Objetivo Gerais
1) Capacitar o aluno a reconhecer a língua em sua diversidade.
2) Capacitar o aluno a ler e interpretar (analiticamente) textos na língua portuguesa.
3) Ampliar o contato do aluno com os processos de leitura e produção textual.
Objetivos Específicos
Capacitar o aluno de pós-graduação a:
1) Analisar, interpretar e construir textos.
2) Distinguir e aplicar os conceitos linguísticos.
- Docente: Luís Vicente Garcia
Introduzir o médico residente a conceitos básicos de pesquisa clínica.
Ao final desta disciplina o aluno deverá ser capaz de:
a) Descrever as principais características da pesquisa clínica;
b) Apontar as forças e as limitações metodológicas de estudos de investigação clínica;
c) Discutir a aplicabilidade na prática clínica de resultados de estudos empíricos;
d) Formular questões de pesquisa/hipóteses de investigação, com base na sua experiência clínica e/ou necessidades locais.
- Docente: Cristina Marta Del Ben
- Docente: Edgard Eduard Engel
- Docente: Joao Marcello Fortes Furtado
- Docente: Julio Cesar Rosa e Silva
- Docente: Paulo Louzada Júnior
- Docente: Ricardo de Carvalho Cavalli
Discutir os conceitos de vulnerabilidade, especialmente, no campo da Atenção Primária à Saúde
(APS) e sua relação com os determinantes sociais da saúde. Identificar as necessidades de
saúde das populações em situação de vulnerabilidade na APS, em cenários específicos e,
compreender a atuação dos profissionais de saúde nesses cenários.
- Docente: Janise Braga Barros Ferreira
- Docente: Luciana Cisoto Ribeiro
- Docente: Luciane Loures dos Santos
Objetivo Gerais
1) Capacitar o aluno a reconhecer a língua em sua diversidade.
2) Capacitar o aluno a ler e interpretar (analiticamente) textos na língua portuguesa.
3) Ampliar o contato do aluno com os processos de leitura e produção textual.
Objetivos Específicos
Capacitar o aluno de pós-graduação a:
1) Analisar, interpretar e construir textos.
2) Distinguir e aplicar os conceitos linguísticos.
- Docente: Luís Vicente Garcia
Apresentar ao pós-graduando as boas práticas no planejamento e implementação de bancos de dados para pesquisas clínicas, com ênfase na ferramenta REDCap.
Ao final desta disciplina o aluno deverá ser capaz de:
a) Listar os princípios de boas práticas para criação de bancos de dados;
b) Listar as principais ferramentas disponíveis para bancos de dados de pesquisa;
c) Criar e configurar adequadamente um banco de dados no REDCap;
d) Inserir variáveis de diferentes tipos, com controle de qualidade de dados;
e) Utilizar ocultação/exibição condicional de variáveis;
f) Utilizar regras de controle de qualidade de dados;
g) Utilizar coleta de dados longitudinal e surveys;
h) Ajustar permissões de usuários e projetos multicêntricos;
i) Elaborar relatórios personalizados e exportar dados.
- Docente: Carlos Alberto Siqueira Lima Junior
- Docente: Fabio Carmona
- Docente: Ricardo Perussi e Silva
Introduzir o médico a conceitos básicos de Bioética e Ética Médica. Possibilitar que médicos desenvolvam suas habilidades no campo ético-legal, tornando-os mais seguros para o exercício da Medicina e garantindo a preservação dos direitos dos pacientes.
- Docente: Elaine Christine Dantas Moisés
- Docente: Hermes de Freitas Barbosa