Filosofia da Educ e Ciências da Educ
É com entusiasmo que damos as boas-vindas à disciplina "Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Sociológico", voltada para docentes em formação destinados a atuar nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Com especial atenção às nuances das juventudes, esta disciplina propõe uma abordagem ampla e crítica da educação, considerando-a como um processo complexo de socialização.

Ementa e Programa:

A disciplina examina a educação na dimensão da socialização, processo que oferece elementos fundamentais para compreensão da especificidade da ação da escola ao lado de outras instituições educativas - família, mídia, sistemas religiosos, grupos de pares - presentes na formação dos indivíduos na sociedade contemporânea. As principais mudanças da educação escolar brasileira nas últimas décadas serão examinadas tendo em vista uma melhor compreensão dos processos de sua democratização e de seus limites, uma vez que a universalização do acesso à cultura escolar ainda não ocorreu em nosso território. Esses temas serão examinados a partir de situações e de problemas que mobilizem o interesse dos alunos, de modo a examinar possibilidades mais adequadas de intervenção no âmbito da ação docente.

Objetivo e Enfoque:

O curso tem como principal objetivo introduzir vocês, futuros educadores, ao modo sociológico de pensar as experiências educacionais. Abordaremos três eixos fundamentais - a educação como processo social, o estudo sociológico da escola e temas relevantes da educação escolar brasileira - cada um articulado a diferentes dimensões para uma análise aprofundada da educação.
- compreender a historicidade dos processos educativos e das práticas escolares; - reconhecer a História da Educação como campo de pesquisa que conecta as ciências da Educação e os domínios da História; - ampliar o repertório dos futuros professores quanto à diversidade histórica de práticas e instituições escolares e educativas, bem como da produção de conhecimento em matéria educacional engendradas em diferentes contextos históricos; - examinar fragmentos da história da profissão docente no ocidente, conectada à emergência da forma escolar moderna; - Para a consecução dos objetivos a disciplina conta com a realização de viagens didáticas a instituições de pesquisa, extensão cultural, preservação, guarda e acervo de interesse para as temáticas inerentes ao programa de estudos.
O curso tem por objetivo abordar a história da educação brasileira, com foco no processo de escolarização, como forma de introduzir os alunos aos estudos da Educação. Para a consecução dos objetivos a disciplina conta com a realização de viagens didáticas a instituições de pesquisa, extensão cultural, preservação, guarda e acervo de interesse para as temáticas inerentes ao programa de estudos.
- Possibilitar ao aluno o contato com diferentes perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento humano e suas contribuições para a educação; - Discutir temas centrais no debate educacional a partir de estudos e pesquisas contemporâneas no campo da psicologia da educação.
A disciplina visa contribuir para o estudo de conceitos relevantes desenvolvidos por Liev S. Vigotski e Mikhail M. Bakhtin, da perspectiva da psicologia e da filosofia da linguagem, respectivamente. Serão problematizadas as concepções de linguagem, interação, cultura e desenvolvimento humano, bem como as ideias desses autores a respeito do signo, discurso, texto e diálogo, alteridade, sujeito e personalidade, entre outras. A partir desse aprofundamento teórico, o curso visa propiciar uma reflexão sobre a pesquisa e a prática no campo educacional na contemporaneidade.
O curso tem por objetivo abordar a história da educação brasileira, com foco no processo de escolarização, como forma de introduzir os alunos aos estudos da Educação. Para a consecução dos objetivos a disciplina conta com a realização de viagens didáticas a instituições de pesquisa, extensão cultural, preservação, guarda e acervo de interesse para as temáticas inerentes ao programa de estudos.
- compreender a historicidade dos processos educativos e das práticas escolares; - reconhecer a História da Educação como campo de pesquisa que conecta as ciências da Educação e os domínios da História; - ampliar o repertório dos futuros professores quanto à diversidade histórica de práticas e instituições escolares e educativas, bem como da produção de conhecimento em matéria educacional engendradas em diferentes contextos históricos; - examinar fragmentos da história da profissão docente no ocidente, conectada à emergência da forma escolar moderna; - Para a consecução dos objetivos a disciplina conta com a realização de viagens didáticas a instituições de pesquisa, extensão cultural, preservação, guarda e acervo de interesse para as temáticas inerentes ao programa de estudos.
Exercitar a leitura e a análise de textos clássicos da tradição filosófica sobre Educação Discutir os fundamentos antropológicos, éticos, políticos e epistemológicos da Educação e suas conexões com a experiência e a prática docente. Prática como Componente Curricular (PCC): Constituem atividades de Prática como Componente Curricular (PCC) exercícios de interpretação filosófica de obras cinematográficas e literárias que focalizam as instituições escolares, seus profissionais e agentes e projetos de investigação acerca da consistência teórica e argumentativa dos discursos e proposições presentes no contexto de ensino e prática docentes, sejam os de origem oficial (normas e deliberações), sejam outros, de caráter difuso e marcados pelo senso comum.
A ênfase do curso é no aspecto formativo. Um dos objetivos é contribuir para o desenvolvimento nos alunos das capacidades intelectuais básicas de ler, analisar e avaliar textos de Filosofia, de estruturar logicamente o pensamento, de criticar, de expressar as próprias idéias e defendê-las racionalmente. O conteúdo também é de natureza formativa: procura-se familiarizar os alunos com temas, conceitos e teorias fundamentais referentes à Educação concebida como problema filosófico.
Exercitar a leitura e a análise de textos clássicos da tradição filosófica sobre Educação Discutir os fundamentos antropológicos, éticos, políticos e epistemológicos da Educação e suas conexões com a experiência e a prática docente. Prática como Componente Curricular (PCC): Constituem atividades de Prática como Componente Curricular (PCC) exercícios de interpretação filosófica de obras cinematográficas e literárias que focalizam as instituições escolares, seus profissionais e agentes e projetos de investigação acerca da consistência teórica e argumentativa dos discursos e proposições presentes no contexto de ensino e prática docentes, sejam os de origem oficial (normas e deliberações), sejam outros, de caráter difuso e marcados pelo senso comum.