-
Semana 4 (12/05)
Das fontes à interpretação da história da educação: discursos, sujeitos e relações de poder
Responsáveis: Profas. Paula Perin Vicentini, Rita de Cassia Gallego e Vivian Batista da Silva
📖 Leituras:
CARVALHO, Marta Maria Chagas. O velho, o novo e o perigoso: relendo A Cultura Brasileira. Cadernos de Pesquisa, São Paulo (71):29-35, novembro 1989. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/1166/1171
CATANI, Denice Barbara Memória e biografia: o poder do relato e o relato do poder na história da educação. In: GONDRA, José Gonçalves (org.) Pesquisa Histórica: Retratos da Educação no Brasil, 1995, p.73-80.
🗂️Para saber mais:
FRANCO, Luiz Fernando, SILVA, Vivian Batista da; GALLEGO, Rita de Cassia. A documentação pedagógica em nossa história e memória: escrever e dar visibilidade à escola e aos processos de ensino-aprendizagem. In: NEIRA, M. G., PINAZZA, M. A. (orgs.). A gestão pedagógica no processo formativo da Supervisão Escolar e equipes pedagógicas das Diretorias Regionais de Educação. São Paulo : SME / COPED, 2018, p. 87-100.
Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51540.pdf
Ginzburg, Carlo “Sinais: raízes de um paradigma indiciário”. In: ___ Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Cia. das Letras, 1989, p. 143-179. (PDF disponível neste bloco)
📽️Curso: O passado no presente - Memória e História (Roger Chartier)