Proporcionar ao aluno do mestrado profissional uma visão geral de múltiplas ferramentas de informação que podem ser usadas para o Ensino da Matemática, como planilhas eletrônicas, programas de geometria dinâmica, sistemas de computação algébrica, visualizadores gráficos e outros, assim como da confecção de material de conteúdo matemático através do sistema de tipografia LaTeX. Desenvolver a capacidade crítica no uso destas ferramentas, tendo em vista os aspectos pedagógicos que visam a aprendizagem significativa dos conteúdos tratados por estes meios.
Apresentar uma variedade de tópicos básicos em matemática para facilitar a escolha de problemas para o/a professor/a interessado/a em despender seu tempo ensinando matemática que não é padrão para seus/suas aluno/as.
Os objetivos desta disciplina são oferecer aos alunos (professores de matemática dos ensinos fundamental e médio)a oportunidade de abordar assuntos que já lhes são relativamente familiares sob novos prismas e exercitar a habilidade de formular argumentos corretamente e demonstrar resultados elementares em matemática envolvendo números inteiros, relações de recorrência e problemas de contagem, fornecendo-lhes exemplos de problemas interessantes a serem empregados em sua prática de ensino, complementando sua formação nos tópicos abordados e promovendo sua maturidade matemática em geral.
Apresentar aos alunos do mestrado profissional um estudo das propriedades dos números inteiros junto com as suas operações de adição e multiplicação, enfatizando as questões relacionadas com a divisibilidade.
Apresentar aos alunos do mestrado profissional um estudo das propriedades dos números inteiros junto com as suas operações de adição e multiplicação, enfatizando as questões relacionadas com a divisibilidade.
Apresentar a discentes do mestrado profissional uma introdução à teoria dos conjuntos, aos conjuntos de números reais, e fundamentos de funções elementares.
Apresentar a discentes do mestrado profissional uma introdução à teoria dos conjuntos, aos conjuntos de números reais, e fundamentos de funções elementares.
Os objetivos desta disciplina são oferecer aos alunos (professores de matemática dos ensinos fundamental e médio)a oportunidade de abordar assuntos que já lhes são relativamente familiares sob novos prismas e exercitar a habilidade de formular argumentos corretamente e demonstrar resultados elementares em matemática envolvendo números inteiros, relações de recorrência e problemas de contagem, fornecendo-lhes exemplos de problemas interessantes a serem empregados em sua prática de ensino, complementando sua formação nos tópicos abordados e promovendo sua maturidade matemática em geral.