1. PROGRAMA RESUMIDO

Estudo de diferentes concepções de currículo e sua articulação com os aspectos pedagógicos, políticos, culturais e econômicos. Análise crítica da teoria e a história do currículo; contextualização e discussão das diferentes concepções curriculares e análise da ordenação geral do currículo na educação básica.

 2. OBJETIVOS

a)   Geral: Possibilitar aos futuros professores (pedagogos) o contato com um corpo organizado   de ideias que subsidiam e justificam o processo e o desenvolvimento do campo do currículo na educação básica.
b) Específicos:

1.   Analisar criticamente as teorias educacionais da organização curricular, no que se refere aos aspectos históricos, políticos e pedagógicos.

2.  Compreender o ensino e a complexidade dos fenômenos educativos, bem como as diretrizes orientadoras da política curricular relacionadas aos níveis e modalidades de ensino na educação básica.

3. Discutir a ordenação geral do currículo na escola, no âmbito político e macro organizativo.

4. Analisar o contexto de formação dos professores (inicial e continuada) no que concerne ao currículo, no nível da educação básica e educação superior.

3. CONTEÚDOS

Eixo 1: A HISTORICIDADE DO CURRÍCULO: Gênese dos estudos sobre currículo (teorias tradicionais, críticas e pós-críticas). O conceito do currículo escolar, a história das disciplinas escolares e as tendências curriculares no Brasil.

Eixo 2: CURRÍCULO, CULTURA E SOCIEDADE: A teoria crítica do currículo, a política do conhecimento oficial, a cultura popular e a pedagogia radical crítica; a dupla determinação: escolarização e cultura; o currículo do Curso de Pedagogia.

Eixo 3: OS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como pressuposto para o Currículo Nacional; o currículo das demais modalidades da educação.