Medicina Social
Objetivo geral da disciplina Promover uma primeira aproximação do aluno à Educação Interprofissional (EIP), como uma abordagem inovadora para o desenvolvimento da prática docente e formulação de iniciativas educativas sustentadas nos aspectos teóricos, metodológicos e conceituais no âmbito pedagógico para implementação desta estratégia educacional. Objetivos específicos • Discutir o papel do currículo na educação universitária e propostas para a educação interprofissional; • Compreender o processo histórico de emergência do debate da educação interprofissional em saúde frente aos desafios atuais da formação dos profissionais de saúde; • Discutir aspectos políticos educacionais que subsidiem o docente a optar por metodologias de ensino-aprendizagem e estratégias didáticas que envolvam três sujeitos no processo de educação da saúde: docente, estudante e o paciente; • Analisar as bases teórico-conceituais e metodológicas da educação interprofissional para o desenvolvimento de competências colaborativas para o efetivo trabalho em equipe; • Discutir diferentes modelos de avaliação da aprendizagem, do processo e de resultados nas iniciativas de educação interprofissional em saúde.
Apresentar técnicas estatísticas para análise de dados categóricos aplicados à área da saúde. Aprofundar o conhecimento de análises das tabelas de contingência, medidas de associação mais frequentes, Modelos Log-lineares e Modelo de regressão logística.
Objetivos: Proporcionar ao pós-graduando conhecimentos sobre métodos de investigação em epidemiologia e os principais modelos de estudos científicos. Justificativa: O domínio de métodos de investigação em epidemiologia é fundamental para capacitar o pós-graduando a desenvolver o seu projeto de pesquisa, bem como para analisar criticamente a literatura especializada.
1.1. Familiarizar-se com métodos e técnicas em pesquisa qualitativa em saúde. 1.2. Conhecer diferentes métodos e técnicas de coleta e análise de dados na pesquisa em saúde. 1.3. Conhecer as possibilidades e limitações do uso de métodos qualitativos na pesquisa em saúde.
Capacitar o discente para análise e uso de metodologias de disseminação de conhecimentos na área de saúde considerando os diferentes perfis de usuários da informação.
Capacitar os(as) pós-graduandos(as) a reconhecer os principais métodos de avaliação da dieta empregados em estudos epidemiológicos; contextualizar e discutir as limitações dos métodos de estimativa da dieta; aplicar e direcionar o conteúdo da disciplina ao projeto de pesquisa e/ou interesse pela temática; permitir uma avaliação crítica sobre a análise do consumo alimentar e estimativa da dieta
Análise crítica da educação tradicional. Teorias da Educação. Compre-ender os fundamentos pedagógicos do e-learning. Modelar cursos tra-dicionais para incorporar a utilização das TIC. Promover a utilização crítica das TIC no ensino-aprendizagem em saúde. Estimular a autono-mia dos alunos para aprender e pesquisar. Aproximar a educação do cotidiano do trabalho em educação em saúde.