Aperçu des sections
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Agosto: 11 18 25 Setembro: 01 15 22 29 Outubro 06 20 27 Novembro 10 17 24 Dezembro 01 08 15
PLANILHA ÚNICA DE NOTAS (turmas A e B): AQUI
Horário das aulas:
- TURMA B: 8:10 - 9:50 (Sala 5-003)
- TURMA A: 10:10-11:50 (Sala 5-001)
Um link de apoio à disciplina com material do GEMA, organizado por André Fakhoury: AquiDicas Programação Competitiva (também por André Fakhoury): Aqui
Link com os problemas e casos de teste: Aqui
MONITORIA:- Monitora da disciplinas: Melissa Motoki Nogueira (melisssamotoki at usp br)
- Monitor PAE: André Fakhoury (andrefakhoury at usp br)
GRUPO TELEGRAM DA MONITORIA: https://t.me/+WDB8V4jZWMI3MTZh -
- Apresentação da Disciplina e Critérios de avaliação: Aqui
- Estrutura de Dados, Complexidade e a importância da escolha na codificaçao: Aqui
- Exercício para se fazer em sala de aula: Aqui
- Kleinberg and Tardos. Algorithm Desig: Aqui
- Anany Levitin. The Design and Analysis of Algorithms
- Felix Halim. Competitive Programming
- Cormen. Introduction to Algorithms
- Skiena. The algorithm Design Manual
- Antti Laaksonen. Guide to Competitive Programming: aqui
Sites muito interessantes: - Apresentação da Disciplina e Critérios de avaliação: Aqui
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- Backtracking é forca bruta? : Aqui
- o problema das rainhas: Aqui
- Quatro cores bastam para colorir um mapa planar: https://impa.br/noticias/quatro-cores-bastam-para-colorir-qualquer-mapa/
- Código feito em sala:
- Heurística para melhorar performance do Knight's Tour: https://en.wikipedia.org/wiki/Knight%27s_tour
- Momento cultural: tchaikovsky violin concerto:
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- Fundamentos e ED eficiente para grafos: Aqui
- Caminho mínimo, Árvore Geradora e Union Find: Aqui
- Código feito em sala de aula: graph1.zip
- Momento Cultural:
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- Um pouco de teoria sobre Componentes Fortemente Conexos: Aqui
- Para uma implementação eficiente, usamos Ordenação Topológica (códigos e grafos para teste): Aqui
- Momento Cultural (o que eu escutava quando tinha a sua idade):
- Paralamas do sucesso (Vital e sua moto):
https://www.youtube.com/watch?v=2wUjAlN4jxM
- Lobão (vida bandida):
https://www.youtube.com/watch?v=qMWQNQ3NtGI
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- Um pouco de teoria: aqui
- código feito em sala da aula (problema das moedas): aqui
- momento cultural (este site é muito legal aeon.co): https://aeon.co/videos/take-a-serene-hike-through-an-ancient-forest-inspired-by-a-miyazaki-masterpiece
- O vídeo acima foi inspirado na animação japonesa Princess Mononoke de 19997 (muito, muito melhor que Avatar). Disponível no "netifliquis" ....
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- Nessa aula veremos casos de PD em 2 dimensões
- O problema da Mochila: Veremos em sala de aula e depois coloco o código Aqui
- O alinhamento de strings: Veremos em sala de aula e depois coloco o código Aqui
- Alinhamento de strings é muito bem explicado no livro da Eva Tardos: https://github.com/davie890/CS102-Algorithm-Analysis/blob/master/Algorithm%20Design%20by%20Jon%20Kleinberg%2C%20Eva%20Tardos.pdf
- Um problema relativamente parecido ao anterior: LCS (Longest Common Subsequence): http://gema.icmc.usp.br/Material/Aula/Programacao_Dinamica
- Momento cultural: um tributo a Eratóstenes e à Ciência, por Carl Sagan: https://aeon.co/videos/how-an-ancient-polymath-first-calculated-earths-size-as-told-by-carl-sagan
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- Primos, Fatores Primos : Aqui
- CÓDIGOS feito em aula (primos, fatores primos, crivo...): Aqui
- Um exercício bem interessante e desafiado sobre primos. Parece simples, mas se não tomar cuidado, vai demorar dias pra executar: Aqui
- Dica de como resolver, além de usar crivo: https://en.wikipedia.org/wiki/Legendre%27s_formula
- MDC, MMC, Aritmética modular: Aqui
- MOMENTO CULTURAL 1: Thelma e Louise (um filme sempre atual). PRAIMIVIDIU. Diretor: Ridley Scott
- MOMENTO CULTURAL 2: Blade Runner (assisti a este filme umas 5 vezes!): no AGABEÓMÁQUICI. Diretor: Ridley Scott
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- Um pouco de teoria (KMP, árvores trie, tree, arrays, etc): Aqui
- Momento Cultural: O mundo é bão Sebastião:
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- Material introdutório no livro Antti Laaksonen. Guide to Competitive Programming. A partir da pg 18: (link para o livro na aula 1) !
- Pode seguir tb no geeksforgeeks, no link: https://www.geeksforgeeks.org/game-theory/
- E também um pequeno material que preparei: Aqui
- MOMENTO CULTURAL: uma boa definição (explicação) do que visão computacional é (ou deveria ser): https://aeon.co/videos/a-scientists-poor-eyesight-helped-fuel-a-revolution-in-computer-vision
- Material introdutório no livro Antti Laaksonen. Guide to Competitive Programming. A partir da pg 18: (link para o livro na aula 1) !
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- Um pouco de teoria: GeoComput.pdf
- Biblioteca auxiliar em C++: geometria.h