Agenda do Curso

    • Caros alunos,

      Está disponível o cronograma atualizado, a lista de textos de referência para as aulas, e a lista de textos para resenhas.

    • Lista de opções de textos para a produção das resenhas.

    • Lista de textos de referência para as aulas.

    • MORAES, R.; RAMOS, M.G.; GALIAZZI, M. do C. A epistemologia do aprender no educar pela pesquisa em ciências: alguns pressupostos teóricos. In: MORAES, R.; MANCUSO, R. Educacao em Ciências. Ijuí: Unijuí, 2004

    • MARANDINO, M. (2003). A formação Inicial de Professores e os Museus de Ciências. In: SELLES, S. E. & FERREIRA, M S. (orgs.). Formação Docente em Ciências: memórias e práticas. Niterói: EDUFF, p. 59-76.

    • VASCONCELLOS, D. V., GOMES, M. M. & FERREIRA, M. S. (2003). A fotossíntese em livros acadêmicos e escolares. In: SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S.; GOMES, M. M.; AYRES, A. C. M. & DORVILLÉ, L. F. (orgs.) Anais do II Encontro Regional de Ensino de Biologia da regional RJ/ES. Niterói: UFF e SBEnBIO – Regional RJ/ES, p. 63-66.

    • FERREIRA, M. S. & SELLES, S. E. (2004). Análise de livros didáticos em Ciências: entre as ciências de referência e as finalidades sociais da escolarização. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 8, n. I e II, p. 63-78.

    • CAPECCHI, M.C. & CARVALHO, A.M.P.de. (2006). Atividade de laboratório como instrumento para a abordagem de aspectos da cultura científica em sala de aula. In: Proposições. Dossiê Ensino da Ciência: história e linguagens, Campinas v. 17, n.1, 2006.

    • TEIXEIRA, F. M.& SOBRAL, A.C.M.B. Como novos conhecimentos podem ser construídos a partir dos conhecimentos prévios: um estudo de caso. In: Ciência Educacao. Vol.16, n.3, 2010.

    • MORTIMER, E. F. (1996) Construtivismo, Mudança Conceitual e Ensino de Ciências: Para Onde Vamos? In Revista Investigações em Ensino de Ciências, IF-UFRG, Vol. 1, N° 1, abril, Porto Alegre.

    • SELLES, S. E. & FERREIRA, M. S. (2005). Disciplina escolar Biologia: entre a retórica unificadora e as questões sociais. In: MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. & AMORIM, A. C. R. (orgs). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: EDUFF, p. 50-62.

    • FERREIRA, M.S.& SELLES, S.E. (2008). Entrelaçamentos históricos das ciências biológicas com a disciplina escolar biologia: investigando a versão azul do BSCC. In: PEREIRA, M.G.; AMORIM, A.C.R. Ensino de Biologia: fios e desafios na construção de saberes. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB.

    • MACEDO, E. (2005). Esse corpo das Ciências é o meu? In: MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. & AMORIM, A. C. R. (orgs.) Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: EDUFF.

    • CHELINI, M. J. E. et al. (2003) O museu na formação inicial do professor: uma experiência de estágio. In: Encontro Regional do Ensino de Biologia, 2., 2003, Niterói. Anais II Erebio – Formação de professores de Biologia: articulando universidade e escola, Niterói: UFF, p. 98-101.

    • MARANDINO, M. (2006) Produzindo em equipe: desafios na elaboração de unidades didáticas de ciências no PEC-Formação de Professores. In: NICOLAU, Marieta L M; KRASILCHIK, Myriam. (Org.). Uma experiência de Formação de Professores: PEC Programa de Formação Continuada. São Paulo v. 1, p. 81-88.

    • TRIVELATO, S. L. F. (2005). Que corpo/ser humano habita nossas escolas? In: MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. & AMORIM, C. R. Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: EDUFF.

    • MARANDINO, M. Museu e escola: parceiros na educação científica dos cidadãos. In: CANDAU, V. Reinventar a escola. Petrópolis, 2000.

    • Roteiros de atividades realizadas em sala de aula.

  • 27 fevereiro - 4 março

  • 5 março - 11 março

  • 12 março - 18 março

  • 2 abril - 8 abril

    • Texto de referência para a aula do dia 09/04: 2ª parte do livro "Ensino de Biologia". 

  • 9 abril - 15 abril

    • Textos de referência para a aula do dia 09/04: A natureza das atividades experimentais no ensino de ciências".

  • 16 abril - 22 abril

  • 23 abril - 29 abril

  • 30 abril - 6 maio

  • 7 maio - 13 maio

  • 14 maio - 20 maio

  • 21 maio - 27 maio

  • 28 maio - 3 junho

  • 4 junho - 10 junho