|
novo Programa da Disciplina (2022) |
|
|
Aula 1 - 22/03 - Concepções de Saúde e Doença |
Texto 1 (obrigatório) - Scliar, História do Conceito de Saúde |
|
|
Vídeo: Aula 1 |
Concepções de Saúde e Doença |
|
Exercício 1 |
|
|
A saúde resulta de___ |
|
|
A causa da doença é ____ |
|
|
Aula 2 - 29/03 - Práticas de Saúde Pública |
Texto 2 (obrigatório) - Práticas de Saúde Pública |
|
|
Videoaula Práticas de Saúde Pública - 1ª parte |
|
|
Videoaula Práticas de Saúde Pública - 2ª parte |
|
|
Aula 3 - 5/04 - Indicadores utilizados em Saúde Pública |
Texto 3 (obrigatório) - Soares, Epidemiologia e indicadores de saúde |
Soares DA et al. Epidemiologia e indicadores de saúde. In: Andrade SM, Soares DA,
Cordoni Jr L (Org.). Bases da Saúde Coletiva. Londrina: Ed. UEL, 2001
|
|
Texto 3.1 (complementar) - Indicadores básicos para a saúde no Brasil |
Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações / Rede
Interagencial de Informação para a Saude - Ripsa. – 2. ed. – Brasília: Organização
Pan-Americana da Saude, 2008.
|
|
Slides: aula 3 - indicadores |
|
|
Proposta do Exercício 2 |
|
|
Aula 4 - 19/04 - Transição Demográfica e Epidemiológica |
Texto 4 (obrigatório) - Lebrão, O envelhecimento no Brasil |
Lebrão ML. O envelhecimento no Brasil: aspectos da transição demográfica
e epidemiológica. Saúde Coletiva, v. 4, n. 17, p. 135-140, 2007.
|
|
Slides: aula 4 |
|
|
Aula 5 - 26/04 - Transição nutricional |
Texto 5 (obrigatório) - Mondini, Transição Nutricional |
Mondini L.; Gimeno SGA. Transição Nutricional: Significado,
Determinantes e Prognóstico. In: Taddei, J.A.; Lang, R.M.F.; Longo-silva,
G.; Toloni, M.H.A. (eds). Nutrição em Saúde Pública. Rio de Janeiro:
Rubio, 2011. cap.35, p.561-576, 2013.
|
|
slides Aula 5 (Vanessa) |
|
|
Material de apoio: Pesquisa Nacional de Saúde 2019 |
|
|
Aula 6 - 3/05 - História das Políticas de Saúde no Brasil e Vigilâncias |
HISTÓRIA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL - UM SÉCULO DE LUTA PELO DIREITO À SAÚDE (assistam os primeiros 30 minutos) |
O Link dos slides não está completo |
|
Texto 6 (obrigatório) - Nascimento et al. Vigilâncias em saúde |
|
|
Texto 7 (obrigatório) - Alvanhan et al. Vigilância epidemiológica. |
|
|
Aula Vigilâncias |
|
|
Aula 8 - 10/05 - Sistemas, serviços e programas de saúde e SUS |
Texto 8 (obrigatório) - Bousquat, Sistema Único de Saúde |
|
|
Texto 9 (obrigatório) - Lobato&Giovanella, Sistemas de saúde: origens, componentes e dinâmica |
|
|
Slides Aula 8 |
|
|
Aula 7 - 17/05 - Apresentação do Exercício 2 + TCD |
Matriz de avaliação - Apresentação |
|
|
Proposta TCD |
|
|
Temas para o TCD |
|
|
Vídeo: Orientações para realizar o TCD |
|
|
Vídeo: Fontes de informações científicas |
|
|
Exercício 2 |
|
|
Aula 9 - 24/05 - Modelo de Atenção e Políticas intersetoriais com impacto na saúde nutricional |
Texto 10 (obrigatório) - Paim, Modelos de atenção à saúde no Brasil |
|
|
Texto 11 (obrigatório) - Vasconcelos, História do campo da Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva no Brasil |
|
|
Aula 10 - 31/05 - APS, PNAB e ESF |
Texto 12 (obrigatório) - Giovanella, Atenção Primária à Saúde |
|
|
Texto 13 (obrigatório) - Jaime, Ações de alimentação e nutrição na atenção básica |
|
|
Texto 10.1 (complementar) - Cervato-Mancuso, A atuação do nutricionaista na Atenção Básica à Saúde |
|
|
Aula 11 - 7/06 - Apresentação do TCD |
Instruções para o TCD |
|
|
Matriz de avaliação - apresentação do TCD |
|