A disciplina traduz, em seu programa, a natureza teórico-prática em sua abordagem sobre pesquisar em e sobre Educomunicação como referência científica na interface entre comunicação e educação. Nesse sentido, as aulas teóricas desenvolverão conteúdos voltados para epistemologia e a metodologia da pesquisa, a partir dos resultados das pesquisas acadêmicas sobre o campo, documentadas no banco de teses da CAPES e nos papers apresentados e defendidos nos congressos das sociedades científicas de Comunicação e Educação. O aluno deverá elaborar exercícios (protótipos) que permitam o domínio sobre todas as fases de uma pesquisa, de forma a garantir as condições mínimas para passar à fase da elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. 1. Objetivos Gerais: Oferecer aos discentes o suporte epistemológico e prático para que compreendam a natureza da pesquisa e suas especificidades, orientando-os a planejar e a desenvolver projetos na área especificamente voltados para o campo da Educomunicação; Oferecer aos discentes oportunidade de elaborar projeto de Trabalho de Conclusão de Curso e a indicação de orientador a ser submetida à aprovação do Conselho do Curso Objetivo Específico: ∙ Promover o exercício em instrumento do google drive para os discentes produzirem o protótipo do Projeto de TCC por meio de etapas realizadas no decorrer do semestre. - Promover entre os discentes orientações, capacitação e exercícios de pesquisas, em diferentes modalidades e fontes, a partir do objeto de interesse do aluno para desenvolver em seu TCC, a fim de que elaborem o Projeto de TCC; - Vivências por meio de exercícios com Protótipos dos Projetos de TCC durante o semestre, e com o Projeto Educom no Wikipédia, com apoio de bibliotecária da ECA, para produção de verbetes relacionados à Educomunicação.Tutoria sobre elementos fundamentais da escrita científica em contextos da cibercultura;