A disciplina objetiva discutir as relações entre desenvolvimento psíquico e as marcas culturais que o constituem, buscando instrumentalizar os alunos para a compreensão de uma abordagem teórica específica e para o enfrentamento de alguns desafios presentes na prática educativa escolar na sociedade contemporânea.
A disciplina objetiva discutir as relações entre desenvolvimento psíquico e as marcas culturais que o constituem, buscando instrumentalizar os alunos para a compreensão de uma abordagem teórica específica e para o enfrentamento de alguns desafios presentes na prática educativa escolar na sociedade contemporânea.
O curso pretende aprofundar o conhecimento do aluno sobre a teoria histórico-cultural em psicologia, supondo um contato inicial com essa abordagem já ocorrido na disciplina EDF-118 - Psicologia I (A capacidade cognitiva e a potencialidade humana para aprender). Explora especialmente o pensamento de Vygotsky, focalizando temas centrais em seu trabalho: pensamento e linguagem, desenvolvimento e aprendizagem, fatores biológicos e culturais no desenvolvimento psicológico.
O curso pretende examinar a juventude, categoria social construída historicamente, no âmbito dos estudos sobre gerações que se articulam a outras dimensões dos processos sociais: classes sociais, diversidade cultural, etnias e gênero
O curso pretende introduzir o aluno a conceitos básicos da Psicologia do Desenvolvimento no que se refere a questão da inteligência. Serão tomados como temas centrais dos estudos psicológicos que interessam a educação as relações entre desenvolvimento e aprendizagem e a indissociabilidade dos aspectos psicológicos do ser humano com , de um lado, o organismo biológico, e, de outro, o lugar social que o indivíduo necessariamente ocupa.