Woche Name Beschreibung
Datei Modelo de resenha
Datei Estágios em escolas ligadas a projetos de pesquisa.
Datei Plano de ensino
1. August - 7. August Textseite Compêndios
8. August - 14. August Datei Texto 01
Datei PEF - MECANICA
Datei PEF - Eletricidade
15. August - 21. August Datei Texto 02
"Ênfases Curriculares e Ensino de Ciências"
Marco Antonio Moreira
Instituto de Física - UFRGS
22. August - 28. August Datei Proposta Curricular do Estado de Sao Paulo

O texto em anexo é a versão completa da Proposta Curricular do Estado de São Paulo.

Textseite ORIENTAÇÕES: Parecer sobre Situação de aprendizagem

Orientações para elaboração do parecer sobre uma situação de aprendizagem.

29. August - 4. September Verzeichnis Módulos Inovadores - 1o sem/2012

Os módulos Inovadores realizados no semestre passado podem ser usados para a realização de estágio neste semestre

12. September - 18. September Datei Texto 03

O objetivo do artigo é fazer uma reflexão sobre o ensino atual de ciências, sua relação com o cotidiano e o universo de interesse dos estudantes. A falta de relação deste ensino com a realidade vivenciada pelos alunos faz com que tenham um menor engajamento com este ensino, para o qual não vêem muito significado. Uma das razões deste problema está na seleção dos conteúdos disciplinares e na forma como são trabalhados nas aulas de ciências. A questão que se coloca é: como devemos proceder para que os alunos possam compreender o conhecimento científico como resposta a uma questão ou a um problema? Uma das possibilidades para o alcance deste objetivo é o desenvolvimento de atividades de modelização que, além de manter contato com os modelos científicos, permite a sua aplicação à realidade de forma significativa. Para intensificar essa aproximação entre o ensino de ciências e o cotidiano, Gerard Fourez (1994) propõe a construção de ilhas interdisciplinares de racionalidade, na perspectiva de uma “alfabetização científica e técnica”. Para ele este é um meio de promover um ensino capaz de propiciar a autonomia, o domínio e a comunicação das “tecnologias intelectuais” elaboradas pela humanidade.
Neste sentido, ao mesmo tempo que apresentamos as etapas de construção de uma ilha interdisciplinar de racionalidade, propomos um exemplo da mesma em torno do tema: “um banho saudável”.

Datei Texto 04
19. September - 25. September Datei Avaliação da Proposta para Projeto

Esta avaliação deve ser feita individualmente. Cada aluno deverá avaliar três propostas, ou seja, a Proposta do grupo ao qual pertence não deve ser avaliada por um membro do mesmo.
Após submeter a avaliação, deverá escolher e votar em uma das quatro propostas.

3. Oktober - 9. Oktober Datei Chamada Pública

A Fundação Circulação-Mais torna público o concurso aberto a todas a sociedade civil organizada para a seleção de projetos de melhoria da circulação em grandes metrópoles brasileiras.

Textseite Etapas 1 e 2: Sondagem inicial e Panorama de investigação

Metodologia de Ensino por Projetos Interdisciplinares

A partir da escolha de uma proposta para o projeto foram seguidas etapas para elaboração
do mesmo. O problema central da proposta, que se buscará resolver ao final do projeto, é
apresentado a seguir:

Quais soluções simples, baratas e rápidas para o problema de circulação em grandes metrópoles?

As fase inicial de construção do projeto (etapas 1 e 2) é apresentada neste documento:

24. Oktober - 30. Oktober Textseite ETAPA 4 - Indo à Prática

A seguir, teremos a ata da reunião realizada na quarta-feira (24/10), relativa ä finalização da etapa 3 e início da etapa 4 de nosso projeto de IIR. A Ata foi redigida por nosso companheiro de trabalhos Diego de Oliveira.

31. Oktober - 6. November Verzeichnis ETAPA 03 - Final
Arquivos finais enviados pelos grupos.
14. November - 20. November Datei Texto 05

A PERTURBAÇÃO DO CONTRATO DIDÁTICO E O GERENCIAMENTO DOS PARADOXOS

Datei cartilha comentada

No arquivo em anexo segue a cartilha com comentários

28. November - 4. Dezember Textseite SUMÁRIO do relatório de estágio
5. Dezember - 11. Dezember Datei Texto extra 1

A CIÊNCIA TEM NACIONALIDADE? UMA ANÁLISE NOS LIVROS TEXTOS DE FÍSICA

Datei Texto Extra 02

SObre o uso de Objetos de aprendizagem.

Datei Texto Extra 03

sobre Imaginação científica

Datei Gabarito da Prova

No documento em anexo, os itens que deveriam ser explorados em cada questão da prova.

Datei Médias finais e Frequência

Caros alunos, no arquivo anexo as notas parciasi, médias finais e frequência