Curso: RCG0286 - Introdução à Comunicação com Pacientes 2022 | e-Disciplinas

  •   O curso destina-se a iniciar o treinamento dos alunos de medicina nas técnicas de comunicação com os pacientes com o objetivo de estabelecer relação médico-paciente efetiva para o desenvolvimento de um relacionamento verdadeiro, genuíno, terapêutico e gratificante tanto para o médico como para o paciente. A ênfase foi colocada na aquisição de conhecimentos e habilidades que devem ser construídas durante todo o curso médico para que, ao final, o profissional formado exerça a medicina dentro de uma visão humanista, obedecendo a padrões éticos elevados que reforcem o conceito central da prática médica como atividade de ajuda, de restauração da saúde, de manutenção do equilíbrio biopsicossocial e não apenas como atividade técnica-científica de diagnóstico e tratamento de uma determinada doença.

    Responsável pela Disciplina no Moodle: Profa. Dra. Fabíola Traina (ftraina@fmrp.usp.br) e Profa. Dra. Elen Almeida Romão (earomao@fmrp.usp.br); 

    Secretaria da Graduação do Departamento de Clínica Médica

    Local: Sexto andar HC FMRP USP – Departamento de Clínica Médica

    Telefone: 16 – 3202-2563

     

    Coordenadores:

    Clinica Medica:

    Profa. Dra. Elen Almeida Romão

    Imagens Médicas, Hematologia e Oncologia Clínica:

    Profa. Dra. Fabíola Traina

    Neurociências e Ciências do Comportamento:

    Profa. Dra. Flávia de Lima Osório 

    Puericultura e Pediatria:

    Prof. Dr. Paulo Henrique Manso


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  • Jan Steen, século XVII. Galeria Nacional, Praga

    Atividade 1

    Apresentação da disciplina.

    Esta atividade tem como objetivo apresentar a disciplina, os principais conceitos da comunicação com o paciente e contextualizar a disciplina na formação do médico.


    A aula Arte e Ciência na Medicina tem o objetivo de apresentar os principais conceitos sobre a Comunicação com os Pacientes abordando aspectos da ciência e arte .

  • Jan SteenJan Steen - A Visita Médica - 1662

    Atividade 2


    Construção da relação médico paciente: objetivo de compreender como a aplicação de princípios fundamentais e habilidades básicas na construção da relação médico paciente é fundamental para o atendimento médico. Discussão de conteúdo disponibilizado na Plataforma Digital DocCom (módulo 6).

    Estudo dirigido: aula gravada tem o objetivo de apresentar e discutir conceitos sobre habilidades de comunicação com o paciente.

    • Nesta aula gravada, a Prof.ª Flavia Marucci apresenta e discute as habilidades de comunicação verbal e não verbal que são necessárias para a adequada realização de uma consulta médica.
    • Aberto: sexta-feira, 30 set. 2022, 14:00
      Fechado: terça-feira, 8 nov. 2022, 23:59
  •           A Consulta Medica Jan Steen - A mulher doente.


    Atividade 3

    Aspectos básicos da comunicação com pacientes. 

    A atividade consiste na discussão de entrevistas filmadas.  Os objetivos são conhecer técnicas de comunicação com o paciente descritas pelo Roteiro de Calgary-Cambridge e aspectos conceituais sobre como obter informações biomédicas e psicossociais para gerar hipóteses clínicas, e entender o contexto e o impacto do adoecimento do paciente. 


    Estudo dirigido:
    Material do DoCom Módulo 8 - obtendo informações.

    • Nesta atividade, o aluno deve visualizar o conteúdo disponibilizado no DocCom módulo 8: “Obtendo as informações”.
      Para utilizar a plataforma DocCom, vide orientações no PDF anexo.


    • Aberto: quinta-feira, 6 out. 2022, 08:00
      Fechado: terça-feira, 8 nov. 2022, 23:59
  •         Samuel van Hoogstraten - A mulher anêmica (1660)

    Atividade 4

    Protagonização I
    O objetivo da atividade é praticar habilidades básicas de comunicação e desenvolvimento de comportamentos facilitadores da comunicação voltadas à obtenção de informações.
    Atividade prática em que os alunos participantes farão os papéis de “médico” e “paciente”, alternadamente. Após cada “encontro” entre “médico-paciente”, que deve durar cerca de cinco minutos, os participantes e o docente devem conversar por dois ou três minutos sobre o que ocorreu, com a finalidade de dar “devolutiva” (ou “feedback”) ao estudante que fez o papel de médico e propiciar discussão em grupo.

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      Atividade 5

      Demonstração e discussão de entrevista fundamentada pelo Roteiro de Calgary-Cambridge.

      Objetivo de que o aluno tenha contato com as técnicas de comunicação com o paciente descritas no Roteiro Calgary-Cambridge do ponto de vista teórico e prático.


      •  Médico em consulta

        Atividade 6


        Realização da consulta médica unindo o processo (Roteiro de Calgary Cambridge) ao conteúdo (Roteiro de Anamnese).

        Espera-se que o aluno seja capaz entender a coleta de informações necessárias para a construção do raciocínio clínico utilizando as habilidades de comunicação e assim construindo um relacionamento médico-paciente genuíno, de forma a unir o processo ao conteúdo da consulta médica.




        •  A Criança Doente

          Atividade 7


          Realização da consulta médica unindo o processo (Roteiro de Calgary Cambridge) ao conteúdo (Roteiro de Anamnese).

          Espera-se que o aluno seja capaz entender a coleta de informações necessárias para a construção do raciocínio clínico utilizando as habilidades de comunicação e assim construindo um relacionamento médico-paciente genuíno, de forma a unir o processo ao conteúdo da consulta médica.


          • Norman Rockwell - Sala de Espera de Consultório Médico

            Atividade 8


            Realização da consulta médica unindo o processo (Roteiro de Calgary Cambridge) ao conteúdo (Roteiro de Anamnese).

            Espera-se que o aluno seja capaz entender a coleta de informações necessárias para a construção do raciocínio clínico utilizando as habilidades de comunicação e assim construindo um relacionamento médico-paciente genuíno, de forma a unir o processo ao conteúdo da consulta médica.


            • musscher

              Médico avaliando o pulso de uma jovem senhora - Michiel van Musscher (1645 - 1705)

              Atividade 9

              Temas de difícil manejo.
              Desenvolver habilidade em responder empaticamente a emoções fortes dos pacientes e comunicação de más notícias.Discussão de conteúdo disponibilizado na Plataforma Digital DocCom (módulo 13 e 33).

              Estudo dirigido: tempo disponibilizado para o aluno estudar o conteúdo já apresentado nas atividades anteriores.
              • Aberto: terça-feira, 1 nov. 2022, 08:00
                Fechado: terça-feira, 8 nov. 2022, 23:59


            • William Osler em visita ao enfermos no Johns Hopkins Hospital

              Atividade 10

              Protagonização II

              Praticar habilidades básicas de comunicação e desenvolvimento de comportamentos facilitadores da comunicação voltadas à obtenção de informações para caracterização dos sintomas.
              Videoconferência para realização de uma atividade prática em que os alunos e docente participantes farão os papéis de “médico” e “paciente”, alternadamente.
              Após cada “encontro” entre “médico-paciente”, que deve durar cerca de cinco minutos, os participantes e o docente devem conversar por dois ou três minutos sobre o que ocorreu, com a finalidade de dar “devolutiva” (ou “feedback”) ao estudante que fez o papel de médico e propiciar discussão em grupo.
              • Este documento contém 11 casos clínicos ilustrativos, que podem ser utilizados, a critérios dos docentes e estudantes, durante a atividade de protagonização.

              • Este arquivo contém o checklist que deve ser utilizado pelos docentes e estudantes durante a atividade de protagonização. O preenchimento do checklist deve ser realizado para controle individual de cada estudante e/ou docente.


            • Atividade 11 - Avaliação teórica - Turma A e Turma B

              Presencial - Anfiteatro Bioquímica

              • Atividade 12 - Avaliação prática


                ROTEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE NO. 12

                Avaliação prática Protagonização.

                 

                ORIENTAÇÃO PARA ALUNOS E PROFESSORES

                 

                Objetivo da atividade

                Nesta atividade, os estudantes serão avaliados individualmente. Esta avaliação visa averiguar se os estudantes adquiriram as habilidades básicas de comunicação trabalhadas na disciplina e, eventualmente, identificar estudantes com clara insuficiência. Além disso, esta avaliação prática constitui um momento privilegiado para que cada estudante receba do professor devolutiva (feedback) individualizada sobre o seu desempenho, em condições de privacidade e, assim, tenha oportunidade de identificar pontos a serem aprimorados no decorrer de sua formação.

                O professor fará o papel de “paciente” e o aluno o de “médico” entrevistador. O professor deverá utilizar casos hipotéticos pré-definidos da clínica e da pediatria, independente da especialidade do professor, que apresentem um sintoma definido. A tarefa do estudante será obter dados de caracterização do sintoma, empregando o “esquema da consulta médica” e o “roteiro de Calgary-Cambridge” utilizados na disciplina.

                Recomenda-se que cada estudante tenha cinco minutos para desenvolver a consulta. O professor deverá então avaliar a utilização do “esquema da consulta médica” e o “roteiro de Calgary-Cambridge” no processo da consulta médica realizada pelo aluno. A utilização do roteiro da anamnese e de termos técnicos não é obrigatória e não deverá ter impacto na nota final do aluno. Ao final, o professor deverá dar a devolutiva ao estudante sobre o seu desempenho.

                Os modelos de ficha de avaliação (tipo checklist) a ser utilizado pelo professor e as recomendações para a devolutiva estão disponíveis no moodle para os alunos (atividade 10 - protagonização) e para os docentes (atividade 12 – prova prática).

                 

                Agenda

                Todos os estudantes devem comparecer na sala correspondente às 8:00 horas para a turma A, e 14h para a turma B. Os docentes irão chamar os alunos individualmente. 

                Responsabilidades

                A avaliação é formativa, porém, a ausência nesta avaliação resultará em zero na nota de conceito a qual corresponde a 30% do valor total da nota.