Retour

Group 2.4

Affichage de la version 1 de la page
(Restaurer cette version) 

Modifié: 31 mars 2023, 10:48   Utilisateur: Gustavo Hitomi da Silva  → GH

Ciro Falsarella n° USP 11795593

Gustavo Hitomi da Silva n° USP 11801202

Victor Lucas de Almeida Fernandes nº USP 12675399

Mateus de Souza Santos nº USP 11366913

Fabrício Sampaio nºUSP 12547423

Daniel Martins Arrais nºUSP 11819445

Andrey Cortez Rufino nºUSP 11819487

Q1 - Tecnologia 1: TCP


  1. TCP na camada de transporte é utilizado para garantir a integridade dos dados na comunicação de pacotes. Na camada de aplicação, a tecnologia é reciclada para transportar os dados em alguns protocolos, como o HTTP. Nessa camada, o TCP é usado como uma operação monolítica.

  2. O TCP é um modelo que possui um controle de transmissão já consolidado, que hoje é visto como padrão, por ter uma comunicação estável e já ter solucionado o problema de tráfego, assim tendo uma comunicação segura e rápida.


Q2 - Tecnologia 2: DNS


  1. DNS é uma tecnologia de mapeamento de domínios para endereços topológicos, originalmente criado para ser utilizado na DARPA internet. A tecnologia é reutilizada na relação entre endereços IP e um endereço de fácil acesso a servidores de páginas web.


  1. O DNS (Domain Name System) é outro modelo que já contém várias aplicações muito interessantes, como o domínio do @ nos endereços de email (que é traduzido para um IP), que hoje em dia é usado mundialmente, contém também o SSH que facilita muito a utilização da web, pois não é preciso ficar utilizando um IP, mas agora um endereço mais fácil que será traduzido para o IP desejado. 


Para ambas tecnologias:

  1. Não. Pois pensando em tudo que foi dito das duas tecnologias, TCP e DNS, não existe vantagem em criar outro protocolo, pois sendo que as tecnologias existentes já foram testadas, são extremamente eficientes e são usadas mundialmente. Criar e aplicar uma tecnologia nova seria uma grande perda de tempo e de recursos, pois levaria muito tempo para que ela fosse estável, segura e sem grandes erros e também outro grande problema seria a introdução dela no mundo.

Browser Wars

  1. Do you agree with the narrative for the browser wars presented in the video?

Nós concordamos com a posição do vídeo sobre a existência de uma Browser War, com o surgimento da internet algumas empresas viram seu imenso potencial comercial e buscaram monopolizar o acesso das pessoas, como foi o caso da Microsoft com o seu sistema operacional presente na maioria dos computadores pessoais ao desenvolver aplicações que funcionavam apenas no seu navegador (Internet Explorer), forçando o consumidor a adotar o seu sistema.


  1. Why?

Apesar do Internet Explorer ter surgido depois do Netscape Navigator, que era o navegador mais bem-sucedido da época, chegando a atingir quase 80% do market share. A Microsoft não respeitou os padrões já existentes, gerando diversos problemas de compatibilidade que fez com que as empresas tivessem que empregar funcionalidades únicas voltadas ao Internet Explorer, dado que o navegador possuía hegemonia no mercado.


  1. Point out and explain 2 facts or situations that support your point of view (discuss them separately). It is not important if you support or not the video's narrative, but how well you make and explain your points. 

A Microsoft em especial adicionou o seu navegador a todos os Windows, basicamente usando sua posição como monopólio em uma área para influenciar a adoção de outro de seus produtos, algo considerado até mesmo ilegal. Por ser responsável pela linha de sistemas operacionais Windows, houve uma tendência do Internet Explorer a ser dependente do sistema, tanto que entre as versões 4 e 5 do HTML vários anos se passaram sem padronização dos navegadores devido à tentativa de outras empresas de barrar o monopólio da Microsoft


Há também o fato do Bill Gates, na época CEO da Microsoft, ter sido convocado para depor no congresso dos Estados Unidos em 1998, sob acusação de estar criando um monopólio nos softwares produzidos pela empresa e não permitindo a concorrência de softwares terceirizados nos computadores produzidos e utilizados na época. A Microsoft chegou a ser condenada e em 2002 chegou a atingir 96% do market share dos browsers.