|
Programa_2020_versão3 |
|
|
Aula 1 - 21/08 - Apresentação da Disciplina |
Aula 1 Apresentação da disciplina |
|
|
Aula 2 - 28/08 - O documento audiovisual: suas especificidades de formatos e suportes |
Aula 2 - O documento audiovisual: suas especificidades de formatos e suportes |
|
|
SMIT, Johanna Wilhelmina. O documento audiovisual ou a proximidade entre as 3 marias. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação, São Paulo, v. 26, n. 1-2, p. 81-85, 1993. |
|
|
CUNHA, M.B. da; CAVALCANTI, C.R.de O. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. |
|
|
EDMONDSON, R. Arquivística audiovisual: filosofia e princípios. 3 ed. Trad. Brasília: UNESCO, 2017. |
|
|
LIMA, Vânia Mara Alves. A documentação audiovisual. Tópicos para o ensino de biblioteconomia: volume I / SILVA, José Fernando Modesto da; PALETTA, Francisco Carlos Paletta (Organizadores) . São Paulo: ECA-USP, p. 86 - 99, 2016. |
|
|
OTLET, Paul. Documentos e Documentação. Trad. de Hagar Espanha. Paris, 1937. Introdução aos trabalhos do Congresso Mundial da Documentação Universal, realizado em Paris, em 1937. |
|
|
Aula 3 - 04/09 - A Documentação Audiovisual e as Humanidades Digitais |
Aula 3 - Documentação Audiovisual e as Humanidades Digitais |
|
|
GUERREIRO, D.; BORBINHA, J.L. Humanidades digitais novos desafios e oportunidades. Revista Internacional del Libro, Digitalización y Bibliotecas. v. 2, n. 2, 2014. |
|
|
Humanidades Digitais e Ciência da Informação |
|
|
Debates in the Digital Humanities. |
|
|
BURDICK, Anne et al.. Digital humanities. Cambridge, Londres: MIT Press, 2012. |
|
|
Manifesto das Humanidades Digitais. |
|
|
PIMENTA, R.M. Os objetos técnicos e seus papéis no horizonte das humanidades digitais: uma caso para a Ciência da Informação. Revista Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, jul/dez. p.20-33, 2016. |
|
|
Aula 4 - 11/09 - Organização do conhecimento e a representação da informação na documentação audiovisual |
Aula 4 - Organização do conhecimento e a representação da informação na documentação audiovisual |
|
|
SMIT, Johanna Wilhelmina. A análise da imagem: um primeiro plano. In: SMIT, J.W. (coord.). Análise documentária: a análise da síntese. Brasília: IBICT, 1987. p.99-112. |
|
|
BURFORD, Bryan, BRIGGS, Pam, EAKINS, JOHN P.: A taxonomy of the image: on the classification of content for image retrieval. Visual Communication 2(2), 2003. p. 123–161. |
|
|
Aula 5 - 18/09 - Instrumentos, normas e padrões para a identificação dos Metadados em documentos audiovisuais (sonoros, iconográficos e cinematográficos) |
Aula 5 - Instrumentos, normas e padrões para a identificação dos Metadados em documentos audiovisuais (sonoros, iconográficos e cinematográficos) |
|
|
CENDON, B. V. Metadados textuais e visuais para recuperação de informação em imagens |
CENDON, B. V. Metadados textuais e visuais para recuperação de informação em imagens. XI ENANCIB
2010
|
|
International Federation of Film Archives (FIAF). The FIAF Moving Image Cataloguing Manual. FIAF Cataloguing and Documentation Commission (CDC), 2016. |
|
|
ROYAN, Bruce et al. Directrizes para materiais audiovisuais e multimedia em bibliotecas e outras instituições. International Federation of Library Associations and Institutions Tradução portuguesa de IFLA Professional Reports, nº 80, 2006. |
|
|
International Standard Recording Code (ISRC). International Standard Recording Code (ISRC) Handbook. 3rd Edition, London, 2009. |
|
|
International Federation of Library Associations and Institutions. ISBD (NBM): International Standard Bibliographic Description for Non-Book Materials. IFLA Universal Bibliographic Control and International MARC Programme, 1987. |
|
|
Aula 6 - 25/09 - A Recuperação da informação iconográfica, sonora e cinematográfica. Documentos sonoros |
Aula 6 - A Recuperação da informação iconográfica, sonora e cinematográfica. Documentos sonoros |
|
|
CALDERA SERRANO. La documentación sonora en los sistemas de información documental de los medios audiovisuales. Boletín de la Asociación Andaluza de Bibliotecarios, n.74, p.29-39, mar.2004. |
|
|
CONCEIÇÃO, Maria Imaculada da; ALVAREZ, Maria do Carmo Avamilano; FERNANDES, Hálida Cristina Rocha. Definição de metadados para registros de áudio em repositórios digitais de acesso aberto. Novas Práticas em Informação e Conhecimento, [s. l.], 2014. |
|
|
GLENNAN, Kathryn P. “The Development of Resource Description & Access and Its Impact on Music Materials,” Notes 68, no. 3 (2012): p. 526-534. |
|
|
MEY, E. S. Acesso aos registros sonoros: elementos necessários à representação bibliográfica. Tese (Doutorado) ECA/USP, 1999. |
|
|
Aula 7 - 02/10 - Palestra – SBD/ECA/USP |
Palestra Marina |
|
|
Aula 8 - 09/10 - A Recuperação da informação iconográfica, sonora e cinematográfica. Documentos iconográficos |
Aula 8 - A Recuperação da informação iconográfica, sonora e cinematográfica. Documentos iconográficos |
|
|
BOCCATO, V. R. C.; FUJITA, M. S. L. Discutindo a análise documental de fotografias: uma síntese bibliográfica. Cadernos BAD (Portugual), n. 2, 2006. |
|
|
SMIT, Johanna Wilhelmina. A representação da imagem. Informare - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v.2, n.2, p.28-36, 1996. |
|
|
BACA, Murtha. et al (ed) Cataloging Cultural Objects: A Guide to Describing Cultural Works and Their Images. Chicago : American Library Association, 2006. |
|
|
Aula 9 - 16/10 - A Recuperação da informação iconográfica, sonora e cinematográfica. Documentos cinematográficos |
Aula 9 - A Recuperação da informação iconográfica, sonora e cinematográfica. Documentos cinematográficos |
|
|
CORDEIRO, Rosa Inês de Novais. Análise de Imagens e Filmes: alguns princípios para sua indexação e recuperação. Ponto de Acesso, Salvador, v. 7, n. 1, p. 67-80, abr. 2013. |
|
|
AMARAL, Erenilda Custódio dos Santos. Organização de Imagens em Movimento: A Experiência da Fundação Casa Jorge Amado. [S. l.], p. 1-7, 2005. |
|
|
CORDEIRO, Rosa Inês de Novais.; AMANCIO, Tunico. Análise e representação de filmes em unidades de informação. Ciência da Informação, Brasília, v.34, n.1, p.89-94, jan./abr. 2005. |
|
|
Aula 12 - 20/11 - A gestão de acervos audiovisuais em ambientes colaborativos da web. Competências e habilidades do bibliotecário para a gestão, tratamento e disseminação dos acervos audiovisuais em Bibliotecas, Arquivos e Museus |
Aula 12 Competências e habilidades do bibliotecário para gestão de acervos audiovisuais |
|
|
SOTUYO BLANCO, Pablo; SIQUEIRA, Marcelo Nogueira de; Vieira, Thiago de Oliveira (org.). Ampliando a discussão em torno de documentos audiovisuais, iconográficos, sonoros e musicais. Salvador: EDUFBA, 2016. |
|
|
LÓPEZ-DE-QUINTANA-SÁENZ, Eugenio. “Rasgos y trayectorias de la documentación audiovisual: logros, retos y quimeras”. El profesional de la información, enero-febrero, v. 23, n. 1, pp. 5-12, 2014 |
|
|
SANTOS, F.E. P.; FARIAS, M. G.; FEITOSA, L. T.. Perfil profissional do bibliotecário em ambientes de informação audiovisual. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 31, n. 2, p. 147-165, 2017. |
|
|
Aula 13 - 27/11 - A conservação e a preservação física do patrimônio audiovisual: memória e utilização futura. Preservação e curadoria digital nos acervos audiovisuais: bibliotecas, arquivos, museus e centros de documentação |
AULA 13 _Organização Preservação Patrimônio Audiovisual e Preservação Digital |
|
|
CUNHA, Jacqueline de Araújo; LIMA, Marcos Galindo. Preservação digital: o estado da arte. VIII ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, Salvador, 28 a 31 de outubro de 2007. |
|
|
AMPAS - ACADEMIA DE ARTES E CIÊNCIAS CINEMATOGRÁFICAS. O dilema digital: questões estratégicas na guarda e no acesso a materiais cinematográficos digitais. AMPAS: Estados Unidos, 2007. Trad. Cinemateca Brasileira, São Paulo: Cinemateca Brasileira, 2009. |
|
|
AMPAS - ACADEMIA DE ARTES E CIÊNCIAS CINEMATOGRÁFICAS. O dilema digital 2: perspectivas de cineastas independentes, documentaristas e arquivos audiovisuais sem fins lucrativos. São Paulo: Instituto Butantan, 2015. |
|
|
Formatos Materiais Audiovisuais |
|
|
IFLA. Supports photographiques et films. IN: IFLA. IFLA Principes de conservation. International Preservation Issues.n.3. |
|
|
SCARABUCI, Marcelo; KAFURE, Ivette. Diretrizes para digitalizar e conservar suportes de som. Perspectivas em Ciência da Informação, v.14, n.3, p. 140-152,set./dez. 2009. |
|
|
YAMANE, Gabriela Aparecida da Cunha; CASTRO, Fabiano Ferreira de. O estudo e a identificação dos padrões de metadados para a representação e a recuperação da imagem digital na perspectiva da web. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, ed. 1, p. 145-173, 2018. |
|
|
Aula 14 - 04/12 - às 19h30 - Palestra - Preservação Audiovisual |
Preservação de vídeos para milênios |
|
|
Classificar para preservar |
|
|
Manuseio de películas cinematográficas |
|