Programação
-
-
Prezados alunos.
O documento possui as notas e as presenças finais da disciplina.
Quaisquer dúvidas podem ser tiradas até o dia 28/06 às 23h59. Envie mensagem para cdac@icmc.usp.br e lucaspp2305@usp.br com o assunto [Seminários em Computação]. Descreva no corpo da mensagem a sua dúvida.
Atenciosamente, Profa. Cristina
-
- 15 de março: apresentação da disciplina
- 29 de março: "Se a ideia é 1%, onde estão os outros 99% do sucesso de um produto?" por Henrique Zanin, Sen Chai, Gabriel Marin e Paulo Soares (startup Retina)
- 12 de abril: "GPT: Onde a IA generativa nos levará?" por André Kenji Horie (Duolingo)
- 26 de abril: "Por trás de um jogo: do papel ao controle." por Eric Rodrigues das Chagas, Fernando Henrique Paes Generich, Luiz Gustavo Sincaruk Vieira e Pedro Liduino do Nascimento (FOG)
- 10 de maio: "E se eu não quiser ser dev? Produtech e experiências no mercado de trabalho de produto" por Ana Fainelo, Letícia Lumi e Guilherme Jun (Produtech)
- 24 de maio: "Inteligência Artificial no Mercado de Trabalho" por Leonardo Mauro Pereira Moraes (Amaris Consulting)
- 07 de junho (NOVA DATA): "Engenharia de Dados voltada à Tomada de Decisão Estratégica" por Cristina Dutra de Aguiar
-
Resumo da apresentação:Sabemos que a tecnologia é uma peça fundamental do produto, mas outro pilar pouco considerado é a capacidade de torná-lo atraente para o cliente final. O debate pretende explorar a importância da interdisciplinaridade para o sucesso de um produto de software. É necessário perguntar:- Como avaliar se há demanda para uma ideia?- Como identificar as reais necessidades dos clientes?- Como estudar estratégias na indústria de software?Essas perguntas e muitas outras serão discutidas pela startup Retina, que compartilhará sua experiência ao longo do processo de pré-incubação pela ParqTec São Carlos.Contato dos apresentadores:Henrique Zanin: henrique@retinabr.comSen Chai: sen@retinabr.comGabriel Marin: gabriel@retinabr.come Paulo Soares: paulo@retinabr.com
-
Resumo da apresentação:Nesta apresentação, André falará sobre GPT e IA generativa, demistificando esta tecnologia disruptiva tão falada no momento. Ele abordará seu uso dentro da Duolingo e tendências na indústria, visto tanto pelo ângulo de desenvolvimento de produtos quanto pelo de impacto social.Breve CV:Contato do apresentador:
André Kenji Horie é diretor de engenharia na Duolingo. Ele é formado em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e mestrado e doutorado em Processamento de Linguagem Natural pela Universidade de Tóquio.
André Kenji Horie: andre@duolingo.com
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/akhorie/ -
Resumo da apresentação. O objetivo dessa apresentação é mostrar como é realizado o desenvolvimento de jogos no grupo de extensão FOG. Será discutido como esse desenvolvimento é realizado de uma ponta à outra, adaptando culturas do mercado de trabalho à realidade de um grupo de extensão. A apresentação também objetiva estimular os alunos quanto à tarefa de criar um projeto de jogo neste mesmo modelo.
Contato dos apresentadores:
Eric Rodrigues das Chagas: eric.r.c@usp.br
Fernando Henrique Paes Generich: fernando_gene@usp.br
Luiz Gustavo Sincaruk Vieira: sincaruk@usp.br
Pedro Liduino do Nascimento: liduino@usp.br -
Resumo da apresentação: Mesmo inicialmente terem escolhido cursos de computação no ICMC, Ana Fainelo (Product Manager no Ifood) e Letícia Lumi (ex-Product Designer na Arquivei) não seguiram para o mercado convencional de desenvolvedor ou programador, mas sim foram para a área de produto digital. Nessa apresentação, irão conversar sobre suas experiências na faculdade que influenciaram para ir para essa área e seus desafios no mercado de trabalho. Junto a isso, Guilherme Jun irá falar um pouco sobre a Produtech, o primeiro grupo de extensão do ICMC focado na área de produto.
Apresentadores: Ana Fainelo, Letícia Lumi e Guilherme Jun
-
Resumo da apresentação: Nesta palestra, vou falar sobre como as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) estão transformando as empresas e gerando novas oportunidades de emprego em várias áreas. Além disso, vou compartilhar minha jornada pessoal para me tornar um profissional de IA, com todas as suas dificuldades e desafios. Esta será uma apresentação informal, como um bate-papo, com ênfase no compartilhamento de experiências.
Breve CV: Atualmente, trabalha como Engenheiro de Machine Learning Sênior desenvolvendo soluções de Inteligência Artificial para resolver problemas complexos e melhorar a experiência do usuário. Também atua como professor e tutor em cursos de pós-graduação com foco em Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Possui bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, 2017), mestrado em Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (ICMC-USP, 2020), e, atualmente, cursa o doutorado no ICMC-USP.