É com entusiasmo que damos as boas-vindas à disciplina "Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Sociológico", voltada para docentes em formação destinados a atuar nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Com especial atenção às nuances das juventudes, esta disciplina propõe uma abordagem ampla e crítica da educação, considerando-a como um processo complexo de socialização.

Ementa e Programa:

A disciplina examina a educação na dimensão da socialização, processo que oferece elementos fundamentais para compreensão da especificidade da ação da escola ao lado de outras instituições educativas - família, mídia, sistemas religiosos, grupos de pares - presentes na formação dos indivíduos na sociedade contemporânea. As principais mudanças da educação escolar brasileira nas últimas décadas serão examinadas tendo em vista uma melhor compreensão dos processos de sua democratização e de seus limites, uma vez que a universalização do acesso à cultura escolar ainda não ocorreu em nosso território. Esses temas serão examinados a partir de situações e de problemas que mobilizem o interesse dos alunos, de modo a examinar possibilidades mais adequadas de intervenção no âmbito da ação docente.

Objetivo e Enfoque:

O curso tem como principal objetivo introduzir vocês, futuros educadores, ao modo sociológico de pensar as experiências educacionais. Abordaremos três eixos fundamentais - a educação como processo social, o estudo sociológico da escola e temas relevantes da educação escolar brasileira - cada um articulado a diferentes dimensões para uma análise aprofundada da educação.