Programação

  • SEJAM BEM-VINDAS(OS) AO AMBIENTE VIRTUAL DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA!

    Nossa primeira aula será dia 18/08, quinta-feira. As aulas de Fundamentos de Matemática e Fundamentos de Ciências serão intercaladas e em período cheio das quintas-feiras à noite. Começaremos com Fundamentos de Matemática. Na semana seguinte, a aula será de Fundamentos de Ciências. E assim por diante. 

    Um ótimo semestre para nós!

  • AULA 01 - 18/08 - apresentação da disciplina e do grupo

  • AULA 02 - 01/09

  • AULA 03 - 22/09 - Letramento estatístico e jogos em educação matemática

    • Referência: 

      COSTA JUNIOR, José; MONTEIRO, Carlos Eduardo; CAVALCANTE, Nahum Isaque. Perspectivas teóricas sobre o Letramento Estatístico . InLetramento Estatístico: Explorando dimensões criticas com licenciandos em matemática. 1. ed. Campina Grande: Editora da Universidade Federal de Campina Grande, 2021. cap. 1, p. 15-29. ISBN 9786586302493. E-book (84p.).


    • Um dos colegas da dupla ou trio, até dia 19 de setembro, deve fazer a postagem pelo grupo. Não esqueça de inserir o nome dos colegas no corpo do trabalho.

      Tarefa:

      Após realizar a leitura do texto "Perspectivas teóricas sobre o letramento estatístico", liste algumas relações que podem ser estabelecidas entre esse texto e o já lido "Cenários para investigação". Essas relações a serem listadas não podem versar sobre sua opinião a respeito dos textos, mas, sim, elucidar sobre a teoria discutida pelos autores.

    • Leitura complementar

      Referência:

      GRANDO, R. C. Concepções quanto ao uso de jogos no ensino de matemática. Revista de Educação Matemática, v. 10, p. 45-52, 2007.

  • AULA 04 - 06/10 - Operações, algoritmos e representações

    • Referência do texto:

      ECKHARDT, C. A. Contas de “vai um” e “pedir emprestado”: em busca de um conhecimento-emancipação”. Revista de Educação Matemática – RS, ano 5, n. 5, p. 68-78, 2003.


    • Acesse este site para explorar o material dourado de modo virtual.

    • Escolha uma conta de subtração ou adição em que os números envolvidos tenham 3 ordens e que ocorra o "pedir emprestado" ou o "vai 1". 

      Mostre, por meio de desenhos e registros escritos, como seria essa resolução utilizando o material dourado. O processo todo deve ser explicado e explicitado, incluindo o significado de "vai 1 " ou "pedir emprestado", de acordo com a operação escolhida. Você pode postar um arquivo do power point, word, padlet, ou um vídeo explicativo.

      Um integrante do grupo deve postar a tarefa.

    • Textos citados pelo doutorando João Paulo Godoy.

    • Vídeo mostrado pelo doutorando João Paulo Godoy na aula de hoje.

  • AULA 05 - 27/10 - Frações, frac-soma e operações

  • AULA 06 - 10/11

    O grupo deve decidir qual ou quais de seus integrantes lerão os capítulos abaixo. O grupo deve produzir uma lista de ideias importantes de cada texto. Não precisa postar tal lista aqui no moodle. A lista precisa ser acessada facilmente pelo grupo em aula.

    • STANCANELLI, Renata. Conhecendo Diferentes Tipos de Problemas. In: SMOOLE, Katia; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artimed, 2001. cap. 6, p. 103-120. ISBN 857307761-1.


    • CAVALCANTE, Claudia. Diferentes formas de Resolver Problemas . In: SMOOLE, Katia; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artimed, 2001. cap. 6, p. 121-149. ISBN 857307761-1.


    • O trabalho final da disciplina consistirá de uma produção textual, em grupo, a respeito de conceitos da educação matemática crítica e o planejamento de uma atividade pedagógica que levem em consideração tais conceitos escolhidos pelo grupo.

      Para esta entrega de tarefa, o grupo deve retomar a leitura do texto "Cenários para investigação", de Ole Skovsmose, e indicar, em um parágrafo, que ideias importantes destacaria neste texto que poderiam ser utilizadas para elaborar uma atividade pedagógica para os Anos iniciais do Ensino fundamental. Ainda não é necessário planejar a atividade e nem escrever o texto teórico. Escrevam um parágrafo para registrar ideias importantes do texto e possíveis vínculos com atividades. Entrega até dia 9 de novembro, ao meio-dia.

  • AULA 07 - 08/12 - Geometria

    Lembretes para a aula:

    • Trazer os quatro (4) problemas formulados em grupo para a aula (convencional, com mais de uma solução Problema, com excesso de dados e de lógica).
    • Cada integrante do grupo deve trazer duas embalagens, sendo que uma delas não pode ser um prima reto de base retangular (caixinha).

    • Convidamos todas(os) alunas(os) da disciplina a participar do evento de Etnomatemática "Ubiratan Incomensurável" das 14h as 18h.  Sua participação é importante! 

      A B

  • AULA 08 - 15/12 - Fechamento da disciplina

    • O trabalho final da disciplina consistirá de uma produção textual, em pequeno grupo (o mesmo das tarefas), a respeito de conceitos da educação matemática crítica (EMC) e o planejamento de uma atividade pedagógica que leve em consideração tais conceitos escolhidos pelo grupo voltada para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

      Os textos-base para a escolha de conceitos da EMC são os postados abaixo. Outros cuja fundamentação teórica seja a EMC podem ser lidos a partir de uma busca em periódicos de revistas científicas, como Bolema, Revista Paranaense de Educação Matemática, Perspectivas da Educação Matemática e revistas publicadas pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 

      As orientações sobre a formatação do texto estão no arquivo abaixo.

      O texto deve ter, no mínimo, 6 páginas. A parte do trabalho que se refere às reflexões teóricas devem compor, pelo menos, 4 páginas. As outras páginas se destinarão à descrição da atividade pedagógica que contempla alguns dos conceitos explorados na parte teórica. Para tal descrição, apresente as ações dos alunos e do professor, os objetivos de aprendizagem, entre outros aspectos que julgarem importantes. 

      Entrega até dia 16 de dezembro.

      Critérios avaliativos: clareza e coesão na escrita, profundidade teórica, clareza e criatividade na descrição da atividade planejada, relação explícita entre as ideias teóricas e a atividade proposta, atendimento ao que foi solicitado.

    • Use este arquivo para escrever o texto. Não mude a formatação dele. 

      Qualquer dúvida entre em contato.

    • Referência:

      SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.

    • Referência:

      SKOVSMOSE, O. Preocupações de uma educação matemática crítica. In: FÁVERO, M. H.; CUNHA, C. (Org.). Psicologia do Conhecimento: o diálogo entre as ciências e a cidadania. Brasília: UNESCO, Universidade de Brasília, Liber Livros Editora, 2009. p. 101-114.


    • Não haverá encontro presencial no dia 15 de dezembro. A entrega do texto de autoavaliação, até o dia 15 de dezembro, contará como presença na aula do mesmo dia, desde que atendidas as orientações contidas no documento.

      Clique no link da tarefa para acessar o documento com as orientações. Você pode usar o próprio documento para a redação de sua autoavaliação.






  • Notas

    Seguem as notas da disciplina.