Programação
-
TEXTO 2: SCOLARI, Carlos. La obsolescencia de las interfaces. CCCBLab, 2020.
VÍDEO 1:
VÍDEO 2:
VÍDEO 3:
VÍDEO 4:
VÍDEO 5:
VÍDEO 6:
-
TEXTO: LATOUR, Bruno. Down to Earth: politics in the new climatic regime. Cambridge: Polity Press, 2018. (Acesso via Moodle-USP à tradução livre para fins didáticos: Descendo à Terra: política no novo regime climático).
VÍDEO 1:
VÍDEO 2:
VÍDEO 3:
PARTICIPAÇÃO DA CONVIDADA: Sonia Guggisberg.
-
-
FILME: O botão de pérola, de Patricio Guzmán, Chile, 2015, 82'.
PARTICIPAÇÃO DA CONVIDADA: Adriana Mariana Rodrigues.
-
PARTICIPAÇÃO DO CONVIDADO: Claudinei Moreira Ramos
-
PARTICIPAÇÃO DO CONVIDADO: Leonardo da Silva de Assis.
-
TEXTO 1: Monumentos amanhecem pichados com tinta colorida em SP.
TEXTO 3: Na estreita global, países africanos mudam nomes de lugares que homenageiam colonialistas.
TEXTO 4: O que aconteceria se os museus europeus tivessem que devolver a arte colonial espoliada?
VÍDEO: .
PARTICIPAÇÃO DA CONVIDADA: Selma Silva.
-
Aula 10 - 04/11: O sistema de produção cultural e outros conceitos; Copyleft e Copyright; Propriedade intelectual
VÍDEO: Artistas ruins copiam. Grandes artistas são roubados. 10’40.
PARTICIPAÇÃO DO CONVIDADO: WALTER COUTO.
-
Texto para aula: HALL, Stuart. O papel da representação. In: Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.
Documentário 13ª emenda, dirigido por Ava DuVernay, 2016.
Vídeo:
PARTICIPAÇÃO DA CONVIDADA: Thais Pereira da Silva
-
Texto para a aula: HONORATO, Cayo. Mediação e Democracia Cultural.
PARTICIPAÇÃO DOS CONVIDADOS (AS): Charlene Lemos (manhã) e Ricardo Queiróz (noite).
-
Texto para a aula: OLIVEIRA, Lúcia M. B. Sobre conquistas e tensões. IN: Estudos Avançados. Institutos de Estudos Avançados, n.32 (93), 2018.
PARTICIPAÇÃO DO CONVIDADO: Felipe Arruda e a experiência do Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake
-
Texto para a aula: CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. "Qual a novidade dos rolezinhos: espaço público, desigualdade e mudança em São Paulo". In: Novos Estudos Cebrap. n.98, março 2014.
PARTICIPAÇÃO DO CONVIDADO: Tony Santos -
Texto para a aula: SENNETT, Richard. Introdução. IN: Construir e Habitar: ética para uma cidade aberta. Rio de Janeiro: Record, 2018, p.11-29.
Episódio II Cena Inquieta, TV SESC, direção Toni Venturi e Silvana Garcia.
PARTICIPAÇÃO DO CONVIDADO: Marcelo Carnevale
-
Avaliação e fechamento do curso.
-
A avaliação e critérios para nota na disciplina estão destacados a seguir.
· Frequência e participação nas aulas.
· Entrega semanal de resenha crítica de texto ou material audiovisual.
· Trabalho final (texto que amarre a compilação de resenhas produzidas ao longo do semestre).
Normas de recuperação:
Apresentação de trabalho escrito sobre tema a ser definido para aqueles que obtiveram mínimo regimental e nota superior a três nas avaliações ao longo do curso, segundo os prazos fixados pelo calendário de atividades acadêmicas.
-
Alunas (os), enviem aqui suas resenhas críticas sobre o texto ou material audiovisual indicado para cada uma das aulas. A seguir estão apresentados os tópicos necessários para estes trabalhos:
· Texto que além de resumir a obra faz uma avaliação crítica sobre ela. A postura crítica está presente em todo o texto. É um texto informativo e opinativo, que deve conter:
· Título;
· Referência bibliográfica da obra;
· Resumo do conteúdo, ou seja, pontos essenciais da obra;
· Avaliação crítica.
· Cada resenha deve conter duas páginas.
· OBS: a obra escolhida deve ser pensada inserida no tema da aula.
-
Ao longo do semestre, cada aluna/aluno produzirá uma pequena resenha crítica (2 páginas) de texto ou material audiovisual indicado para cada uma das aulas. A resenha será entregue no dia da aula a que se refere por e-mail (obrigatoriamente com cópia para a monitora PAE). No final do semestre, as resenhas deverão ser compiladas e acrescidas de um texto de cinco páginas que faça sua amarração, e trate da disciplina como um todo.
-
Neste espaço serão disponibilizadas as gravações de todas as aulas.