.
-
Este tópico apresenta em detalhes o plano de marketing que fará parte do Plano de Negócio da empresa e será base para o trabalho de prospecção das agências.
-
Neste tópico serão discutidos o perfil do negociador, o planejamento e o processo de negociação. Serão apresentados ainda estilos de elaboração e formatação de propostas e minuta de contratual.
-
Este documento apresenta a proposta de parceria que será levada aos prospects pelas agências. O conteúdo deste material pode ser realocado na apresentação da agência para que se mantenha uniformidade na identidade visual.
-
O briefing é etapa fundamental na compreensão do cenário organizacional e no alinhamento de expectativas entre cliente e agência. Tem por função formalizar e padronizar todas as informações necessárias para consultas, tanto por parte do cliente quanto por parte da agência e que definirão o escopo do projeto.
-
Este tópico detalha a etapa do plano de negócio dedicada ao estudo do ambiente externo e sua influência sobre o setor de atuação da organização que está sendo criada.
-
Esse tópico da disciplina resgata conceitos e técnicas de pesquisa em Relações Públicas para elaboração dos projetos de pesquisa a serem conduzidos pelas agências em apoio à formulação do diagnóstico e/ou elaboração do plano de ações.
-
Nesta aula serão apresentados a estrutura de uma proposta técnica, bem como os procedimentos para elaboração de suas etapas, com especial atenção à precificação.