• O que é notícia e o mito da objetividade;
  • A construção da pauta e a teoria do agendamento;
  • Técnicas de apuração e de entrevista;
  • Caraterísticas do texto informativo e o movimento internacional pela linguagem simples;
  • Gestão participativa de um jornal comercial: o caso do Diário da Manhã;
  • Planejamento e reunião piloto do Conselho de Leitores(as) do Jornal do Campus;
  • Jornalismo e gênero: práticas de comunicação do movimento feminista no Brasil e o jornal "Nós, Mulheres"; 
  • Jornalismo e raça: o mapeamento das mídias negras no Brasil e o jornal Versus. 
  • Exemplos práticos de interface entre educomunicação e jornalismo: estudos de caso da Rede Viração, do EducaMídia, do projeto "A Arte do Jornalismo - Caminhos da Sustentabilidade", da Sumaúma - Jornalismo do Centro do Mundo, do projeto "Escravo, nem pensar" da Repórter Brasil e do trabalho da Mobilização Comunitária no Canal Futura.