ETAPA 1 – Sondagem Inicial (“clichê”)

Nessa etapa busca-se elencar o que se julga relevante acerca do tema tratado. Trata-se dum
momento espontâneo onde todos puderam manifestar opiniões que posteriormente seriam
“filtradas”. Tem como objetivos principais:

• Encarar a realidade do problema
• Gerar perguntas relevantes para o problema

As questões sugeridas são apresentadas a seguir:

1. Quais fatores, e sua ordem de grandeza, que influem na circulação numa cidade?
2. Qual a ordem de grandeza dos gastos numa obra como esta?
3. Como é o mapa da circulação?
4. Existem normas ou leis que regem a circulação?
5. Qual o custo dos diversos meios de circulação?
6. Qual a dinâmica de crescimento sócio-econômico da metrópole?
* Fluxos migratórios
7. Quais os meios de circulação mais usados?
8. Qual o histórico de circulação na metrópole?
9. Quais as tecnologias disponíveis para ampliação da circulação?*
10. Qual o levantamento geográfico da metrópole?
11. Quais os projetos, anteriores e atuais, implementados na metrópole?
Que resultados tiveram? Quais os entraves?
12. Que projetos deram certo em outras metrópoles?
13. Quais as preferências e necessidades dos usuários da metrópole?
14. Qual a eficiência associada aos meios de circulação?
15. Quais os meios de fiscalização e suporte à circulação?
16. Quais os pontos de estrangulamento?

As questões são formuladas à exaustão, até que se perceba que os pontos relevantes para o tema foram esgotados.Um bom indicativo para a verificação do momento em que as questões já englobam todas as condições de contorno do problema foi apresentado por alguns indivíduos do grupo:
“Quando as novas perguntas começam a ser repetidas ou começam a estar dentro de outras já formuladas, é um indicativo de que já temos perguntas suficientes.”

Assim, a etapa 1 é finalizada.


ETAPA 2 - Panorama de Investigação

Nesta etapa, que tem a função ampliar as proposições realizadas na sondagem inicial. Buscaremos realizar um refinamento da percepção que temos a respeito do problema em questão, a partir da realização das seguinte ações:

• Listagem dos atores;
• Pesquisa de normas e Leis;
• Listagem dos conflitos e interesses;
• Relação das caixas pretas;
• Organização conceitual do conhecimento;
• Levantamento de especialidades envolvidas na solução.

O resultado da realização das ações elencadas acima está disponível a seguir:

Atores:

• Usuários;
• Pedestres;
• Motoristas;
• Agentes de fiscalização e suporte;
• Autoridades (políticos, administradores);
• Cooperativas (concessionários)
• Empresas de serviços;

Pesquisa de normas e leis:

• Código, normas municipais e assemelhados de trânsito;
• Normas de conduta;
• Normas de segurança (normas técnicas) e limites de lotação;
• Termos das concessionárias;

Conflitos e interesses:

 Interesse econômico: Gastar o mínimo possível para maximizar o lucro (interesse contra o usuário);
 Conforto do usuário (melhor serviço com menor preço): o interesse do concessionário é conflituoso ao interesse do usuário; conflito: qualidade x custo;
 Ampliar o transporte público vai de encontro com o interesse das montadoras de carros;
 Diversificação dos transportes;
 Interesse público: tirar carro da rua. “não tem onde colocar mais.”
 Interesse dos transportadores de entregar ao menor custo no menor tempo possível: pode ir de encontro às normas;
 Interesse dos patrões: evitar o atraso dos funcionários;
 Interesse “personalizado”: meio de transporte individual;
 Não há interesse em transportes de massa por parte das montadoras;
 Normas dos pedágios (caso rodoanel e castelo);
 Construtoras: construir e manter (ex: viadutos);
 Arrecadação de multas;
 Conflito entre interesse público e privado (individual e coletivo) (caso Higienópolis, largo da batata, avenida santo amaro);
 Especulação imobiliária em torno do transporte público;
 Disputa entre os vários meios de transporte;
 Competição para conseguir espaço para os diversos meios de transporte;

Caixas pretas (exigência de conhecimento que não temos a priori)

• Como é o mapa de circulação de São Paulo;
• Levantamento geográfico;
• Custo dos diversos meios;
• Histórico de circulação (mapa ao longo do tempo – período 30 anos);
• Capacidade e custos dos vários meios de transporte;
• Quais projetos deram certo;
• Tecnologias disponíveis;
• Indicadores socioeconômicos de São Paulo (IBGE);

Organização:

A. Levantamento geográfico (física e humana; dinâmica econômica): Referente às questões 6 e 10 da sondagem inicial;
B. Diversos meios de circulação ( tecnologias disponíveis, meios mais usados, eficiência): Referente às questões 4, 7, 9 e 14 da sondagem inicial;
C. Mapa temporal de circulação (pontos de estrangulamento, histórico de circulação): Referente às questões 3, 8 e 16 da sondagem inicial;
D. Perfil do usuário (informação de natureza sociológica): Referente à questão 13 da sondagem inicial;
E. Projetos anteriores e atuais da metrópole e projetos bem sucedidos realizados em outras cidades (Histórico): Referente às questões 11 e 12 da sondagem inicial;
F. Normas e mecanismos de manutenção e suporte: Referente às questões 4 e 15 da sondagem incial;

Especialistas:

• Engenheiro especialista em transporte e engenheiro civil;
• Urbanista; Geógrafo;
• Especialista em leis de trânsito;
• Economista (especializado em gastos em trânsito);
• IBGE; Meteorologista;
• “projetistas” de meios de transporte;
Última atualização: sexta-feira, 5 out. 2012, 10:20