Semana | Nome | Descrição |
---|---|---|
Modelo de resenha | ||
Estágios em escolas ligadas a projetos de pesquisa. | ||
Plano de ensino | ||
1 agosto - 7 agosto | Compêndios | |
8 agosto - 14 agosto | Texto 01 | |
PEF - MECANICA | ||
PEF - Eletricidade | ||
15 agosto - 21 agosto | Texto 02 | "Ênfases Curriculares e Ensino de Ciências" Marco Antonio Moreira Instituto de Física - UFRGS |
22 agosto - 28 agosto | Proposta Curricular do Estado de Sao Paulo | O texto em anexo é a versão completa da Proposta Curricular do Estado de São Paulo. |
ORIENTAÇÕES: Parecer sobre Situação de aprendizagem | Orientações para elaboração do parecer sobre uma situação de aprendizagem. |
|
29 agosto - 4 setembro | Módulos Inovadores - 1o sem/2012 | Os módulos Inovadores realizados no semestre passado podem ser usados para a realização de estágio neste semestre |
12 setembro - 18 setembro | Texto 03 | O objetivo do artigo é fazer uma reflexão sobre o ensino atual de ciências, sua relação com o cotidiano e o universo de interesse dos estudantes. A falta de relação deste ensino com a realidade vivenciada pelos alunos faz com que tenham um menor engajamento com este ensino, para o qual não vêem muito significado. Uma das razões deste problema está na seleção dos conteúdos disciplinares e na forma como são trabalhados nas aulas de ciências. A questão que se coloca é: como devemos proceder para que os alunos possam compreender o conhecimento científico como resposta a uma questão ou a um problema? Uma das possibilidades para o alcance deste objetivo é o desenvolvimento de atividades de modelização que, além de manter contato com os modelos científicos, permite a sua aplicação à realidade de forma significativa. Para intensificar essa aproximação entre o ensino de ciências e o cotidiano, Gerard Fourez (1994) propõe a construção de ilhas interdisciplinares de racionalidade, na perspectiva de uma “alfabetização científica e técnica”. Para ele este é um meio de promover um ensino capaz de propiciar a autonomia, o domínio e a comunicação das “tecnologias intelectuais” elaboradas pela humanidade. |
Texto 04 | ||
19 setembro - 25 setembro | Avaliação da Proposta para Projeto | Esta avaliação deve ser feita individualmente. Cada aluno deverá avaliar três propostas, ou seja, a Proposta do grupo ao qual pertence não deve ser avaliada por um membro do mesmo. |
3 outubro - 9 outubro | Chamada Pública | A Fundação Circulação-Mais torna público o concurso aberto a todas a sociedade civil organizada para a seleção de projetos de melhoria da circulação em grandes metrópoles brasileiras. |
Etapas 1 e 2: Sondagem inicial e Panorama de investigação | Metodologia de Ensino por Projetos Interdisciplinares Quais soluções simples, baratas e rápidas para o problema de circulação em grandes metrópoles? As fase inicial de construção do projeto (etapas 1 e 2) é apresentada neste documento: |
|
24 outubro - 30 outubro | ETAPA 4 - Indo à Prática | A seguir, teremos a ata da reunião realizada na quarta-feira (24/10), relativa ä finalização da etapa 3 e início da etapa 4 de nosso projeto de IIR. A Ata foi redigida por nosso companheiro de trabalhos Diego de Oliveira. |
31 outubro - 6 novembro | ETAPA 03 - Final | Arquivos finais enviados pelos grupos. |
14 novembro - 20 novembro | Texto 05 | A PERTURBAÇÃO DO CONTRATO DIDÁTICO E O GERENCIAMENTO DOS PARADOXOS |
cartilha comentada | No arquivo em anexo segue a cartilha com comentários |
|
28 novembro - 4 dezembro | SUMÁRIO do relatório de estágio | |
5 dezembro - 11 dezembro | Texto extra 1 | A CIÊNCIA TEM NACIONALIDADE? UMA ANÁLISE NOS LIVROS TEXTOS DE FÍSICA |
Texto Extra 02 | SObre o uso de Objetos de aprendizagem. |
|
Texto Extra 03 | sobre Imaginação científica |
|
Gabarito da Prova | No documento em anexo, os itens que deveriam ser explorados em cada questão da prova. |
|
Médias finais e Frequência | Caros alunos, no arquivo anexo as notas parciasi, médias finais e frequência |